Eufóricos? Nós? Anda tudo doido...

Não estamos contentes com o estado do Sporting. Verdade. Basta percorrer a blogosfera Leonina para perceber isso. Mas não é de hoje. Isto tem sido assim nos últimos anos. Debatem-se os problemas, posicionam-se soluções, criticam-se modelos e aperfeiçoam-se outros. Nada tem resultado.

Nos últimos tempos não conseguimos ser a principal equipa em Portugal. Tentamos, é certo, lutamos para conseguir estar ao nível de quem vem dominando o futebol em Portugal (ainda que à base de fruta), mas na hora da verdade tem faltado umas vezes a sorte, outras os árbitros e em tantas outras a classe.

Apelidam-nos de sermos o eterno 2º, o aliado do campeão. É o argumento dos fracos que todos os anos por alturas de Agosto andam eufóricos com a pré-época. Basta ler as anteriores edições do jornal oficial para perceber que a euforia reina ano após ano do outro lado da circular. E os jornais vendem. Logo, se não são os Portistas e os Sportinguistas a comprar, quem são? Já agora, leia-se alguns textos que por aí andam na net e percebam a alegria deles quando perdemos. Eufóricos, nós? Há quem ande, mas não veste as nossas cores!

Nunca ficamos em 6º lugar no campeonato. Nos últimos anos estamos habituados a frequentar a Liga dos Campeões, infelizmente este ano e por culpa nossa vamos jogar na Europa dos pequenos. Digna, mas que só serve os intentos de quem não consegue melhor. Tal como já tinha afirmado ontem, os objectivos terão de ser outros obrigatoriamente. Analisando as equipas que vão fazer parte da Liga Europa, percebe-se que com trabalho e boas exibições como ontem na primeira parte e em Alvalade, há muito para ser conquistado. Porque ainda há tempo, apesar de tudo!

Mas falando ainda da Liga dos Campeões, onde temos marcado posição regularmente, fala-se do nosso humilhante (não tenho problemas em usar a palavra) recorde nessa competição. Foi um marco pesado na história do nosso clube, mas nessa mesma época numa competição de qualidade claramente inferior, houve um clube que em 4 jogos não venceu, marcou 2 golos e sofreu 7. Ficou em último lugar da fase de grupos, onde figuravam os colossos Metalist, Hertha, Galatasary e Olympiakos (coloquei os clubes para comparar com o nosso grupo que tinha o campeão europeu Barcelona e o vencedo da Taça UEFA Shakhtar), tendo conseguido num ranking global dessa competição a pior prestação de sempre de uma equipa portuguesa. Brilhante! Mas nós e que andamos eufóricos!

E depois vem a formação. Falam e falam da formação do Sporting. Não há dúvidas que é uma das melhores do mundo. Não fomos nós que o dissemos, houve reconhecimento de outras entidades. Onde insistem? Que no ano passado não vencemos nada. Brilhante. Bem sabemos que ainda não conseguimos ganhar campeonatos à pedrada, mas é mais que constatado que nos últimos anos a formação é dominada pelo Sporting. Seja em títulos, em convocados para as selecções. Aliás, basta ver o plantel principal para perceber os "frutos" dessa mesma formação.

Eufóricos não andamos. Bem pelo contrário, conscientes das nossas dificuldades e que são muitas. Procuramos soluções que teimam em não aparecerem. Estamos conscientes da luta que vamos travar contra as inúmeras adversidades ao longo da época, mas somos Sportinguistas do coração e estamos habituados a saber sofrer pelo nosso clube. Vivemos com realismo! Eufóricos? Nós? Anda tudo doido...

nota: este texto tem com base um que foi escrito num blogue benfiquista, é que há coisas que devem ter resposta!

Comentários

Vit disse…
que pequenez achar que a culpa é da fruta, da sorte e dos arbitros, a culpa é da falta de classe que referes e da da falta de ambição.
Procurar desculpas fora da sporting é ilibar toda a merda que se faz dentro do clube, e assim continuam todos felizes e o sporting a afundar-se cada vez mais.
Acabou-se o tempo em que com 2ºs lugares conseguiam entrar directamente na champions.
Bancada de Leão disse…
Não é procurar desculpas fora, é constatar factos além dos nossos problemas internos.

A história dos 2ºs sempre foi um argumento do outro lado da circular para menosprezar o que conseguíamos. Claro que houve um Presidente do Sporting que ajudou à "missa", mas isso já passou!
Nuno disse…
os adeptos sporting ontem quando a equipa estava a ganhar 1-0 deviam ter atacado os adeptos da fiorentina à pedrada. era apuramento garantido.
Anónimo disse…
sporing sempre.. nos bons e maus momentos, temos que valorizar o que e nosso ,para amandar abaixo ja chega a lampionagem.

Mensagens populares deste blogue

Desperdiçar uma liderança forte!

Viva o Quintana. Viva a Maria José Valério!

Quem é Nélio Lucas? A face visível da Doyen!