O Sporting160 está de parabéns!


No dia 7 de Novembro de 2016, o João Castro, com quem regularmente falava na rede social Twitter, questionou-me se achava boa ideia um programa que consistia numa pequena entrevista a Sportinguistas do Twitter, para que toda a rede os conhecesse melhor, as suas opiniões sobre o Sporting, futebol atual, uma simples conversa em direto entre 2 Sportinguistas. Tudo às segunda feiras para combater os bolorentos programas de futebol da televisão nesse dia.

Pareceu-me interessante e logo ele fez o convite para eu ser o primeiro entrevistado e que aceitei. Foram 5 programas seguidos onde estive eu, o Captomente, a Pinilla, o Zé Duarte e o André Nobre. A audiência Sportinguista gostou, mas, percebeu-se rapidamente, que era complicado seguir as perguntas e respostas no próprio dia. O Sporting160 nasceu e havia de crescer!

Conversei com o João Castro e chegámos a um modelo que poderia elevar o programa para outro patamar. Passar para podcast, mas até nisto tínhamos de ser diferentes: gravar em directo e convidar alguém que trouxesse sumo ao programa, diplomacia, outra visão e, acima de tudo, amor e fervor Sportinguista. O Zé foi o escolhido, à primeira. Como se costuma dizer quando um clube escolhe o seu treinador.

Os dias seguintes foram para testar plataformas, perceber qual o melhor modelo para conversarmos apesar de estarmos em diferentes pontos do país, como levar convidados ao programa, que era em directo, mas que não iam ter connosco fisicamente. 

O primeiro programa foi para o ar no dia 7 de Dezembro de 2016, fez ontem 1 ano, numa noite triste e de má memória para o Sporting. Tínhamos perdido com o Légia na Liga dos Campeões. Foram 59 minutos e 23 segundos fiéis ao que nos comprometemos com a criação do Sporting160: falar do Sporting com respeito pelo clube, falar de futebol, trazer convidados que achássemos relevantes, nomeadamente, desculpem-me os outros que já lá foram, atletas que representam ou representaram o clube.

Nestes 365 dias que já passaram desde essa triste notícia fizemos 47 programas. Passaram por lá, como convidados o João Quadros, Pedro Candeias, António Boronha, Pedro Madeira Rodrigues, Gonçalo Nascimento Rodrigues, Ricardo Andorinho, Diogo Bernardo, Luís Cristóvão, Pedro Cunha Ferreira (GoalPoint), Pedro Boucherie Mendes, Iordanov, A Tasca do Cherba, Rita Matos e a Mariana Ferreira, Futebol Feminino do Sporting com a Raquel Sampaio, Inês Pereira e Rita Fontemanha, Beto Severo, Rui Miguel Tovar, João Edgar, Duarte Gomes, Rui Malheiro, Fernando Fernandes, Miguel Pontes, Carlos Sousa, Marcelo do Sporting Brasil, Cantinho do Morais, Eric Krakauer, Natan Costa, Tom Kundert, Rui Monteiro, Luís Vidigal, Diana Silva, Tiago Estêvão e o Nuno Valinhas. 

Só de pensar neste elenco de luxo que fizeram parte deste primeiro ano de vida do Sporting160 até fico com arrepios. Nunca, em momento algum, pensaríamos chegar tão longe e, na nossa humilde opinião, trazer conteúdo relevante e muito, mas mesmo muito Sportinguismo.

É um prazer fazer semanalmente o programa com o João Castro e o Zé Duarte (e ter o incrível apoio do Gonçalo, do Hortas, do Lucas, do M. Castagno), mas, nada, absolutamente nada, seria o mesmo sem o fantástico apoio dos nossos ouvintes. Têm sido incansáveis, exigentes, observadores e, acima de tudo, preconizam e desejam aquilo que todos queremos: o sucesso do Sporting e, sempre que possível, o sucesso do programa!

Obrigado a todos, festejemos juntos porque este aniversário não é só nosso!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Desperdiçar uma liderança forte!

Viva o Quintana. Viva a Maria José Valério!

Quem é Nélio Lucas? A face visível da Doyen!