100 dias e agora?

Passaram 100 dias desde que José Eduardo Bettencourt se tornou Presidente. Esse período enquanto conceito remonta ao primeiro mandato de Franklin Roosevelt como Presidente dos Estados Unidos. Estávamos no ano de 1933, e esse período é aquele momento onde criamos directrizes, enviamos mensagens, ratificamos projectos e/ou ideias que irão marcar o restante tempo de mandato. E isto funciona na política, nas empresas ou no futebol. Principalmente os Americanos, consideram que este período particular conquistou o seu espaço próprio na cultura popular.

E porque fui eu lembrar deste momento?Fácil. Naquele que é o primeiro dos restantes dias, o Sporting comunicou à CMVM o relatório e contas para o exercício de 2008/2009. Houve alturas que os li de fio a pavio porque sempre me interessou a parte financeira relativa ao clubes hoje sinceramente não estou com "pachorra" para ler as 145 páginas que compõe o relatório deste ano. Prefiro na diagonal e suportado num outro documento também do Sporting lançar alguns pontos fundamentais relativamente àquele que é um dos mais preocupantes estrangulamentos financeiros do Sporting, mas que é preciso saber ler (já vi por aí blogues rivais a dizer cada besteira).

Apesar de todas as contrariedades os Proveitos Operacionais do Sporting tiveram um crescimento. Pequeno, é certo, mas que reflecte um ligeiro aumento derivado da boa campanha nas competições europeias que conseguiu suplantar o decréscimo da bilheteira (bilhetes e bilhetes de época, preocupante) e das vendas em merchandising que sofreu um duro golpe com a falência da TBZ. Facto assinalável é que as vendas relacionados com bilhetes desceu. Fruto de uma desastrosa (ou quase) época desportiva a nível nacional. Isso é que os Dirigentes devem ter em atenção.

Mas é nos Custos Operacionais que eu fico abismado com esta forma de pensar, que espero que esta Direcção tenha a coragem e frontalidade de combater. Esta rubrica aumentou! E qual foi um dos factores que levou a esse aumento? Tal como diz no documento oficial do Sporting "aumento dos prémios resultante da boa performance europeia". Não faz sentido que uma Direcção seja remunerada de tal forma que coloque em risco a saúde financeira do clube. Até porque a boa performance europeia que falam no relatório também teve episódios muito tristes e únicos na vida do Sporting.

O Cash Flow foi positivo, tal como o EBITDA, o que poderiam ser bons sinais, mas em contra partida o aumento das amortizações, perdas por imparidades com os passes dos jogadores, do investimento e da não venda de activos levou a que o Resultado do Exercício tivesse uma queda brutal para os 13 milhões de euros negativos. O Sporting só consegue equilibrar as contas sempre que efectua transacções de algum dos seus activos. Não é novidade. Não acontecendo este facto, o vermelho (bate na madeira 3 vezes) logo aparece!

E por fim, aquilo que é mais preocupante. Pois se no parágrafo anterior, as contas podem ser equilibradas com, por exemplo, uma boa época europeia em termos financeiras ou com a venda de um jogador, continuamos a apresentar Capitais Próprios negativos. O activo é inferior ao passivo (que até teve uma ligeira quebra, tradicional fórmula), que equivale a dizer que continuamos em falência técnica. Preocupante! Porque, os tempos passam e não há forma de dar a volta a este problema.

Volto ao início da mensagem principal, pois passaram os primeiros 100 dias. Bettencourt tem de arregaçar ainda mais as mangas, se é que elas já não estão quase nos ombros. E poderá ser a altura para rever se durante esse período preparou o futuro como o líder do Sporting, e assim sendo deixo algumas questões?

- Será que se preparou bem durante este "período de contagem decrescente"?
- Definiu e alinhou as expectativas?
- Criou a sua equipa de gestão?
- Pensou/Elaborou a sua agenda estratégica?
- Está preparado para iniciar a sua transformação da cultura organizacional?
- Comunicou bem?
- Resistiu às tentações que armadilham os novos líderes?
- E por fim, sendo a mais importante, está preparado para devolver os títulos ao futebol do Sporting?

A bem do Nosso clube, espero com sinceridade que estejamos perante uma nova era!

Comentários

Sérgio disse…
Bom post Varela !!!

A resolução da falência técnica da SAD está dependente das VMOC pelo que sei, sendo aprovada em AG as VMOC permitiram encaixar directamente na SAD segundo li 60M€.

SL,

Mensagens populares deste blogue

Desperdiçar uma liderança forte!

Viva o Quintana. Viva a Maria José Valério!

Quem é Nélio Lucas? A face visível da Doyen!