Sporting 0-0 Steaua Bucareste :: apatia agoniante!

foto: Gualter Fatia

Um jogo fraco do Sporting, desastroso em certos momentos, em que o único ponto positivo que teve, visto a 90 minutos do final da eliminatória, foi o facto de não termos sofrido golos em casa. Claro que esta partida ficará marcada pela nossa falta de golos, até agora todas as equipas tinham marcado ao Steaua de Bucareste. Convém também referir que o Steaua na eliminatória anterior da Liga dos Campeões, tinha feito melhor resultado fora que em casa. 

Já agora, quando ontem Jorge Jesus referiu que o Steaua estava ao nível do Sporting, realmente não percebo o espanto de alguns(!) Sportinguistas. Andámos há anos a brincar com as nossas participações europeias, desde direcções, treinadores e até adeptos que muitos vezes preferiram negligenciar a Europa em função do Campeonato, o Steaua tem um coeficiente europeu de 35,370 e o Sporting de 36,866. Daí que não perceba o espanto. Na Europa dos rankings não somos muito melhores.

Claro que continuo a acreditar que temos melhor equipa que os romenos, mas é dentro de campo que vamos ter de o provar, e só conseguiremos qualificar-nos com golos, actualmente um dos nossos problemas, concretizar as oportunidades criadas.

Jorge Jesus acabou por surpreender com a equipa que apresentou. Coentrão que estava fora dos convocados foi titular, Podence voltou a entrar no 11 e Bruno Fernandes ficou de fora. Na minha perspectiva foi aí que perdemos a oportunidade de realizar um jogo melhor. 

Jonathan certamente aguentaria o jogo todo e com um nível exibicional idêntico ao de Coentrão, Adrien fora de forma poderia ter sido substituído facilmente por Bruno Fernandes e Podence, que vai no seu segundo seguido com um rendimento abaixo do esperado, devia ter dado lugar a Doumbia. Não sei o resultado teria sido diferente, o que no entanto percebemos, é que o Sporting voltou a efectuar um jogo muito próximo do que aconteceu na sexta feira passada, sem tanta intensidade, sem jogo interior, sem conseguir criar espaços no bloco defensivo do Steaua. Em tudo...praticamente pior. Ou seja, o plano A teria de ter sido substituído por um B para o jogo de ontem.

Salvou-se o remate ao poste de Acuña, a exibição de Gelson e o falhanço incrível de Enache, talvez assustado pela mancha de Rui Patrício.

Não sei se os jogadores do Sporting têm noção da importância de entrar na Liga dos Campeões. Do ponto de vista financeiro, diria que vital para continuar com o rumo traçado e o investimento que tem sido feito. 

Quanto a Jorge Jesus, e como é fácil de perceber pelos textos que ao longo dos tempos vou escrevendo, sou fã do seu trabalho, mas há sempre limites para tudo, e ele tinha dito que era importante crescer na Europa. Ora, para que esse crescimento aconteça é vital eliminar o Steuaua, caso contrário falhamos um dos grandes objectivos do ano, e isso não é compatível com o investimento na equipa e direcção técnica efectuado este ano. Uma carta decisiva é jogada na quarta feira na Roménia é bom que todos tenham noção disso ou...vamos acreditar na qualificação.

Uma coisa é certa, os mais de 46 mil que estiveram em Alvalade mereciam mais, muito mais!

Comentários

Passe a Rasgar disse…
Off topic: Participem no Fantasy League da Liga Portuguesa, onde as indicações para as inscrições estão no seguinte link: http://galaxiafutebolistica.blogspot.pt/2017/08/realfevr-e-galaxia-futebolistica.html

Abraços e continuação de um excelente trabalho

Mensagens populares deste blogue

Desperdiçar uma liderança forte!

Viva o Quintana. Viva a Maria José Valério!

Quem é Nélio Lucas? A face visível da Doyen!