Primeira reacção à demissão de JEB












Quando o Paços de Ferreira marcou o 3º golo, por momentos, em plena tristeza percebi que a derrota poderia ser o momento de viragem na vida do Sporting. Perder em Alvalade após uma semana de entrevistas absurdas, desde Pedro Mendes/André Santos via publicidade a acreditar no título, Jornal do Sporting com confiança renovada, treinador e as frases sem sentido, e o medo de que após aprovação do fundo se começasse a gastar dinheiro como na época passada para encobrir os péssimos resultados, não havia dúvidas que quando o árbitro apitasse para o final do jogo, alguma coisa iria ser diferente que o simples olhar cabisbaixo após nova derrota em Alvalade. E assim foi!

Passados 18 meses da sua eleição o que foi conseguido por José Bettencourt? Venda dos VMOCs, venda da Academia à SAD, venda da SCS (detentora dos direitos de transmissão televisiva) à SAD. Ou seja, tudo operações financeiras de carácter duvidoso. Eu acreditei em Bettencourt no dia em que foi eleito. Acreditava que poderia mudar o nosso clube, que iria aproximar os sócios do dia a dia, e nunca irei esconder isso. Mas não durou muito para perceber em que "buraco" nos enfiamos. Constatado após 18 meses de ter tido uma votação histórica com margem para modificar a vida do Sporting. E não conseguiu!

Neste momento, e porque todos estamos com a emotividade no máximo associado a esta decisão, é preciso calma para analisar quem serão os possíveis sucessores. E nem vale a pena falar de Paulo Sérgio ou Costinha. São elementos associados a esta Direcção e no meu entender quando entrar um novo Presidente devem colocar o lugar à disposição e esperar que este decida o seu futuro. Agora há algumas certezas:

1. Qualquer indivíduo ligado à estrutura que tem sido dominadora no Sporting nos últimos anos, dificilmente estará em condições para ser Presidente. Falo de pessoas como Rogério Alves, Dias Ferreira, Ernesto Ferreira da Silva ou até Miguel Ribeiro Telles.

2. Há necessidade de quebrar com o passado recente, e são pelo menos os últimos 10 anos, e esperar que apareça alguém com outra forma de pensar Sporting, distante do modelo que até agora tem sido o utilizado e que a nível desportivo tão poucos sucessos nos tem trazido. E para este ponto, há que esperar!

Comentários

Tite disse…
Fico feliz por teres dado a mão à palmatória. Estava na cara que, JEB foi escolhido, mesmo contra a sua vontade, por garantir aos manipuladores do clube que iria prosseguir com a alienação do património que ainda era rentável dentro da Instituição Sporting.
Agora que já fez isso tudo... pediu a demissão e quer lá saber o que vai acontecer ao clube do seu coração.

Espero que agora os sócios não se limitem a votar em quem lhe recomendam mas sim a pensar com a sua cabeça.
Eu ainda hoje mantenho: se os candidatos fossem os mesmos, eu votaria outra vez JEB.

Além disso, eu via Ribeiro Telles ou Pedro Souto, que se distanciaram deste mandato, com bons olhos. Porquê? Porque não vejo nenhum candidato de ruptura com capacidade. Esperemos pelo candidato de Dias da Cunha...
Anónimo disse…
Parabéns Sr. Pedro Varela. O Sporting perdeu com o Paços. Deve ser uma felicidade para si... Espero agora, que com a sua inteligência e capacidade aproveite para se candidatar e fazer um esforço pessoal em prol do engrandecimento do Sporting! Se o fizer tão bem como doutamente escreve as suas crónicas estou convicto que brevemente acabarão os problemas do clube e que nós, adeptos, iremos ficar empanturrados de tantos títulos. Contamos todos consigo, Bem Haja!
Bancada de Leão disse…
Anónimo,

fazer o que foi feito não é complicado, agora criticar sem sentido com fez agora isso é que é de uma enorme dificuldade!
mitaka disse…
precisamos de um Sousa Cintra com racionalidade financeira

http://vivesporting.blogspot.com/
Anónimo disse…
"precisamos de um Sousa Cintra com racionalidade financeira"..........

isto é muito duro de ler, quando mais de comentar. espero que o pior ainda nao esteja para vir.

ah! e sobre o discurso da nova era, dois factos que nao podem passar despercebidos: primeiro, ainda nao foram convocadas eleiçoes antecipadas e nao é seguro de que venham a ser; segundo, aparentemente a decisao foi pessoal, já que nenhum membro da direcçao nem da estrutura do futebol acompanhou o dirigente na saída. é para meditar.

saudaçoes leoninas,
tiago
Pedro O. disse…
Pedro,
para já não vou tecer grandes opiniões sobre o futuro, mas gostava de deixar uma pergunta no ar:

- Se o Sporting tivesse vencido o Paços, JEB ter-se-ia demitido, ou esperaria até à 1ª derrota?

- Merecia o clube viver esta situação de impasse em função de uma vitória ou de uma derrota ou a figura do Presidente do Sporting deve estar acima deste imediatismo?

Independentemente de gostar ou não da presidência JEB, a sua saída e a forma como o faz só torna o seu mandato mais medíocre. Se estava a pensar sair e acredito que sim, não devia de forma nenhuma sair em função de um resultado de um jogo de futebol, isso é decisão de funcionários, nunca de um Presidente!
Nuno disse…
Lamento informar, mas para o Sporting retomar o caminho do sucesso é necessário muito tempo, trabalho e sacrifício. Não basta mudar umas caras. Ah, e os investidores (credores) não vão deixar que um sousa cintra qualquer tome conta do clube... e mais; JEB poderia ter-se demitido, mas deveria antes marcar eleições, e manter-se em funções até estas se realizarem, de preferência ainda nesta época desportiva.
Espero que pelo menos a famigerada renegociação da dívida tenha sido concluída.

Mensagens populares deste blogue

Desperdiçar uma liderança forte!

Viva o Quintana. Viva a Maria José Valério!

Quem é Nélio Lucas? A face visível da Doyen!