A importância da defesa












Ontem foram analisados os dados do ataque do Sporting nas últimas 5 épocas, e permitiu-nos tirar algumas conclusões. Já quanto à defesa, que tem sido criticada e muito, os dados objectivos não nos permite fazer uma relação tão directa como ontem aconteceu aqui

Primeiro porque o Sporting nas últimas época não tem a pior média de golos sofridos em relação aos 3 grandes (e falamos apenas de campeonato), o Benfica ocupa essa posição principalmente pela péssima época de 2007/2008 quando sofreu 45 golos e porque nunca conseguiu uma época abaixo dos 20, como aconteceu com o Sporting em 2006/2007, com Paulo Bento à frente dos destinos da equipa que não foi campeã pela mão do Ronny.

No entanto, e porque as críticas têm algum fundamento, quantos de nós trememos quando as bolas paradas vão à baliza do Sporting, ou como falamos da altura da defesa, e isso acaba por se perceber na subida violenta de golos sofridos das 2 últimas épocas, que coincidem com alguns do piores resultados desportivos do Sporting na sua já longa história de sucesso em Portugal.

De qualquer forma, fica o gráfico dos golos sofridos ao longo das últimas 5 épocas do Sporting comparado com as médias de Porto e Benfica.

Comentários

Nuno disse…
Os (muitos) golos sofridos não podem ser imputados exclusivamente à defesa.
A ver:
Bolas paradas, todos (quase todos) defendem. Não são só os defesas.
Em jogo corrido, se o meio-campo não pressionar, é complicado para os defesas "levarem" com adversários embalados, e muitas vezes em igualdade/superioridade numérica.

A estatura:
sim, faltam 1/2 torres. Mas também é verdade que o Falcao marca muito de cabeça e não é alto. E que muitos golos sofridos na área foram marcados sem o avançado tirar os pés do chão. Ou seja, não basta altura (vide Luisão vs Liedson), mas também físico para o choque e velocidade para atacar as bolas.
Anónimo disse…
este problema tem nome, chama se rui patricio-
esquerdo

Mensagens populares deste blogue

Desperdiçar uma liderança forte!

Viva o Quintana. Viva a Maria José Valério!

Quem é Nélio Lucas? A face visível da Doyen!