Rui Patrício :: a resposta adequada a banalíssimos comentadores!

foto: Carlos Rodrigues

O Rui Patrício é um exemplo e uma história de superação dentro do clube que ele sempre quis. Todos conhecemos o trajecto que ele percorreu nestes últimos 10 anos. Da estreia com uma grande penalidade defendida, ao calvário dos problemas de posicionamento, golos sofridos e crítica fácil, onde eu me incluo nos primeiros tempos, até ao título de campeão europeu por Portugal, encontrámos  nesta história os 4 elementos mais importantes de um jogador Leão: esforço, dedicação, devoção e glória.

O Rui é daqueles casos que, já o referi em tempos, merecia algo como um "contrato vitalício" com o Sporting. Não é fácil encontrar hoje em dia alguém que o mereça. Mas é fácil, para mim, escolher o Rui Patrício como um embaixador e merecedor neste contexto de tal distinção. Não sei em que formato (ou modelo), mas aos 28 anos, mesmo sabendo que um guarda redes pode ir perfeitamente até aos 40 anos, poderia ser uma boa altura para firmar algo do género. Não tenho bem presente se será ainda uma meta sua jogar no estrangeiro, mas, é óbvio que tinha de ser um contrato que lhe permitisse financeiramente estabilizar e não sair de Portugal e do lado do Sporting porque não algo como criar fundações para um centro de desenvolvimento de guarda redes com base na imagem do Rui Patrício e, claro, de Vítor Damas. Aposto que o Damas ficaria honrado.

O Rui Patrício, por tudo isto que tem conquistado no Sporting (e na Selecção), merece o meu mais profundo respeito e espero que continue de Leão ao peito por muitos e bons anos!

Entretanto, e nestas coisas de datas simbólicas gosto de reflectir um pouco e escrever com mais calma sobre o assunto, ontem apareceu um momento completamente ridículo, estúpido, sem sentido e até desavergonhado na BTV. O protagonista é José Nuno Martins e podem ver os perto de 3 minutos no vídeo em baixo. Surreal!



Mas não quero dar muito mais relevo à triste figura que José Nuno Martins faz neste vídeo. Para mim o importante é realçar que estes canais de televisão como a Sporting TV (e a BTV) não podem, não devem ter figuras desta natureza como bandeira do canal.

Estou farto, e tenho alertado para isso no blogue, destas comunicações que em ambos os clubes vão aparecendo todos os dias. Do lado do Sporting, seja no Facebook ou em programas como o Juízo Final, no Benfica, tanto no canal como em diversos orgãos bem escolhidos pela sua estrutura, isto é demais. Não traz nada de novo ao futebol e essencialmente não é futebol, falado!

Não é o Rui Patrício que é "banalíssimo", por tudo aquilo que escrevi em cima, são estas personagens que enojam qualquer um e criam um ambiente completamente desnecessário para o que se pretende do futebol entre dois históricos de Lisboa: rivalidade pura e dura dentro de campo e fora dele com a natural guerrilha, sem violência, entre adeptos que dura há mais de 100 anos.

Por fim, caro José Nuno, o Rui Patrício não tem nada ganho muito, é um facto, ainda assim convém relembrar o palmarés:

3 Taças de Portugal
3 Supertaças Nacionais
1 Campeonato da Europa por Portugal

Este último título, não é um título que esteja acessível a muitos, na europa do futebol há perto 350 jogadores que se podem gabar disso. O Rui foi titular e uma peça importante na conquista deste troféu único da Selecção Nacional de seniores. Valeu-lhe, por isso, distinção para os 30 melhores jogadores da Europa e fez parte do 11 ideal do Euro 2016 em França!

Comentários

jo man disse…
Afina há mais RGSilvas do que se pensa!
Calheiros disse…
é engraçado estar a dizer que este é um caso de título exagerado

já todos os títulos sobre as grandes promessas do Benfica (Guedes é o novo Ronaldo, etc.) são tudo menos exagerados
Este pseudo intelectual, nada percebe de futebol, e está a fazer uma grande figura de parvo. Fala do que sabes, de música. Que falta de honestidade intelectual. Vales menos que bolinha !!!
Unknown disse…
Eu já escolhi o meu onze ideal no site da UEFA. È um orgulho ter disponíveis no lote de jogadores 2 Homens formados no Sporting Clube de Portugal. As minhas escolhas estão aqui: https://armaraopingarelho.wordpress.com/2016/11/22/team-of-the-year/

Toca a escolher e votar!

Mensagens populares deste blogue

Desperdiçar uma liderança forte!

Viva o Quintana. Viva a Maria José Valério!

Quem é Nélio Lucas? A face visível da Doyen!