Fernando Mendes, eterno Leão!

Mário Cunha e Fernando Mendes
erguem a Taça das Taças à saída do avião


Fernando Mendes morreu hoje. Desaparece uma figura importantíssima da história do Sporting, ficará para sempre ligado a uma das páginas mais brilhantes do futebol leonino.

Fez parte da equipa que venceu em 1964 a finalíssima da Taça das Taças, foi capitão de equipa, o único troféu europeu de futebol que o Museu do Sporting alberga. 

Osvaldo Silva, Mascarenhas, Figueiredo, Géo, Morais, Joaquim Carvalho (guarda redes), Manuel Marques (massagista), José Pérides, Fernando Mendes, Anselmo Fernandez (treinador), Alexandre Baptista, Reboredo (treinador adjunto), Pedro Gomes, José Carlos, Reis Pinto (preparador físico) figuram na galeria dos notáveis dessa mágica conquista.

Em 1979/1980, o Sporting foi campeão. Essa época ficou marcada por uma história, que não passa disso mesmo. No entanto, Pinto da Costa ainda lançou polémica sobre o célebre auto-golo marcado por Manaca ao que o jogador respondeu: "Não fui subornado pelo Sporting, mas estava aliciado pelo Porto".

Fernando Mendes foi treinador dessa equipa campeã nacional.

Que descanse em paz e na segunda os jogadores leoninos que entrarem em campo em Belém percebam que a melhor homenagem que podem prestar ao Fernando Mendes é vencer o jogo!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Desperdiçar uma liderança forte!

Viva o Quintana. Viva a Maria José Valério!

Quem é Nélio Lucas? A face visível da Doyen!