Com o mal dos outros podemos nós bem








Ontem no Económico TV, num programa moderado pelo Rui Tovar, Ernesto Ferreira da Silva falava sobre a auditoria do Sporting. Mais um para adicionar à lista dos que utilizam esta auditoria para dizer coisas banais como "os outros também têm passivo", "temos de aumentar as receitas", vá lá que não se lembrou da roupa, mas foi pela via das apostas online, e pelas medidas que na realidade não o são.

O que me espanta não é que o caminho seguido por Ernesto Ferreira seja esse, aliás, acabaria por ser natural dado que tem estado relacionado com este estado de coisas, mas se estava numa de justificar os resultados negativos do Sporting e afins europeus, já agora, valia a pena ler o último relatório que a UEFA preparou com vista à aplicação do Fair Play Financeiro e completar com uma frase que mostra que o panorama é assustador mas para muitos dos clubes europeus:

"o facto é que metade dos maiores clubes europeus reportou perdas em 2010 e, mais preocupante, 29 por cento dos clubes reportaram perdas significativas, equivalentes a um gasto de 12 euros por cada dez euros de receitas. E a proporção de clubes a reportar perdas sobe para os 75 por cento quando são considerados apenas os grandes clubes (aqueles com receitas anuais acima dos 50 milhões de euros).
(...)
Ainda que o complicado clima económico esteja, claramente, a colocar complicados desafios aos clubes europeus, apenas duas das 20 maiores Ligas apresentaram resultados globais positivos."

Quando Ernesto Ferreira perceber que os argumentos que usa para explicar maus resultados é errado e passar a factos reais, medidos e que sustentam a realidade a que chegámos, pode ser que a seguir possamos começar a analisar o nosso problema e se pensem nas soluções que realmente interessam. Como se costuma dizer, com o mal dos outros podemos nós bem!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Desperdiçar uma liderança forte!

Viva o Quintana. Viva a Maria José Valério!

Quem é Nélio Lucas? A face visível da Doyen!