Rio Ave 1-2 Sporting :: Por isso, obrigado!


Um Sportinguista sofre muito. Sofre a falar da sua equipa porque a esquizofrenia anda no ar, sofre para ver o seu clube jogar num estádio frio a horas impróprias, sofre para vencer um jogo contra um equipa fraca porque não encarou a partida como deveria ter feito. Sofre, sofre e sofre.

Não admira que no início do jogo e mal entrei no estádio dos Arcos a primeira coisa que ouvi foi "Slimani marca no último minuto do jogo o golo da vitória". Sofre. Aquele Sportinguista não pediu três golos de Montero, ou um bis de Carrillo. Não. Pediu um golo no último minuto depois de 89 minutos a sofrer.

Estava dado o mote!

Vinte jornadas depois há Sportinguistas que ainda não compreenderam o que temos feito ao longo deste campeonato. Dos 3 grandes somos a equipa com menos recursos finaceiras e consequentemente menos soluções, acabados de sair da pior época de sempre da história do clube, que precisamos de correr mais que o normal para fazer um jogo decente. Dois terços de campeonato depois e ainda barafustam por tudo e por nada, quando, naqueles 90 minutos o que se pretende é um grito de incentivo para superar o que nos falta em soluções.

Foram 45 minutos desperdiçados? Foram. Entramos com 9 em campo e isso estava à vista? Verdade. Foi uma segunda parte de sacrifício que valeu os merecidos três pontos? Foi. Tudo isto é responsabilidade da mesma equipa que no início da época levou os que ontem reclamavam, a dizer que ainda podíamos ser campeões.



Por isso compreendo muito bem aquele ajoelhar do Maurício quando o Sporting marcou o segundo golo. É preciso acreditar até ao último minuto e sofrer cada segundo de jogo. Não chega apenas aos 14 jogadores acreditar, quem está de fora também precisa de perceber que, podemos não estar a jogar o que pretendíamos, mas esta equipa dá-nos a garantia que luta até o último homem cair no chão de cansaço.

Por isso se percebe que o Mané quando ia tirar a camisola (e levou amarelo na mesma, deve ser inédito em Portugal), baixou e rapidamente o primeiro jogador a chegar a ele foi Wilson Eduardo que tinha sido substituído. Cada entrada e saída é apenas mais um movimento do treinador no objetivo que há em cada jogo, vencer!

Por isso é que Boeck se agarrou a Slimani quando este empatou. E o Argelino não esteve preocupado com grandes festejos. O primeiro já lá morava o empate mas ainda não chegava. E acreditar depende de todos!

Por isso é que no final do jogo Leonardo Jardim voltou a fazer o seu famoso "uppercut". São 90 minutos a sofrer, mas que valem a pena.

Por isso é que nós, Sportinguistas, apesar de estarmos habituados a sofrer, podemos criticar, devemos criticar, faz parte do nosso trabalho de bancada, mas é uma obrigação nossa acreditar que esta equipa está a fazer um excelente campeonato acima do que seria esperado. 

A uns 60 quilómetros de nós, umas duas horas antes do apito final do nosso jogo, lenços brancos e assobios faziam-se sentir no estádio da equipa que supostamente já nos tinha retirado o lugar  de grande e tinha um treinador que para alguns era a melhor opção para a época 2013/2014. 


O Sporting não fez um grande jogo, tudo isso é verdade, justificou a vitória porque há um conjunto de 18 jogadores, preparadores, técnicos, médicos e direcção, que todos os jogos entram em campo, sentam-se no banco e acreditam que é possível vencer. Eles acreditam e têm cumprido, dentro do possível, a nós cabe-nos ajudar para que essa comunhão resulte cada vez mais num apoio de sucesso que nos trará os tão almejados resultados desportivos que pretendemos alcançar.

Às 22:15 em Vila do Conde milhares de Sportinguistas cantavam "Nós Acreditamos em Vocês" e esse mote tem de continuar porque apesar de tudo, das más opções técnicas, dos erros dos jogadores, dos problemas que têm acontecido, esta equipa merece tudo pelo que tem feito dentro de campo.

Por isso, obrigado!

Comentários

Unknown disse…
Mais um execelente resultado e uma exibição que nos lembra, como em quase todos os jogos, as limitações do plantel.
Vamos ver qual vai ser a alternativa a Adrien no próximo jogo. A Montero já sabemos quem será, resta saber qual vai ser o avançado centro que ficará no banco.
Quanto à campanha desta temporada, em termos de resultados está a correr muito bem. Mas para aqueles que sempre usam como termo de comparação temporada passada, talvez seja melhor lembrar que este ano não houve qualquer jogo nas competições europeias e o SCP, infelizmente, já não está na Taça de Portugal (a outra nem me interessa) o que tem permitido treinar toda a semana e descansar os jogadores.
Para quem refere que o SCP tem um plantel mais barato que os dois candidatos ao título, resta lembrar que também temos um plantel muito mais caro que qualquer outra das restantes 13 equipas, por isso o mínimo exigível é o 3º lugar (hoje estamos em 2º, obrigado "anjinho "PF", que continues o bom caminho).
Em suma, excelentes resultados, fracas exibições, mas estamos em 2º lugar.
PS: Jesualdo Ferreira foi despedido do braguinha, no entanto, não é isso que invalida que o mesmo seja muito bom treinador, e melhor até que LJ, o qual tem todos os méritos do lugar que o SCP ocupa neste momento.
Não sabemos quais seriam os resultados do SCP se JF continuasse no SCP, mas continuo a acreditar que seria, sem duvida, o melhor para o SCP.
Neste momento está lá o LJ por isso, esse é o meu treinador, no entanto, não esqueço, nem posso deixar de agradecer a JF tudo o que de bom fez pelo SCP o ano passado e a diferença enorme da equipa antes dele ser o treindor e depois dele assumir esse cargo.

Sérgio disse…
Leo Fito és um CANALHA!

E friso novamente o CANALHA, vir desvalorizar LJ em nome de um qq JF !? é criminosos vindo de parte de alguém que se diz Sportinguista.

Eu lembro-me bem do JF do Benfica do JF do FCP e mais recentemente do JF em Braga que quando perde e bem com o SCP veio chorar da arbitragem de uma suposta falta antes do golo do Adrien, já ao contrário não me lembro de choradeiras nos jogos com as suas ex-equipas FCP e SLB e num deles bem razões teve.

Resumindo o fato de você apreciar JF só é demonstrativo da sua CANALHICE.

Sérgio disse…
Cédric e não Adrien o autor do grande golo que nos deu os 3 pontinhos em Braga.

José Duarte disse…
Custa muito perceber que este "Leo Filo" é tudo menos Sportinguista ?

Ele deve ser do Oligarquia FC, ou do Croquettes Clube de Portugal... porque os adeptos desses clubes é que ficaram com o Jesualdo no coração.

Mensagens populares deste blogue

Desperdiçar uma liderança forte!

Viva o Quintana. Viva a Maria José Valério!

Quem é Nélio Lucas? A face visível da Doyen!