Benfica 2-0 Sporting


(foto: Associated Press)

Começar por dizer que é uma vitória justa do Benfica, por muito que me custe dizer. Nada a assinalar sobre os números da noite, que até poderiam ter sido bem piores.

Não há pachorra para grandes textos sobre o jogo de hoje, algumas ideias soltas do péssimo espectáculo que vi do Sporting. O único apontamento que vou fazer sobre o árbitro é que esteve mal porque quis apitar tudo e mais alguma coisa. Incoerência, perdoou a expulsão a Rúben Amorim, amarelou de forma errada Coentrão e ainda anularam 2 foras de jogo ao Liedson ao nível do que aconteceu há 1 semana em Guimarães. Mas não teve influência directa no resultado da partida.

Paulo Sérgio, que já aqui não me tinha convencido, continua a mostrar que não é treinador para o Sporting. Retenho um momento crucial na partida, durante a segunda parte, uns bons 20/25 minutos o esquema táctico que foi implementado pelo treinador Leonino "todos ao monte e fé que Cardozo não marque mais". Inadmissível. Pensei que era impossível jogar pior que na era de Carvalhal, mas hoje ficou demonstrado que não é. Temo o pior.

Quando se quer se campeão não se pode estar 4 derbys consecutivos sem marcar em casa do velho rival.

Individualmente não vou estar com grandes destaques, dado que na generalidade foi tudo muito negativo. Valdés mais uma vez a fazer 90 minutos, é a primeira vez na carreira dele que faz jogos completos (!), é verificar o seu historial, e com Paulo Sérgio já se repetiu e ainda por cima a colocação em campo é quase sempre errada. Não se percebe.

Em futebol é preciso saber chutar a bola. Deve ser quase a regra básica e inicial que se ensina num qualquer curso de futebol 1.0, mas os jogadores do Sporting não sabem. É confrangedor.

Há que explicar aos centrais que não se ganham jogos a colocar bolas longas no guarda redes adversário, nem mesmo quando do outro lado é Roberto.

Liedson está numa curva descendente que pode ser tão abrupta quando perigosa. A Direcção do Sporting e o seu treinador deveriam ter previsto a situação, ou esperam que Yannick, Saleiro ou Postiga resolvam o assunto? Ah, ok, se é para lutar pela Europa serve.

Estou tão fodido com este jogo, não por ser contra o velho rival, mas porque realmente levamos um banho de bola e não jogamos absolutamente nada que tenho de terminar com uma última nota. Porra, é preocupante não conseguir vencer a equipas do fundo da tabela, repete-se o problema que passamos com o Olhanense.

Comentários

Hoje perdeu-se quase tudo. Espero que o "mister" tenha consciência disso. A equipa que ele ganhou na quinta-feira, hoje deixou-a a morrer no banco e na bancada, enquanto se via os "pecadores" do jogo com o Olhanense a terem a prenda de serem titulares, NO JOGO MAIS IMPORTANTE DA ÉPOCA.

O crime compensa. Excelente mensagem, senhor Paulo Sérgio.

Afinal as balelas de "quem não jogar bem com a Olhanense não joga na Luz", ou "quem não jogar em Lille não quer dizer que jogue na Luz", ou mesmo "é óptimo ter estas dores de cabeça, pois os jogadores responderam a tudo o que lhes pedi", eram tudo tangas.
A equipa já estava feita. E era para perder, ou para não ganhar, afinal aquilo que tão bem têm feito ao longo desta, ainda precoce (mas já perdida), época.


http://cantinhodomorais.blogspot.com/
Lord Gabriel disse…
Gostei da piada subtil no final :) com a vantagem que ainda a pode utilizar por várias vezes esta época.

Cumprimentos Benfiquistas
Pedro O. disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Pedro O. disse…
Pedro,
fiquei com a sensação que a recepção/passe do Cardozo, não é com o peito, é com o braço, na jogada do 2º golo do Benfica...

Tenho a certeza que nenhum treinador sem certezas sobre o que quer fazer, dificilmente chegará a algum lado.

Mais uma vez voltou ao 4x2x3x1 para poder meter o Matias, e mais uma vez se provou que de boas intenções está o inferno cheio.

E mesmo no meio de miseravel exibição, se provou que o 4x2x2 classico que tanto sucesso fez na pré-época é o mais adequado para o Sporting, mesmo tendo noção que neste sistema o Matias não "calça".

Para acabar, elogiar o Maniche por mais uma vez ter sido o melhor jogador do Sporting e por ter tido a coragem de mostrar publicamente que a qualidade do futebol apresentado é intolerável.

Há largos meses atrás dei a minha opinião sobre o futuro treinador do Sporting e disse que o Sporting deveria agarrar Villas-Boas (devia estar praticamente sozinho nessa intenção), agora é o que se vê.

Ao contrário da tua opinião Pedro, acho que não levámos nenhum banho de bola, até porque do outro lado está uma equipa a anos-luz da equipa do ano passado. Já sei que a culpa é da presença do Saviola, do Aimar, Do Carlos Martins, do David Luiz, do Roberto, do Javi Garcia, do Jara e tantos outros no ultimo mundial..
Bancada de Leão disse…
Pedro,

deixa-me começar por te dizer que em termos de "banho de bola", foi opinião minha, passível obviamente de ser contrariada, mas até na estatística acho que não há dúvidas.

Para mim voltou a ficar provado que o 4-4-2 clássico não dá, e o melhor sistema é actualmente no Sporting o 4x2x3x1, mas com um treinador que saiba ao menos colocar o que podem ser os melhores elementos em campo.

Agora Yannicks, Saleiros e Postigas e sem soluções para o ataque é complicado marcar golos.

Com Salomão na bancada...

And so on...quanto a Paulo Sérgio que eu saiba nunca disse que tenha sido uma boa opção.
Anónimo disse…
O Paulo Sergio entregou de bandeja esta vitória ao Benfica ao colocar este onze em campo , principalmente ao colocar aqueles dois chilenos , não dão intensidade ao jogo , não correm , não lutam , se noutros jogos disfarçam um pouco , nestes onde há mais intensidade fisica como o de hoje e o de Paços de Ferreira , desaparecem , e pior sobrecarregam os outros médios , neste caso o Maniche e o André Santos levando ao seu desgaste mais rápido como se viu na 2ª parte e a que sejam facilmente ultrapassados pelos adversários.
Jorge Jesus aproveitou bem isso , estupido era se não aproveitasse.
O Sporting com este treinador foi o melhor que poderia calhar nesta altura , melhor que um Olhanense , ou até um Paços de Ferreira , é a diferença que faz um treinador neste caso para pior.
O 2º golo é frango do Patrício , está adiantado.
E o Vukcevic tinha que forçosamente jogar de início neste jogo em detrimento por exemplo do Valdes , mas prontos vá-se lá explicar a este treinador que uma equipa em campo tem que ser equilibrada em termos de luta a dar ao adversário ao nível da competência fisica.
Pedro O. disse…
Pedro,
eu nunca disse que tu disseste que o Paulo Sergio, foi uma boa opção. Tenho perfeita noção que esta não é, nem nunca foi a tua escolha.
João Almeida disse…
O primeiro parágrafo dete texto é um luxo!
Anónimo disse…
para este jogo o sporting precisava duma equipa de combate. em termos tácticos, acho que a que melhor servia este propósito era um 4-3-3, com maniche, zapater e andré santos, e na frente com vukcevik, liedson e valdés.
paulo sérgio meteu agua, a equipa nao esteve à altura, nao foi um bom jogo e só resta voltar a trabalhar para compensar os adeptos e a história do clube.

saudaçoes leoninas,
tiago
Anónimo disse…
Como benfiquista, rivalidades á parte gostava de ver o sporting e benfica juntos.Só que muitos benfiquistas e sportiguistas são burros e preferem que ganhe o porto e o braga do que o benfica ou o sporting.Quem se junta ao pinto da costa acaba por se entalar.Vejam o caso de manuel damasio e a seguir o vale e azevedo.O benfica quase morreu.
É o vosso caso Que presidente mais burro é insultado e ainda senta se ao lado do pinto da costa e ainda mete o costinha como director.
Acordem se faz favor.
Alfacinha benfiquista.
Antes lisboa que porto

Mensagens populares deste blogue

Desperdiçar uma liderança forte!

Viva o Quintana. Viva a Maria José Valério!

Quem é Nélio Lucas? A face visível da Doyen!