#EuVouLáEstar




O desafio foi lançado pelo Sporting Clube de Portugal, escrever um texto sobre o derby e o sentimento de estar presente no estádio nesse jogo. Foi o que fiz e está em destaque no Facebook Oficial do clube acompanhado deste belíssimo vídeo.

“Mad For It” de Andy Mitten é um livro absolutamente fantástico sobre as rivalidades do futebol mundial. De Blackpool a Barcelona como está escrito na capa do livro, o autor faz uma viagem sobre alguns dos mais emocionantes jogos do planeta, com uma dedicatória a todos aqueles que têm uma paixão incrível sobre este jogo chamado futebol.

Mas o livro tem um problema, não passa por Lisboa. Algo que já tive a oportunidade de dizer ao autor, e que é um esquecimento que terá de ser colmatado com o derby que se joga desde 1908: o Sporting – Benfica!

Vencer um jogo de futebol é sempre especial, vencer o rival e estar no estádio e acompanhar todos os momentos que dias antes nos fazem dormir, trabalhar ou estudar mal, é indiscritível. O derby é o jogo mais apetecido da época, o lado irracional toma conta do nosso juízo e só desejamos que chegue o tão aguardado apito inicial. Claro que me dirão que há muito em disputa no próximo fim de semana e que por isso é tão aguardado. Pois bem, aí é que se enganam. O futebol não se vive no estádio só com ilusão de ser campeão, vencer é importante, conquistar os três pontos ao rival é delicioso, mas são estes jogos que nos levam a um ponto de transcendência que só é atingível porque é um derby e porque amamos o futebol!

O ritual de vestir o equipamento certo, as superstições que não podem ser quebradas, ver o amigo que só no estádio encontramos porque o que nos junta é o Sporting, a recepção ao rival com os carinhos habituais, o nervosinho miudinho que nos ataca o juízo até que a bola começa a rolar.

A partir daí…tudo é festa, a ganhar ou a perder somos Sporting até morrer e por isso no domingo #EuVouLáEstar!"

Vídeo: NSEBZ

Comentários

Aboim disse…
Fortunately I will not be there! E quando digo "afortunadamente" sei do que estou a falar! Nenhum dos médicos que me tratam me teria permitido tal leviandade! Espero que por "live streaming" possa assistir ao jogo em razoáveis condições! Espero, sobretudo, poder asistir ao jogo com comentários de sul americanos (Being Sports ou outros) já que os comentadores da SportTv não me dão suficiente confiança! Nunca entrei no Alvalade XXI mas esta não seria a condição ideal para uma estreia! Apesar de ter uma formação científica é só mesmo uma fé que me faz acreditar que o Sporting vai vencer! Já sou sócio do Sporting com as quotas mais que em dia! Nunca tirarei proveito desse facto mas, sim por sim, prefiro dar dinheiro ao Sporting que ao Vaticano!

Mensagens populares deste blogue

Desperdiçar uma liderança forte!

Viva o Quintana. Viva a Maria José Valério!

Quem é Nélio Lucas? A face visível da Doyen!