Bryan Ruiz é para ficar. Vendê-lo...é um erro!

Gualter Fatia/Getty Images

"Temos vontade em que o Bryan continue e também é a vontade dele."
Bruno de Carvalho

Estas declarações foram efectuadas pelo Presidente do Sporting quando chegou da Costa Rica depois de mais uma abertura de uma Escola Sporting.

De certa forma, para mim, foram tranquilizadoras. Espero, sinceramente, que sejam para manter, as declarações, até que se encontre um acordo possível e positivo para ambas as partes entre Sporting e Bryan Ruiz para o futuro do jogador.

O Sporting é o quarto clube pelo qual Bryan Ruiz fez mais jogos. Continuando como se espera para a época 17/18 e, previsivelmente, efectuando uma boa época, renovar por mais um ano,  o Sporting passará a ser o clube em que o Bryan Ruiz mais vestiu a camisola.

Não é o clube em que o Bryan mais golos fez, os 16 actuais ainda estão longe dos 42 que marcou no Twente, mas já é quase o clube em que mais assistências para golo executou: 22 e apenas 3 de passar para a frente.

Mas, curiosamente, é com Jorge Jesus que Bryan Ruiz mais jogos fez: 81. Superando em 3 aquele que era o treinador com quem mais tinha trabalhado: Michel Preud'homme. 

Desde que chegou ao Sporting, naturalmente, o seu valor de mercado subiu. É normal que haja, e se fale, em clubes interessados na sua possível contratação. Espero que o Sporting não embarque por esse caminho.

Pela Selecção da Costa Rica tem 95 jogos oficiais em 12 anos de convocatórias. É a estrela da companhia. 

E é a estrela não só pela sua qualidade em campo, como pela parte humana e aquilo que representa enquanto um símbolo do país.

Actualmente no Sporting é o jogador mais criativo. Não fez um época de alto nível, como tinha acontecido no ano anterior, mas como ele, quase todos os jogadores do Sporting estiveram muito abaixo do que era esperado. Carrega um fardo, ridículo, e que só podia acontecer no nosso clube. Os Sportinguistas, alguns, continuam a culpá-lo pelo título perdido da época passada. A cegueira e a procura de respostas a esse desaire, levou a isso!

Num momento em que lançamos tantos jovens no plantel, de quem se espera muito, é importante que esta integração seja feita com a ajuda de jogadores experientes, de qualidade e com capacidade para interagir com eles neste processo de aprendizagem. Neste particular falo de Ruiz, mas podia adicionar aqui o Rui Patrício, por exemplo.

É um jogador em que qualquer treinador confia, porque tem uma capacidade fantástica de adaptação as outras posições que não lhe são tão comuns. Veja-se, por exemplo, a posição número 8 que tem ocupado na ausência de Adrien porque, conhece os movimentos dessa posição e porque Jorge Jesus o colocou nesse lugar mostrando o lado de predisposição que o Costa Riquenho tem.

Bryan Ruiz é para ficar. Vendê-lo...é um erro!

Comentários

artnis disse…
É tecnicamente o vosso melhor jogador. Aos 'trintas', mercado para ele só se for na China !... Mas como se viu acerca de um ano atrás, o ilusionista, Bê de Azevedo. até a 80 'milhões' resiste ;-P
Bancada de Leão disse…
O ilusionista que fez as maiores vendas de sempre do Sporting? :D
Carloto disse…
É tudo muito bonito, depende do ordenado, para a época que está a fazer, alguns furos abaixo comparando com a época anterior e somando aquele falhanço que acabou por ser decisivo contra o Benfica.

No meu trabalho se errar/falhar daquela maneira, não sou promovido, posso até ficar encostado, depende da chefia!

Mensagens populares deste blogue

Desperdiçar uma liderança forte!

Viva o Quintana. Viva a Maria José Valério!

Quem é Nélio Lucas? A face visível da Doyen!