Abandonar o Losango

O próximo encontro diante dos Pescadores da Caparica para a Taça de Portugal, marca o início de uma nova etapa na vida do Sporting e o fim do Losango que nos tem acompanhado há alguns anos. Carlos Carvalhal poderá e deverá optar por alterar o esquema táctico já no próximo jogo, até porque a equipa que vamos defrontar não tem os mesmo argumentos que o Sporting e pode ser um óptimo teste para o embate com o Benfica na semana seguinte.

A defesa mantém-se inalterável, porque não se fazem omeletes sem ovos e como Carlos Carvalhal não tem uma varinha de condão para melhorar a qualidade dos jogadores, nada a fazer. Mas, daí para a frente tudo se pode transformar, já dizia Lavoisier!

Moutinho e Veloso recuados no meio campo permitiriam uma ligação mais directa entre o sector defensivo principalmente na transposição de bola para o ataque, e passavam a ter um papel fundamental que nas equipas de Paulo Bento há muito já não se via, fechar o meio campo, no sector defensivo impedindo que um qualquer jogador da equipa adversária atravessasse o campo de uma ponta à outra sem que alguém o parasse, qual super homem!

Depois um triângulo, isto foi só para manter as figuras geométricas, composto por Izmailov (quando recuperar da lesão) na direita, Vukcevic na esquerda e Matias Fernandes em ligação directa com o ataque onde estaria o inevitável Liedson. A amplitude atacante era bastante compensada.

Não sei se com este esquema os resultados vão ou não ser melhores, no papel e quem está de fora é sempre mais fácil opinar. Mas de uma coisa eu tenho a certeza, gostava de ver este esquema em acção. Podia ser que a alegria de ver o Sporting jogar, regressasse!

Comentários

Anónimo disse…
o que acabas de dizer n é bem um 4-3-3, mas antes um 4-2-3-1...
Bancada de Leão disse…
Mas eu não falei em 4x3x3 , e sim num 4x2x3x1.
Anónimo disse…
ok, entao o homem vai abandonar o seu 4-3-3

Mensagens populares deste blogue

Desperdiçar uma liderança forte!

Viva o Quintana. Viva a Maria José Valério!

Quem é Nélio Lucas? A face visível da Doyen!