Um longo caminho que agora se inicia















A situação apresentada na auditoria é dramática. Muito do que se conhecia ficou agora preto no branco, e não houve novidades de fundo, até porque o documento é uma compilação dos R&C de todos os anos analisados com uns gráficos mais engraçados. É dramático o momento que o Sporting vive, financeiramente está tudo claramente esclarecido em relação ao que foram estes últimos 13 anos, mas também já se conhecia. Já tive a oportunidade de ler por alto toda a auditoria, mas como não sou especialista na matéria vou deixar passar uns dia para analisar algumas conclusões que certamente irão aparecer.

No entanto, há algumas questões que podem ser colocadas, e no mínimo reforço que esta auditoria deveria ter sido apresentada num AG extraordinária, cara a cara com os sócios, que apesar de terem a sua quota de responsabilidade (os presidentes foram eleitos), são também os únicos que verdadeiramente são capazes de ter uma palavra dizer.

Assim,

1. Qual o intuito concreto desta auditoria para esta Direcção? Entregar o clube a um investidor estrangeiro e retirar os sócios para um plano secundário, como parte de um plano de saída único? A última etapa do Projecto Roquette?

2. Sabemos ao que chegamos mas não conseguimos responsabilizar ninguém? É que ainda ontem, Eduardo Barroso, Rui Oliveira e Costa, João Duque (só alguns exemplos) falavam de soluções milagrosas e que o passado já lá ia. Ou seja, suspeitam-se de determinadas situações e não fazemos nada? O ponto mais importante não é ter instrumento que nos permite saber que o "osso está partido". Mas está partido como? Foi intencional? Que efeitos produziu?

3. Não venham dizer que o Porto e Benfica também estão nesta situação. Isso interessa a alguém? A nossa preocupação é o Sporting. Ontem lá "caiu" um tal senhor que dizia que o nosso campeonato era o Barcelona, Real Madrid e Ajax, mas esquece-se que pelo menos os dois primeiros têm activos suficientes para cobrir o passivo. Algo que nós não temos, daí a falência técnica. Não precisámos de "Francesco Schettinos", mas de gente competente.

Se dúvidas existiam para alguns que a auditoria de gestão era o ponto mais importante de uma auditoria completa ao universo do Sporting, acho que essas mesmas dúvidas acabaram por se dissipar. Esta auditoria financeira só esclareceu para já uma coisa, é necessário ir mais fundo e apurar as responsabilidades. Como chegamos a este ponto ao fim de 13 anos?

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Desperdiçar uma liderança forte!

Viva o Quintana. Viva a Maria José Valério!

Quem é Nélio Lucas? A face visível da Doyen!