Quando param o Benfica quem se trama é o Sporting

Por
zé diogo quintela

MAIOR do que o entusiasmo que uma goleada do Benfica causa nos adeptos benfiquistas, só o entusiasmo que uma goleada do Benfica causa nos adeptos do Sporting. É que, se o Benfica não ganhar categoricamente, no dia seguinte o Sporting vai ser alvo de chacota, independentemente do resultado. Foi o que aconteceu há três semanas. O Sporting ganhou ao Hertha de Berlim e o Benfica perdeu com o AEK de Atenas. No dia seguinte, a capa de A BOLA destacava a vitória do Sporting, com a legenda Tesourinho Deprimente. Como um dos quatro autores da expressão (juntamente com os meus colegas do Gato Fedorento), não pude deixar de ficar vaidoso. Por outro lado, também não pude deixar de estranhar o destaque negativo dado a uma vitória do Sporting, quando à derrota do Benfica se deu apenas uma tirazinha no fundo da primeira página. Quando o Benfas não joga já é normal dar-lhe o destaque da capa (com o Aimar que está «muito contente», ou o Cardozo que está «muito confiante», ou Saviola que «tem botas novas»). Se o Benfica joga no dia anterior, então, a capa é mesmo toda dele. Para isso não acontecer é preciso que o resultado tenha sido desagradável e é preciso também arranjar um bode expiatório. Dessa vez, a manobra de diversão foi torcer o nariz a uma vitória do Sporting. É por não querer ver o meu Sporting ser achincalhado desta maneira que eu não me importei de ver o Benfica ganhar por cinco ao Everton. Foi da maneira que, no dia seguinte a nossa vitória e quase apuramento não teve desonras de primeira página, tipo «Vergonhosa vitória do Sporting quase garante repugnante apuramento».

Suponhamos que um extraterrestre chegava a Portugal no dia em que saiu a tal edição do Tesourinho Deprimente. Suponhamos também que a primeira coisa que fazia (depois de contactar o seu agente de viagens interestelares, insultando-o por o ter mandado para aqui) era ler A BOLA. De certeza que ia ficar a achar que o Sporting era um grande clube, cuja escassa vitória contra uma equipa alemã era criticada. Por outro lado, também ia achar que o Benfica não podia ser um clube lá muito relevante, se à sua derrota contra uns gregos não era dado nenhum destaque. Mas se calha o ET aterrar noutro dia qualquer, com outra capa qualquer, ia ficar a pensar que o Benfica era um clube importante. Sobre o Sporting não ia ficar a pensar nada. O provável é que ficasse sem saber da existência do Sporting.

Esta época, não há dúvida que o Benfica está a jogar muito melhor do que na anterior. Também não há dúvida que os adeptos estão muito mais entusiasmados do que no ano passado. O único factor que permanece constante é o apoio incondicional dos jornais.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Desperdiçar uma liderança forte!

Viva o Quintana. Viva a Maria José Valério!

Quem é Nélio Lucas? A face visível da Doyen!