Sporting 1-1 Olhanense
















Início de campeonatos é sempre assim, ou há-de ser na aldeia da minha mulher ou do meu pai, e lá me estragam o jogo em Alvalade. Este ano com gamebox comprada esperava assistir ao primeiro jogo do Sporting ao vivo, já sabia que era em Alvalade, mas ainda estava com esperança que pudesse ser a um dia que me permitisse estar presente. Não foi possível, lá tive de ver no café O Local, onde começa a tornar-se um hábito quase tão grande como o Sporting não conseguir vencer em casa.

Ansiava por este início de campeonato com um misto de optimismo, porque há sempre um lado irracional num adepto de futebol, e com algum cepticismo porque calmamente percebe-se que não era possível fazer ainda muito melhor. Apesar do domínio evidente do Sporting, em posse de bola, em remates, oportunidades de golo e outras coisas mais, algumas das quais prometi não falar esta época, a vitória era merecida. Fico com a imagem do final do jogo, quando já os jogadores recolhiam ao balneário e Domingos encostado ao banco olhava para o relvado e dizia com um ar frustrado "puta que pariu". Mas estão a ver aquele "puta que pariu" de quem sente que parece perceber que há uma maldição em Alvalade e agora do lado de cá da barricada, aquilo foi-lhe natural!


Durante a semana, andei a mandar umas bocas ao Wilson Eduardo no Twitter, principalmente porque sendo jogador do Sporting devia ter algum cuidado na forma como fala do seu clube. Mas quando ainda faltava quase 1 hora para o jogo começar, coloquei uma imagem no Twitter, novamente, onde aludia à troca entre o 20 do Sporting e o 17 da Olhanense (imagem em cima). E ainda deu tempo para uma chamada a dizer ao meu avô, "olha...o Wilson Eduardo fazia melhor que o Yannick". Marcou em Alvalade, levei uma chapada de luva branca, e que apesar de tudo no final de contas podemos ser nós a lucrar. Agora não, quem sabe noutra altura. E agora que ninguém nos lê, o rapaz teve todo o tempo do mundo para rematar e marcar o golo com a calma necessária de quem fuzila uma grande penalidade fora de área. Mas isto normalmente, só nos acontece a nós. Até o Mexer jogou bem!

O Sporting iniciou a partida com apenas 4 jogadores novos: Rodriguez, Schaars, Jeffrén e Rinaudo, dos 14 comprados. Deste primeiro 11 inicial que Domingos apresentou pela primeira vez, não percebo Yannick, nem André Santos no posicionamento em campo e custa-me a perceber como iniciamos o campeonato com o Polga a titular, mesmo tendo feito uma exibição agradável, partindo do princípio que o eixo da defesa era uma prioridade de mercado.

De tarde tinha lido que Domingos já tinha escolhido os capitães para esta época, mas apesar de não saber quem eram, sempre adiantavam que João Pereira iria ser um dos escolhidos. E foi mesmo o primeiro capitão em jogos oficiais do Sporting. Domingos encontrou qualidades em João Pereira que  nós desconhecemos? Ou será que escolheu o impulsivo jogador no sentido de evitar que ele resmungue tanto e não seja estupidamente expulso naqueles ataques de raiva característicos? Custa-me entender João Pereira como capitão!

Entramos bem no jogo, com 20 minutos de qualidade e que aparentavam para um jogo diferente dos da época passada. Mas rapidamente velhos hábitos voltaram. Um ponta de lança tem de marcar quando se domina tanto, senão marca sai, até porque há soluções no banco. E não pode uma equipa jogar apenas por uma ala, finalmente tivemos um extremo a jogar em Alvalade, e desesperar pela inconsequência da outra.

Rapidamente se percebeu que o jogo ia ser sobre brasas, e não seria de esperar outra situação. A equipa ainda é jovem, não poderia estar rotinada ao ponto de manter aquele ritmo o jogo toda. Fomos muito perdulários e culpo Domingos por manter em campo Yannick tanto tempo e por não ter colocado Izmailov a titular. O russo em boa forma é simplesmente indiscutível nesta equipa.













Por fim, e porque hoje não quero entrar em grandes críticas, até porque seria fácil por não entrarmos bem no campeonato, quero destacar aquele que tem sido o nosso novo craque. Fito Rinaudo. Que raça, garra e paixão. Aquelas saídas da defesa em direcção ao meio campo, tivesse ele meias descaídas, fazem-me lembrar o Douglas, William Douglas. Para Rinaudo os jogos têm 90 minutos mais os descontos sempre ao mesmo ritmo. Estou fã!

Não ganhamos, fiquei desiludido, há volta a dar? Sim, sem dúvida. Comprar o bilhete para Aveiro é a solução para a frustração. O Sporting está de volta!

Comentários

Anónimo disse…
A tua última frase transmite tudo o que um sportinguista sente neste momento! Ao mesmo tempo que está desiludido com este empate injusto, está com aquela vontade de ver Aveiro cheio de sportinguistas para aí sim, termos um grande vitória!

Sporting Sempre
Anónimo disse…
Mais uma vez fomos vítimas de erros de arbitragem inacreditáveis.
No passado, a postura dos dirigentes do Sporting perante esses erros era inacrediotavelmente mansa e permissiva, pelo que os árbitros em causa não se preocupavam muito com a situação, pois já sabiam que nada iria acontecer.
Parece que agora as coisas mudaram um pouco e que os atuais dirigentes se manifestam mais fortemente contra esses erros que têm penalizado gravemente o Sporting, incluindo em termos de campeonatos e taças.
Mas não chega. A revolta tem de ser de tal forma, que mostre a certos árbitros que não é nada bom prejudicar o Sporting.
É um trabalho estratégico a fazer, sem o qual percam definitivamente a esperança em ganhar campeonatos, pois 2 pontos hoje, mais 2 ou 3 amanhã, etc, inviabilizam quaisquer hipóteses.
DUARTE
Bancada de Leão disse…
Duarte,

quero acreditar que o Duque dará um jeito nisso.

SL
Anónimo disse…
Que saudades desse Senhor de nome Douglas, só tenho ainda mais saudades de um outro que dava pelo nome de Balakov!
O Rinaudi é o jogador que cai no goto do Sportinguista, raçudo, luta até ao fim, e não dá uma bola por perdida.
Acho que depois de se adaptar totalmente ao futebol português (a questão das faltas é o que lhe falta melhorar) teremos um ainda melhor jogador.

Mensagens populares deste blogue

Desperdiçar uma liderança forte!

Viva o Quintana. Viva a Maria José Valério!

Quem é Nélio Lucas? A face visível da Doyen!