Naval 0-1 Sporting :: 14ªj. Liga Portuguesa

Devo começar por me dirigir aos adeptos Leoninos que marcaram presença na Figueira da Foz, onde me incluo, obviamente. Não é que sejamos mais Sportinguistas que os restantes, nem é esse o objectivo, mas para os 600 ou 700 que estiveram na Figueira da Foz a um sábado à noite, com uma temperatura a rondar os 2ºC, não será certamente o melhor serão mesmo sabendo que o futebol é um desporto fabuloso. O que nos move? O Sporting. A paixão pelo clube. O Sporting clube acima de tudo! Acima de jogadores, treinadores, direcção, SAD ou afins. Aquela camisola "passeia" pelo campo, que honra os nosso antepassados e que marca história a cada dia que passa, é a nossa fé!




Virando para o jogo, chegamos à conclusão que Liedson sempre tinha razão. Carlos Carvalhal retomou o 4-4-2, fazendo a vontade ao "Levezinho" e colocando-lhe como companhia Saleiro. Aliás, eu ainda ontem reclamava aqui no blogue, a oportunidade para este jovem jogador em detrimento de Postiga.

E não há mal nenhum voltar a um esquema táctico antigo, utilizado por Paulo Bento ou José Peseiro (Fernando Santos). Carvalhal disse-o quando pegou na equipa que jogar nesse sistema não seria nunca o problema, ter um plano B era o que faltava no tempo do anterior treinador. Claro que falta um plano alternativo como faltam jogadores. Falta muita coisa e não é novidade para niguém!


A vitória desta noite do Sporting é mais que justa. Após um período inicial onde a Naval ainda "mostrou os dentes", a única oportunidade do jogo para a equipa da casa foi bem cedo, desperdiçada por Marinho, e nada mais fizeram. até ao final do jogo. A partir desses momentos iniciais, o Sporting assentou o jogo, passou a controlar a partida e marcou por Saleiro, após bom trabalho de Liedson, o melhor em campo.

Até ao intervalo o Sporting poderia e deveria ter resolvido a partida. Primeiro poderia ter acontecido se Xistra tivesse marcado uma grande penalidade sobre Saleiro mesmo nas suas barbas, segundo se não fossem os jogadores do Sporting tão perdulários.

Na segunda parte, e já não é a primeira vez que o Sporting faz este tipo de jogo, controlamos em demasia. Desejamos tanto as vitórias, principalmente Carvalhal, que nem pensamos que marcando mais um golo tudo fica resolvido. Ao invés, circulamos o jogo, cansando a equipa adversária obrigando-a a avançar no terreno, esquecendo que a qualquer momento as coisas até se podem complicar. O que não foi o caso!

Dois apontamentos finais para Carlos Carvalhal. Vencemos o jogo. Sem dúvida o mais importante, mas aquela satisfação no final do jogo como se tivéssemos jogado de forma brilhante tem de ser mais controlada. Há muito trabalho para fazer na transposição defesa-ataque e há que evitar e muito, o excesso de pontapé para a frente. Depois, quando o 4º árbitro levantou a placa com 3 minutos de descontos, não me pareceu ser de bom tom colocar um jogador como Matías Fernandez (ou até outro qualquer) a 15 segundos de acabar o tempo de descontos. Não só não somos um clube para perder tempo, como o jogador do Sporting não merecia essa atitude.

Terminamos o ano de 2009 a vencer. Agora há uma pausa de Inverno que muito proveitosa terá de ser, para que 2010 seja um ano completamente inverso a este que está no seu fim. Amanhã há clássico na Luz, ver o jogo descansado e saber a quem vamos recuperar alguns pontinhos.

Comentários

Pedro Sousa disse…
Passou-me pela cabeça a ideia maluca de ir ver o jogo, mas quando vi a hora do jogo, ainda por cima naquele estádio ventoso e com esta temperatura, demoveu-me... também o meu entusiasmo já não era grande. Por isso mesmo, dou-te os parabéns Varela, pela coragem.

Quanto ao jogo, o Sporting voltou finalmente o seu esquema ideal. Encostou o Polga e apostou no Saleiro, o que também me agradou. Conseguiu fazer uma exibição mais coesa e teve mais de 5 oportunidades claras de golo. A defesa mostrou outra segurança (explicada pela ausência do inseguro do Polga).

Ganhamos e bem, mas confesso que não gostei de na 2ª parte ver o Sporting a começar a perder o meio campo com o Izmailov esgotado e o Moutinho partido e o Carvalhal nada fazer. E depois vai fazer aquele truque digno da “chiqua espertice” do futebol de querer gastar as substituições nos descontos.

Mas pronto, ganhamos!
JM disse…
"Devo começar por me dirigir aos adeptos Leoninos que marcaram presença na Figueira da Foz, onde me incluo, obviamente. Não é que sejamos mais Sportinguistas que os restantes, nem é esse o objectivo, mas para os 600 ou 700 que estiveram na Figueira da Foz a um sábado à noite, com uma temperatura a rondar os 2ºC, não será certamente o melhor serão mesmo sabendo que o futebol é um desporto fabuloso. O que nos move? O Sporting. A paixão pelo clube. O Sporting clube acima de tudo! Acima de jogadores, treinadores, direcção, SAD ou afins. Aquela camisola "passeia" pelo campo, que honra os nosso antepassados e que marca história a cada dia que passa, é a nossa fé!"

Gostei do comentário!!! Parabéns a ti e ao meu grande Sporting por mais uma vitória.
Alr disse…
Pedro grande abraço para ti e para os adeptos que foram a figueira, não é por acaso que somos considerados os Melhores adeptos do Mundo=)
Quanto ao jogo,na minha opinião Saleiro puderá vir a ser um jogador muito útil, gostei tambem da entrada do Postiga,faltou-lhe um golo.O mais importante são os 3 pontos e pouco a pouco vamos lá.

SL
Sérgio disse…
É por isso que eu nunca ponho em causa o teu sportinguismo ganda maluco.

Grande Abraço Varela
Anónimo disse…
Só nós sabemos, porque não ficamos em casa! Grandes Leões! CARREGA MEU SPORTING
Anónimo disse…
Os verdadeiros ontem estiveram na figueira, apesar de muitos daqueles jogadores, dirigentes corpo tecnico nao merecerem o frio, os km's que fizemos, mais uma vez o Sporting faz com que nos cometamos estas loucuras e ontem apesar do frio, la estava eu a ver o Sporting a ganhar 3 pontitos a ver se subimos um pouco na classificaçao
Anónimo disse…
Cumprimentos ao P. Varela pela sua abnegaçao e entrega a´causa sportinguista. Concordo globalmente com as doutas apreciaçoes, em especial com a referencia justa a esse grande jogador que e´Liedson. O SCP e´mesmo uma grande paixao! E´preciso acreditar! Agora que aquele que nos lesou seriamente se foi(P.B.), e´preciso arrepiar caminho, repensar a estrategia(se e´que havia...)e avançar em frente! Força SCP!!!
Saicedo disse…
Trampa de relvado areado, que mesmo assim não explica o mau espectáculo. Sportinguismos à parte, é assim que querem que a malta gaste dinheiro para ir à bola? Para ver solteiros contra casados? Péssimo, 22 jogadores que não ligam uma jogada, charutos prá frente, maus passes, más recepções, tudo lento, lento... valeu a luta e a entrega, ah, e finalmente terem descoberto que o 2º melhor atacante do sporting é o Saleiro!

Mensagens populares deste blogue

Desperdiçar uma liderança forte!

Viva o Quintana. Viva a Maria José Valério!

Quem é Nélio Lucas? A face visível da Doyen!