Benfica 2-0 Sporting :: péssima exibição!

Vitória justa do Benfica, muito pouco jogo do Sporting. Arbitragem sem erros de assinalar. Houve futebol e enorme orgulho de ser do Sporting!

Não podia começar de outra forma a falar do que se passou. Este adiamento trouxe um problema, esqueceram-se de avisar o Sporting que o jogo era ontem.

A esquizofrenia leonina voltou. Não estive com pachorra para ler tudo o que por aí se escreve, mas do que li já percebi que a hora e meia de ontem apagou, para alguns, o que muito bom se tem feito nos últimos meses.

O Sporting de ontem, a equipa, os jogadores, técnicos e dirigentes, apesar da má performance em campo da equipa, têm conseguido colocar-nos no caminho certo. A época 2013/2014, que continua a ser um ano zero, está acima da expectativa para qualquer adepto racional e que se lembre bem do que aconteceu na época passada.

Não vou entrar em pormenores de jogadores. Não vou dizer que Leonardo errou ao jogar com aquela equipa. Primeiro, porque sabemos perfeitamente que a equipa é curta. Segundo, porque no domingo para alguns era o maior, pois escalou uma equipa para vencer, ontem já era maluco porque aquela equipa era um risco. Tacticamente os movimentos defensivos com a equipa de ontem não se altera muito, continuamos a defender com 2 linhas de 4 jogadores, nem com a posse de bola, a movimentação e pressão que deveríamos conseguir, iria ser alterada.

Com uma equipa curta, sem 4 jogadores fundamentais, Carrillo, Capel, Wilson Eduardo e Jefferson, o Sporting fica ainda mais debilitado. Isto é um facto. E jogar contra um Benfica mais forte, com mais soluções, em casa deles, não é fácil dar a volta. Ainda assim devíamos ter feito mais.

Andava tudo a pedir para Montero e Slimani jogarem juntos, sinceramente, percebo que o argelino tenhas as suas oportunidades pelo que tem feito, mas Montero naquela posição é um completo desperdício. E já irrita ver tanta gente a falar mal de um jogador que já leva aquela quantidade de golos. Mal agradecidos!



Uma palavra para Heldon que demorou a entrar no jogo, obviamente sem conhecer ainda os processos da equipa orientada por Leonardo Jardim, mas que, na minha opinião, foi o nosso melhor jogador!

Perdemos. Custa muito estar no estádio rival e ouvi-los festejar e estar há 7 anos sem vencê-los. Quase sem marcar golos. Mas isso é algo que ainda nos falta recuperar. O medo cénico que temos quando defrontamos os 2 eternos rivais!

Uma nota final para a falange de apoio do Sporting, continuam a ser incansáveis no apoio. Ontem, durante 90 minutos não se calaram, não deixaram de cantar e de mostrar confiança que era possível fazer mais. 

O que fazer agora?
Resta-nos vencer no próximo sábado o jogo em Alvalade, há muito campeonato pela frente, mas tenhamos a cabeça bem assente e percebamos as limitações. A nossa luta continua a ser jogo a jogo.

Comentários

leao revisor disse…
Ora bem... Montero jogou na sua posição original e na qual jogou pelo menos 3 dos seus últimos 4 anos.

Quanto ao jogo, ninguém pedia vitórias nem ninguém pede melhor classificação.
Aquilo que digo é que se quisermos lutar realmente por alguma coisa, para o ano temos que mudar muitas peças porque na mesma mas com mais tempo a tendência vai ser para piorar, porque o jogar de semana a semana,.. Felizmente vai terminar
Pedro O. disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Pedro O. disse…
não esqueço a trajectória que nos levou aonde estamos, mas a hora e meia de ontem não pode ser branqueada!

não é uma questão de esquizofrenia, é uma questão de exigencia peranta a miserável e vergonhosa exibição de ontem.

não acho que faça sentido poupar na adjectivação, aquilo que se passou, foi mau demais, qualquer equipa que jogue na luz, faz mais remates do que fizémos ontem, terá possivelmente mais tempo a bola e não venham com a história dos orçamentos, que ninguem está a pedir a liga dos campeões, estou apenas a lembrar o Arouca, o Belenenses, o Nacional, equipas com orçamentos sem expressão mesmo para o Sporting actual, mas apresentam mais argumentos.

não esqueço, não é desculpável, parece-me que deveria existir pelos responsáveis uma outra atitude que não branqueasse a vergonha de ontem, porque é essa que fica para a história.

Claro que apoio, claro que quero ganhar, mas não se admite indiferença perante tamanha miseravel perfomance (vide o inacreditavel artigo do nosso site sobre o jogo).
Relva disse…
Do post só troco o capel pelo wiliam, capel mostra e mostrou que não tem qualidade. Estamos na realidade do 3.º.
Bancada de Leão disse…
LR,

O Montero no Sporting, que é o que me interessa, na frente marcou 13 golos. Com as movimentações para outra posição, que por vezes parece um número "10" não tem funcionado.
Bancada de Leão disse…
Pedro O,

Não há indiferença e acredita que custa muito perder, especialmente estando lá no estádio deles.

Nem há branqueamento, apenas acho que a análise deve ser feita, obviamente do que falhou, mas muitas razões dos nossos erros ontem, estão à vista desde que a época começou.

SL
Unknown disse…
Depois de um péssimo jogo e uma péssima exibição voltamos à realidade.
Leonardo Jardim tem feito pequenos milagres com o plantel que tem. Hoje podemos discutir as suas opções, mas certamente, muitos aplaudiram as escolhas que tinha feito para a equipa inicial no Domingo.
Não creio que tenha sido pelas escolhas iniciais que fizemos uma exibição tão fraca (mesmo Piris já tinha dado boa conta do lugar sempre que foi chamado a jogar, mas ontem, infelizmente, esteve muito mal, como quase todos).
A exibição de ontem, por si só, poderia não ser muito preocupante, o problema é que já não é de agora que o SCP está a jogar pouco e a perder algum fulgor (basta ver os resultados dos últimos jogos (é certo que os árbitros também não permitiram mais).
Mesmo quando ganhamos 3-0 ao Marítimo, o melhor resultado dos últimos 2 meses, o SCP fez uma má exibição, pois o Marítimo conseguiu ter mais e flagrantes oportunidades que os lampiões ontem. Os jogos com Nacional, Estoril (duas boas equipas, é certo), Académica, também foram fracos, mas nesses, pelo menos, tivemos alguma consistência defensiva, muito por culpa de W. Carvalho e Patrício.
De facto, W. Carvalho tem sido os grandes obreiros de sofrermos poucos golos.
A falta que W. Carvalho e Jefferson fizeram neste jogo foi excessiva demais para poder ser escamoteada.
Heldon foi dos poucos que conseguiu remar um pouco contra a maré, mas não podemos deixar de questionar o reforço da equipa em Janeiro, ficando com 4 jogadores no banco para a sua posição (Capel, WE, Carrillo, Mané), quando, na melhor das hipóteses, podem jogar 2. Mas mais do que a contratação de Heldon (Capel poderia e deveria ter sido vendido em Janeiro, para que se justificasse já a contratação de Heldon), menos se percebe a saída de Rinaudo.
Rinaudo não é o melhor do mundo, mesmo a 6, e acredito que muito da melhoria da equipa este ano se deve à sua substituição por W. Carvalho, não só por este ter características físicas (altura), mais adequadas à posição, mas também pelo melhor sentido posicional. No entanto, tendo W. Carvalho 4 amarelos em Janeiro, não se percebe como foi aceite a saída de Rinaudo sem se precaver alternativa. Dier não é 6 nem tem rotina nessa posição (ano passado jogava Rinaudo a 6 e Dier na posição que hoje ocupa Adrien).
A falta de Jefferson, não só pela fraca exibição defensiva de Piris, mas também pelo que Jefferson produz em termos ofensivos, notou-se bastante. Por isso mesmo não se percebe a prontidão com que o SCP aceitou marcar o jogo para ontem, quando tinha todos os motivos para não o fazer.
Em suma, que W. Carvalho estava prestes a cumprir um jogo de castigo em Janeiro e que Jefferson podia ser recuperável caso o jogo fosse adiado, não podia deixar de ser previsível e devia tê-lo sido pela administração do futebol do SCP.
Tal como é previsível que W Carvalho seja transferido no final da época e, espero, já deve estar a ser acautelada a sua substituição.
Agora vem um jogo muito importante, como todos, no qual a equipa tem de dar uma resposta positiva, pois tal como o de ontem, vale 3 pontos, mas pode valer muitos mais pela confiança estabilidade que pode dar à equipa.
leao revisor disse…
Bancada de Leão

Já o disse várias vezes mas vou repetir mais uma vez, a seca de Montero para mim está relacionada com 2 coisas, a primeira é a evidente baixa de rendimento da equipa que lhe "oferece" muito menos jogo. A segunda é a temporada enorme que ele já leva nas pernas. Se isso lhe beneficiou no inicio, agora está a prejudicá-lo.



Mensagens populares deste blogue

Desperdiçar uma liderança forte!

Viva o Quintana. Viva a Maria José Valério!

Quem é Nélio Lucas? A face visível da Doyen!