Moreirense 0-1 Sporting :: dilúvio? Está lá o Slimani!


A chuva não foi suficiente para impedir o fantástico apoio dos adeptos Leoninos na deslocação a Moreira de Cónegos. Nem a chuva, nem as péssimas condições do estádio, nem forças policiais pouco flexíveis em dia de jogo e onde todos passam por criminosos. O costume, portanto, num dia normal de futebol em Portugal. 

Encher o Estádio do Moreirense, obviamente, era uma certeza. Os Sportinguistas continuarão unidos em torno da equipa, acreditando ser possível vencer o título de campeão nacional. Curiosamente, os que fui falando ao longo da tarde/noite, sempre com o mesmo discurso: é para ir a todas, acreditar na vitória e no título, mas preparar mentalmente que também poderá não acontecer. Faz parte de um desporto em que só um pode vencer.

Claro que em vésperas do jogo, tinha de aparecer alguma história para colocar alguma pressão adicional ao Sporting. Recapitulando, Jorge Jesus estava em negociações com o Porto para a próxima época.

A verdade, é que muitos Sportinguistas também se deixam influenciar com uma facilidade estonteante quando, nestas alturas e conhecendo o treinador que temos, basta ser racional.

Jorge Jesus tem contrato por 2 épocas com o Sporting e clausula de rescisão de 10 milhões. Durante o tempo que esteve no Benfica, onde foi 3 vezes campeão, "reuniu" com o Porto duas vezes para uma possível troca. Jorge Jesus é um profissional que demorou muito a conquistar o que hoje tem e não hipoteca uma possibilidade de ganhar ainda mais. Tem 5 jogos pela frente (antes do jogo de ontem) para conquistar um título e será sempre sério no seu trabalho. O resto, depois em Maio, sem competições logo se verá. No entanto, e pelas compras que se vão vendo e o que se ouve por aí, estará já a preparar a próxima época do Sporting.

O Sporting encontrou um Moreirense sem duas peças importantes no seu esquema habitual, Iuri e Palhinha, jogadores do Sporting e que não podiam jogar, e, há 7 jogos que não venciam em casa. A nossa vitória não podia, sequer, ser equacionada, mesmo com Bruno Paixão em campo. Um fraco árbitro que, como se viu ontem, errou durante os 90 minutos prejudicando ambas as equipas.

Era importante marcar cedo e assim aconteceu. O Sporting entrou bem na partida e rapidamente chegou ao golo por Slimani, o tal que dizem fora de jogo (só vi o lance no estádio, ainda). E podia ter ampliado a vantagem para dois golos, se não invalidassem mal o golo a Teo.

Ora, imagino que hoje haja por aí muito sururu com a arbitragem, daqueles que dizem que não falam, mas mandam os emissários todos os dias falar por "eles", Figueiredos, Diamantinos, Burns e afins, para poderem continuar a dizer que não falam. Detesto ganhar com arbitragens que nos beneficiam, mas convido todos, os que criticam a arbitragem de ontem, a estar presente no Congresso que se vai realizar em Alvalade, nos próximos dias, onde a arbitragem será um tema, nomeadamente das novas tecnologias. Era importante para todos e para o futebol nacional.

Cedo marcámos e descansámos. Incompreensivelmente o Sporting relaxou, certo que foi sempre a equipa mais próxima de voltar a marcar e o Moreirense não teve uma única oportunidade flagrante de golo, mas, como bem sabemos, arriscar desta forma já nos custou este ano, pontos que tanto jeito nos dariam nesta altura da época.

Mesmo Jorge Jesus demorou algum tempo a injectar em campo alguma adrenalina na equipa. Gelson entrou tarde, Marvin amarelado e a ponto de ser expulso demorou a sair, Teo esteve demasiado tempo em campo, e num cenário de chuva e água, às tantas de Barcos tínhamos chegado lá. O adormecimento era geral, excepção nas bancadas onde durante 90 minutos ninguém se escondeu da chuva!

Vitória justa que nos recoloca à condição na primeira posição e esperámos pelo que o nosso rival na segunda feira fará. Faltam 4 jogos, finais, em que o décimo segundo jogador continuará a ser absolutamente fundamental.

Vamos Sporting Clube de Portugal!

Comentários

Filipa Abreu disse…
Não é preciso participar no Congresso que se vai realizar em Alvalade, o vosso presidente já esclareceu tudo na sua página do facebook.

Mensagens populares deste blogue

Desperdiçar uma liderança forte!

Viva o Quintana. Viva a Maria José Valério!

Quem é Nélio Lucas? A face visível da Doyen!