No ciclismo fomos anjinhos!


É inevitável falar do ciclismo. O imbróglio deste fim de semana entre Sporting e W52 não pode passar despercebido. Vamos por partes.

I. O regresso do ciclismo
Há muito que o desejo. Já o tinha manifestado por diversas vezes aqui no blogue, gostava que o Sporting voltasse a ter as bicicletas com ciclistas de leão ao peito a correr por este país fora. Era um gostinho especial ver isso acontecer numa Volta a Portugal. Somos um clube histórico na modalidade com grandes ciclistas inscritos nos feitos nacionais e internacionais.

II. Anúncio
Foi feito no jornal do Sporting, com destaque na primeira página, lá dentro uma peça extensa, com honras de televisão com o Presidente, Vicente Moura e os responsáveis da W52. O regresso do ciclismo do Sporting, sabia-se nessa altura, era em parceria com essa conhecida marca que nos últimos anos tem dominado o ciclismo em Portugal.

III. As dúvidas
Ao princípio fiquei contente porque finalmente o ciclismo do Sporting ia regressar às estradas. Mas, achei prudente esperar por mais detalhes. Em boa hora o fiz sem que isso me impedisse de algum contentamento. Rapidamente, um anúncio que todos salutámos, tornou-se num aparente problema que teríamos de lidar. O Sporting tinha como Director Desportivo, na sua equipa de ciclismo, alguém ligado ao doping. O que pensar disto?

IV. Vencer a todo o custo?
À partida, a parceria com a W52 tinha tudo para levar a resultados positivos. Vencer, por exemplo, uma Volta a Portugal passaria a ser um dos objectivos. A grande questão, no entanto, que tinha sido alvo de discussão, principalmente no sábado, passava pelo desejo de vencer a todo o custo.
O Sporting queria ser liderado, nesta parceria, por alguém que recentemente teve este tipo de problemas? Estamos assim tão desejosos de vencer a todo o custo?

Claro que, na noite de domingo, depois de saber-se do acordo da W52 com o Porto, muitos lembraram que Joaquim Agostinho já tinha penalizado por 2 vezes com doping, até cheguei a ler que o Teo Gutierrez também teve problemas com doping. E?

É passado, temos o direito de querer mudar alguma coisa, isso nunca esteve em causa.

V. Volte face, mais explicações
No domingo ficámos a saber que o acordo W52/Sporting tinha ido pelo cano, agora vigorava um novo, W52/Porto e afinal, o regresso do ciclismo era a norte.

Sejamos sinceros foi uma bicada forte no Sporting pelo Porto. Não há dúvidas disso por mais comunicados que se façam. 

Aliás, o Presidente e bem, voltou a dar novas explicações já perto da meia noite, após o comunicado do ciclismo do Sporting, do anúncio do Porto, que serviram para dizer um pouco mais sobre o acordo falhado, mas essencialmente para apontar baterias para outros alvos, neste caso a Liga Europa. Era tempo de desviar a conversa para outras coisas.

VI. Dúvidas
São muitas e ainda por esclarecer.
Afinal para que serve o Comandante Vicente Moura? Não sabia dos problemas de doping, no passado, dos elementos da W52, sendo ele responsável pelas modalidades?

Vamos anunciar um acordo no jornal e na televisão sem que ele esteja assinado?

O Sporting não sabe quem é o responsável pela W52, para ser anjinho ao ponto de negociar sem analisar profundamente as partes que vão integrar esta nova parceria e para perceber que, falhando alguma coisa e sem documentos legais, que ele iria procurar outra via?

Vai o Sporting continuar a procurar parcerias no ciclismo que lhe permitam regressar em breve?

O Sporting pode alegar o doping, a verdade desportiva e tudo isso, mas nunca iria anunciar um regresso tão importante e relevante para o clube sem que toda a negociação tivesse terminada onde se incluiria a verificação de factos passados. Não esperava, pelo trabalho que esta direcção tem feito no Sporting, que isto pudesse acontecer. 

Fomos anjinhos!

Comentários

Unknown disse…
As explicações de Bruno Carvalho são desculpas esfarrapadas para tanto amadorismo. Agora, a Vicente de Moura, um verbo de encher permanente, só resta uma saída, a de se ir embora de vez e ir chatear para outro lado. Para o Benfica, por exemplo...

Mensagens populares deste blogue

Desperdiçar uma liderança forte!

Viva o Quintana. Viva a Maria José Valério!

Quem é Nélio Lucas? A face visível da Doyen!