O fecho do mercado correu bem!

Foi animado o último dia de transferências. O Sporting acabou por concretizar alguns negócios, que, à partida oferecem jogadores a Leonardo para posições muito importantes.

Shikabala, o social media player que fez a página oficial do Sporting crescer mais de 60 mil likes. Não sei se o facebook do jogador é gerido por ele, mas ontem enquanto não se oficializou a transferência, deu para divertir. E digo isto, porque com esta Direcção eu sei que os interesses do Sporting estão a ser bem geridos.

A fotografia antes de assinar o contrato, o aviso que abandonava o futebol caso não se transferisse para o Sporting e o final feliz a ser anunciado quando faltavam 7 segundos para a meia noite. O que o Shikabala se esquece, é que ainda havia mais 3 minutos porque podíamos sempre enviar para a sede da Liga no Porto onde o mercado só fechava à 00:03.

Depois vem a mais surpreendente transferência, não pela saída do jogador, Jeffrén há muito que não era do Sporting, mas pelo que representou o negócio. O Sporting com a rescisão de contrato com o Jeffrén poupou nos 2 anos e meio que restavam, perto de 7,2 milhões de euros. Acho que não era preciso mais provas que o Sporting de Godinho Lopes no ritmo que levava preparava-se para fechar!

Mas a noite ainda trouxe Heldon. O goleador do Marítimo viajou para Lisboa e por lá ficou no seu novo clube. Dizem as más línguas, assim tipo Conselheiros Leoninos, que esta Direcção são uns anjinhos porque retiraram a possibilidade do Marítimo poder vencer o Porto este fim de semana. (estou a ironizar, para quem não perceber).

Para a equipa B, depois de Dramé ser reforço, ontem também Matias Peréz, central que veio do Club Nacional do Uruguai, assinou por época e meio por empréstimo mas com o Sporting a ter opção de compra.

Comentários

The Cure disse…
"O que o Shikabala se esquece, é que ainda havia mais 3 minutos porque podíamos sempre enviar para a sede da Liga no Porto onde o mercado só fechava à 00:03."

Muito bom :)
Unknown disse…
Os que criticam, agora, a contratação de Jeffrén e o seu contrato (não acredito nos valores anunciados por esta direção, porque a mesma já faltou à verdade anteriormente, não merece credibilidade, volto a perguntar onde estão os 55 milhões), são os mesmos que critariam as contratações realizadas no dia de ontem se tivessem sido feitas por outra direção.
Espero que o egipcio venha acrescentar algo que falta à nossa equipa, magia e perigo nos livres directos, no entanto, o dia de ontem veio dar razão a Manuel José sobre o vedetismo que tem prejudicado a carreira deste jogador. Por outro lado, assinar um contrato de 4 anos e meio com um jogador com o seu historial e que já vai fazer 28 anos dentro de um mês, é, no mínimo, uma enorme promessa de fé!
Heldon, desconhecemos os contornos do negócio (a direção apressou-se em dizer quanto poupava com a saída de Jeffren, sendo certo que não disse quanto gastou desde julho nos seus salários sem inscrever nem permitir ao jogador jogar, "um bom acto de gestão", sem duvida, que muito o valorizou, não disse nada sobre o valor que pagou por Helton, nem por qualquer outro (alguns querem acreditar que é tudo a "custo zero").
Helton é um jogador rápido que pode fncionar bem no esquema de LJ, no entanto, apenas poderá fazer 13 jogos até ao final do ano, quando para a sua posição remos Carrillo, Capel, W Eduardo e Mané (sendo certo que saiu essa pérola que mereceu 5 anos de contrato renovados por esta direção, e foi emprestado, novamente, ao Corunha).
Qual destes 4 vai sair da ficha de jogo? Helton não é melhor, nem pior, de que qualquer um destes 4 e, espero que não, mas provavelmente vai tapar o lugar de Mané.
A aposta na formação de jogadores?:
Tobias é emprestado ao Réus? Nuno Reis emprestado a 6 meses de terminar o contrato? Um clube que está tão mal financeiramente contrata jogadores para a equipa B e empresta os seus à terceira divisão espanhola?
Rubio fica sem ser inscrito, nem para a equipa B?
Bela aposta que foi feita na formação de jogadores neste mercado e bela valorização dos activos.
Mas agora está tudo bem, a fé é grande...
Já agora, quanto custou e quanto ganha Welder (esse sim, é opção para o Abel e merece minutos na equipa B! é um produto da casa).
liedshow disse…
Com o fantastico godo e a sua corja croqueteana era tudo fantastico e bem gerido, é com cada ignorante "sportemguista" que até mete dó!
Pedro O. disse…
na minha opinião a aquisição de Heldon é a grande notícia. Se me perguntassem a jogar em Portugal, qual o jogador que melhor encaixava no Sporting, diria sem pestanejar Enzo Perez (de caras...) mas isso é na teoria, a pratica é outra coisa, Heldon é um enorme aquisição que acredito tenha tido a anuencia de LJ e que não adulterará o espirito que a equipa vive (uma conquista que de modo nenhum pode ser posta em causa). O facto do SCP não declarar o valor da aquisição garante-nos que foi sempre um valor abaixo daquele que tornaria obrigatoria a sua publicitação à CMVM (julgo que ronda os 2,5 / 3 M€ - sei que tem a ver com determinada percentagem do capital socal da SAD). Heldon é rapido explosivo, é rápido, forte num um contra um, marca golos que se farta, é mais que conhecedor da nossa liga e volto repetir, está-se a secundarizar uma enorme operação do SCP.

Shikabala, não me diz nada, para lá do folclore e do youtube, mas entendo a desconfiança com que devemos entender a mesma, não nos esqueçamos na grande conquista que foi possuir um balneario saudavel, solidário e unido e destruir o que competentemente foi conseguido é muito fácil. Acredito que vá haver grande zelo por parte dos responsáveis perante o comportamento da figura em causa. Claro que nos faz falta um 10 que faça outras coisas que o André Martins não faz, mas o André tacticamente será muito mais evoluido que este egipcio e isso não se ganha em meia duzia de treinos, ainda para um jogador a caminho dos 28 anos.

Atençao que Leo Filho, fala de aspectos importantes que tem todo o direito de questionar e mesmo numa fase positiva todos têm o direito de questionar e nunca fomos clube de voz única.

Ressalvo o estranho comunicado sobre Jeffren - uma poupança global de 7,2 M€ dá qualquer coisa como um custo mensal de 250 mil euros com este jogador, parece-me ser valor a explicar melhor, mesmo com os encargos da TSU e Segurança Social.

Nuno Reis atingiu o fim da linha no SCP, parece um facto e a sua saída abre um espaço de avaliação no eixo da defesa da equipa B, que é para isso que os "Bs" servem e Matias Perez é o cliente para essa avaliação que se quer rápida, até porque o jogador vem só por 18 meses e ser um aluno competente será decisivo para ele e para nós.

Welder é flop, ninguem está livre disso, deve-se evitar, mas não há grandes dúvidas sobre o erro de casting, acredito que saia até Março (mercaso Brasileiro está aberto até Março)

Se Jeffren custava o que custava, não esqueçamos o que apartir de Janeiro está a custar Elias, é insuportável mantê-lo durante muitos mais dias.

Tobias na 3ª divisão espanhola, faz bastante confusão e isso promoverá algum beneficio na sua evolução?

Julgo que é muito importante nesta altura voltar a juntar e a entender o papel da equipa B, até porque hà significativas alterações e é importante que quem a compõe entenda o seu papel e porque é que corre e treina todos os dias, sem entender isso os seus elementos dispersam e a utilidade da mesma é posta em causa.

Voltando à equipa principal, parece claro que com a saída de Fito a equipa ficou muito descalça
na posição "6" e W Carvalho mesmo que não sofra lesões ou castigos, precisa de uma sombra (tal como qualquer jogador). Pelo que Adrien está a jogar a "8", LJ está proibido de tirá-lo dali para colmatar uma hipoteticamente ausencia de W Carvalho, assim a unica solução seria a subida de Dier a "6" (mas desenrascar não é a mesma coisa que é oferecer qualidade na função) e de facto aqui parece-me haver um desiquilibrio na constituição do actual plantel, mas como todos sabemos não há planteis perfeitos e às vezes à oportunidades que não se repetem e mais vale agarra-las agora do que nunca mais voltar a ter hipoteses de ter determinado jogador.

Parece-me que o saldo é positivo em termos de actuação nesta janela de Janeiro (não esqueçamos a excelente operação de Labyad que nos desafoga durante 18 meses da sua folha de vencimento, de qualquer forma não devemos avaliar já todo este processo, até porque acredito ainda haverão saídas.)

Obrigado!

Mensagens populares deste blogue

Desperdiçar uma liderança forte!

Viva o Quintana. Viva a Maria José Valério!

Quem é Nélio Lucas? A face visível da Doyen!