A formação do Sporting recomenda-se!


O Observatório do Futebol do Centro de Estudos do Desporto lançou hoje o seu relatório sobre a formação no futebol europeu. Começa da seguinte forma o relatório, "Youth training is of fundamental importance for football. Without quality training, the sporting development of the game cannot be guaranteed. The level of spectacle would also be diminished, thus limiting the economic potential of the sport."

Este relatório faz uma análise comparativo das 31 mais importantes ligas que são membros da UEFA, dos jogadores que jogaram esta época numa dessas ligas e também tem em conta jogadores não usados que jogaram nas duas últimas épocas nesses campeonatos, totalizando 11.335 jogadores.

O Sporting, obviamente está referenciado neste relatório, como um dos grandes clubes formadores da Europa. Lá está, ainda ontem falava das estatísticas, dos dados, e já na semana passada tinha usado para outro tema, e agora um estudo independente mostra que a formação do nosso clube continua a ser uma referência europeia.

No ponto 3 do relatório, "The best training clubs", o Sporting aparece em quarto lugar. Apenas superado pelo Partizan, Ajax e Barcelona.

São 53 jogadores jogadores que são oriundos da nossa formação, 9 que fazem actualmente parte do nosso plantel e 44 que estão noutras equipas que fazem parte do estudo nessas 31 ligas. No média de minutos em jogo, os 53 jogadores atingem um valor de 46,3%. (ver imagem em cima)

Já agora um dado importante para colocar em perspectiva, o campeonato nacional tem 11,1% dos jogadores de formação e em termos de % de minutos jogados este ano, contabiliza 9%, valor manifestamente baixo quando comparado com outras Ligas.

Por fim um dado também ele muito interessante, se considerarmos os jogadores que jogaram pelos menos 3 épocas no clube e que tinham (tem) idade compreendida entre os 15 e 21 anos, o Sporting lidera claramente a nível nacional com 31%. Mais uma vez para se perceber o número, o Benfica está 9º lugar com 11,1% e o Porto em 10º com 8,3%. 

Sei que muitos dirão que os resultados desportivos não se obtêm apenas com jogadores de formação, mas efectivamente este é um passo absolutamente essencial para que um clube como o nosso, Português, numa Liga de pouca qualidade, consiga manter uma certa estabilidade financeira. Nós já iniciámos esse processo há muito e os outros dois eternos rivais, aos poucos seguirão os nossos passos, como aliás se está a ver pelo vizinho do outro lado da circular.

Mas o importante deste estudo é verificar que a formação do Sporting é um activo absolutamente valioso que estava a ser gerido muito mal do ponto de vista financeiro e que, aos poucos, a situação tem vindo a ser invertida!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Desperdiçar uma liderança forte!

Viva o Quintana. Viva a Maria José Valério!

Quem é Nélio Lucas? A face visível da Doyen!