Sporting 1-0 Porto :: Slimani resolve!

Fantástica vitória do Sporting que nos coloca com boas hipóteses de lutar pela entrada directa na Champions do próximo ano.

No início da época a minha expectativa era baixa. Fazer melhor que a época passada não era complicado, mas não esperava que pudéssemos a 7 jornadas do fim estar nesta posição. Parabéns à direcção, jogadores e treinador!

O jogo de ontem tinha tudo para ser complicado. O Porto vinha de uma vitória moralizadora, chicotada psicológica, melhor equipa, mais soluções e ainda são os campeões nacionais. Do Sporting só podíamos esperar trabalho e uma vontade enorme de vencer. Ainda tinha presente o amargo empate para a Taça de Liga.

Leonardo não inventou. Apresentou o 11 que (quase) todos esperavam. Sinceramente eu não. Podia estar aqui a escrever o contrário, mas eu teria colocado o Montero como titular. 

Começámos bem. Posse de bola, lateralizações e incursões pelos flancos, a pressionar, mas sem criar grandes oportunidades de golo. Faltava o último passe. A bola não chegava a Slimani. E se a bola não chega ao Argelino o esquema montado sai furado. 

Entretanto chega Quaresma. O melhor elemento do Porto, com maior foco na primeira parte. A jogada dos azuis e brancos era simples, bola para a esquerda, Cédric com dificuldade em defender o ex-jogador do Sporting, cruzamentos, remates e passaram-se alguns calafrios. Varela a falhar, a barra a ajudar e São Patrício a mostrar o porquê de não precisar de ser convocado por Paulo Bento. A sua escolha é óbvia!

Aos 43' a mais flagrante oportunidade da primeira parte falhada por Jackson.

Intervalo. 


O que é o futebol? O futebol é ver tudo a reclamar com André Martins. Onde eu me incluo. Mas a questão é que olhamos para o banco do Sporting e pensamos....mete o Gerson? Estão sentados 3 extremos, adaptamos alguém para que a posição do Martins seja feita por outro? Não é fácil. 

Leonardo não mexe. O Sporting desperdiçou 30 minutos na primeira parte. Tinha de ser mais dominador até porque os 3 pontos não podiam fugir de Alvalade.

Início da segunda parte não podia ser melhor. Passe absolutamente fantástico de William Carvalho para André Martins que com um cruzamento milimétrico faz uma assistência brilhante para Slimani marcar o golo. O primeiro e o da vitória. Tudo perfeito!

E não foram precisos mais que 2 minutos para Carlos Mané fazer uma excelente jogada que Slimani desperdiçou. Mais calma e tínhamos resolvido a partida ao minuto 54!

O jogo na segunda parte foi completamente diferente com domínio quase total do Sporting. O Porto incapaz de fazer grande coisa na nossa área, fruto das exibições de grande nível de Eric Dier e Marcos Rojo. Quaresma praticamente a desaparecer com Cédric a acertar na marcação e William a ajudar. E na frente Jackson a dispor de apenas um oportunidade numa desatenção de Patrício mas que Dier não facilitou. Ghillas...teve de se contentar com a felicidade do seu compatriota de selecção!

Helton lesionou-se forma grave. Alvalade aplaudiu de pé quando sai do relvado com o rosto lavado em lágrimas. Ao contrário do que se passou no Dragão quando desrespeitaram Patrício.

Pelo meio ainda entraram Carrilo e Wilson Eduardo, e ficou claramente a sensação que o Sporting com mais calma tinha resolvido o jogo bem cedo. Assim esperou-se até ao apito final de Proença para comemorar a vitória justíssima do Sporting.

Ah...o Porto por 383 euros podiam ter arranjado mais 3 minutos de jogo, quem sabe se conseguia empatar!

Tenho pena que apenas tenham estado em Alvalade 37 mil adeptos. Tinha-o dito durante a semana que gostava que se tivesse conseguido um esquema que permitisse que os sócios do Sporting entrassem de borla neste jogo. Os detentores da Gamebox seriam compensados de outra forma, mas pelo que se passou durante a semana e com as movimentações relativa à arbitragem tinha sido interessante.

Dizer que o nosso golo é precedido de um fora de jogo do André Martins. William Carvalho faz (quase) tudo bem, mas ainda não consegue evitar os foras de jogo. O lance é terrível de ajuizar, mas é fora de jogo. Não há dúvidas. Não gosto de vencer com estes lances, não fiquei contente, nem o Slimani quando lhe anularam o lance do fora de jogo e que ficava isolado.

Há 21 pontos ainda por disputar. Ontem ganhou-se uma batalha e ainda há muito pela frente para vencer a guerra!

Comentários

Unknown disse…
Um jogo no qual nenhuma das equipas conseguiu impor-se de forma destacada sobre a outra, mas no qual a vitória do SCP é justíssima.
O facto do golo ter sido precedido de um "fora-de-jogo" não tira brilho à vitória do Sporting.
WC está a jogar muito e merece ser titular na seleção, mesmo que Fernando seja convocado.
Cédric foi mal apoiado no 1ª parte (não pode ficar sozinho a marcar o extremo adversário).
Slimani justificou, tal como tem justificado nos últimos jogos, a titularidade mas é uma pena ter Montero no banco.
Venha o próximo que também vale 3 pontos, mas estes 3 valeram muito mais...

Mensagens populares deste blogue

Desperdiçar uma liderança forte!

Viva o Quintana. Viva a Maria José Valério!

Quem é Nélio Lucas? A face visível da Doyen!