O respeito que me merece Wolfswinkel!


Wolfswinkel pode amanhã despedir-se da primeira divisão da Liga Inglesa. Acho que só mesmo um milagre o pode salvar da descida de divisão. Tenho pena, principalmente porque é um jogador que sempre soube respeitar o Sporting. Dentro das limitações óbvias do Sporting nesses dois anos de Leão ao peito, fez o que muito poucos conseguiriam fazer.

Não pretendo o seu regresso. Nem tão pouco gosto de olhar para o passado, quando a nossa prioridade é o presente e o futuro. Montero, Slimani, quem sabe Cissé, Betinho, Viola ou outro que venha serão as nossas prioridades. Mas não deixa de ser curioso que Slimani está a passar por um período muito idêntico ao lobo holandês. 

Chegou como cepo e pouco acreditado para a função. Rapidamente conquistou os adeptos do acaso, aqueles adeptos bipolares que batem palmas e gritam "campeões" e rapidamente estão de lenço branco no estádio a assobiar, está naquela fase que às tantas dá um bom suplente, e vamos ver o que o futuro nos reserva.



Wolfswinkel fez duas época no Sporting completamente distintas. Prometeu muitos golos e na primeira cumpriu. Muito gostava de ver os que tanto criticam como festejaram a vitória da eliminatória em City onde ele marcou, ou o hat-trick contra o Braga, ou quem sabe o golo em Bilbao que ainda nos fez sonhar com a final da Liga Europa.

Na segunda época, a mais miserável do Sporting na sua centenária história, Wolfswinkel marcou menos golos, ainda assim em Abril quando o Sporting tinha 30 pontos, 11 eram da responsabilidade directa do holandês. Um pequeno passo que representou muito para uma humilhante época, entre lutar pela descida e a possibilidade ténue de ainda conseguir um lugar europeu.

Critica-se muito facilmente um jogador. Ou até mesmo outros. Mas, ninguém me tira da cabeça que a equipa do ano passado, mesmo não valendo o que alguns pensariam que valia, tipo aqueles adeptos que falo lá em cima e que no jogo de pré-época em Alvalade contra o Valência, na primeira época de Wolfswinkel cantaram "campeões" sem ser perceber porquê, poderia ter conseguido outro tipo de resultados.

Não consigo ser mal agradecido com um jogador que enquanto vestiu a nossa camisola soube honrá-la da melhor forma possível. Se com ele poderíamos conquistar um equipa como a que temos este ano? Não sei. Não faço futurologias e agora é fácil de efectuar alguns julgamentos, no entanto, vi muitas crianças a gostar do Sporting porque ele marcava golos, porque a alegria de ver a bola na baliza do adversário, ainda que poucas vezes, em grande parte vinha do seu esforço.

Muito gostava de ver o que ele poderia fazer numa equipa comandada por Leonardo Jardim, que sabe o que faz dentro de campo. Wolfswinkel na época passada tinha jogos em que 2/3 ou 3/4 do jogo o Sporting não conseguia colocar a bola nos seus avançados. Tal era a desordem táctica da equipa.

Repito que não olho para o passado com vontade de o ver de novo no Sporting, mas não consigo desejar-lhe outra coisa senão sorte no futuro. Sorte que não a teve na Liga Inglesa, sim, mesmo sendo considerado um flop. Pois uma contratação de 10 milhões, mesmo para um clube como o Norwich tem de render muito mais.

Desejo sorte, repito, que tudo volte a correr bem, e gostaria muito de perceber o negócio da sua venda. Gostava mesmo!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Desperdiçar uma liderança forte!

Viva o Quintana. Viva a Maria José Valério!

Quem é Nélio Lucas? A face visível da Doyen!