A azia de Paulo Bento

Desdobrou-se em entrevistas em tudo o que é jornais e televisões mal colocou os pés fora do Sporting. Não me preocupa esse factor, detesto que falem apenas algumas coisas quando estão fora do barco, tipo ratos do porão. Se está com azia e não percebe as razões, afinal todo o carácter que tem (tinha), estava mascarado. No entanto, vou destacar os pontos positivos e negativos da entrevista de hoje no Record sem grandes comentários e cada um tire as suas conclusões:

1. Ainda acredita, Paulo Bento, que o saiu do Sporting pelo 2 minutos em Guimarães e pela bola ao poste contra o Marítimo. Que falácia!

2. Falou em doutores que são portadores de notícias internas do clube. Pena que não coloque os nomes;

3. O Benfica não ganhou mais que o Sporting na última década, no entanto, o Benfica seguiu o seu caminho e o Sporting ainda procura o seu;

4. Paulo Bento fala em falta de liderança e de coragem, mas afirma que no dia 6 de Novembro foi dado o primeiro passo para que a coragem esteja de regresso. Por acaso esse dia fica marcado como o dia do "circo em Alvalade", que finalmente parece estar a desvanecer;

5. O cenário que se repetiu nos jogos após Nacional, Twente e Florença foram criados e visavam uma estratégia para colocar fora do clube 3 pessoas: Paulo Bento, Pedro Barbosa e Ribeiro Teles;

6. "se um dia o Sporting, pela falta de militância que dizem, apenas tiver 6.600 adeptos no estádio e os 6.000 conseguirem calar os 600, o Sporting será melhor clube. Eu respeito todos. Mas respeito muito mais os 6.000 que pagam a gamebox e têm o direito a algumas coisas do que os 600 que ainda recebem algo em troca e têm o dever de apoiar."

7. Não entendo as mensagens subliminares que Paulo Bento envia a Rogério Alves. Primeiro acha que foi o Presidente da AG foi deselegante, mas não deixa de colocar em causa a figura de Rogério Alves afirmando que é uma figura de cargo e não de conquista de história no Sporting. Só percebo que Paulo Bento esteja de maus fígados com Rogério Alves por este ter dito algumas verdades, principalmente, nos últimos tempos. Pode-se ser uma figura importante na estrutura e não ser conivente ao ponto de se ser um "Yes man" da direcção;

8. "Jogamos noutros sistemas mas não deram por isso. (...) Houve intoxicação com algo que não é verdade"

9. "Por exemplo, aquilo que se passou na Taça da Liga é aberrante. A única pessoa que sabe que não foi penálti, até hoje não foi ouvida e nunca disse o que se passou no Estádio do Algarve.(...) Era preferível ele não ter ido à SIC no dia seguinte fazer a figura que fez." Neste ponto estou em sintonia com Paulo Bento, foi sempre correcto e frontal e nunca se escondeu. Disse sempre as verdades sobre a podre arbitragem em Portugal.

10. "Se os Sportinguistas pensarem bem, e reportando-nos a esta década, têm poucas razões para ter inveja do Benfica. Nunca houve ninguém do Sporting que dissesse que o objectivo era ficar à frente do Benfica."

11. "Merecíamos o título de 06/07"

12. "Houve uma humilhação: a eliminatória com o Bayern. E não ter conquistado o título."

13. "Nunca sairei pela porta pequena de qualquer clube. porque não vou mudar. Serei sempre como sou". É uma pena que Paulo Bento pense desta forma. Mudar pode ser uma virtude em determinadas situações.

14. "Sim, já falei com ele (Carlos Carvalhal). Houve um pedido e mostrei toda a disponibilidade para trocarmos impressões sobre o Sporting."

15. "Tem a ver com questões de confiança. Gosto de trabalhar com certas e determinadas pessoas e não me via de forma alguma a trabalhar com o Sá Pinto. E acho que ele não se via a trabalhar comigo."

16. "Até porque entendo que agora o Carlos Carvalhal foi uma decisão mais do presidente, enquanto a primeira opção me parecia mais de quem entrou, neste caso do Sá Pinto, do que propriamente de José Eduardo Bettencourt."

17. "Simplesmente na altura não era um jogador (Varela) que se enquadrasse na forma de jogar do Sporting."

18. "Angulo e Caicedo vivem as dificuldades inerentes a um período de adaptação. Mas não estão, de facto, a render o que esperávamos. (...) Matías vale o investimento."

19. "dificilmente voltarei ao Sporting."

20. "Vukcevic cresceu pouco em termos tácticos. (...) um jogador que tem um ambiente extraordinário em Alvalade, que tem realmente essa espontaneidade, mas não é um grande jogador. Só será um grande jogador quando conseguir integrar-se melhor na manobra coletiva."

21. "Se o Stojkovic ficou satisfeito ou insatisfeito (com a saída de Paulo Bento), é-me completamente indiferente. Se me perguntarem a mim se a partir de determinado momento ficaria mais satisfeito se não o tivesse no plantel do Sporting responderia: claramente!"

Comentários

Sérgio disse…
Azia do Paulo Bento !???

Frontal como sempre não se escondeu e há coisas que só agira fala porque na altura era treinador do SCP.

Se calhar as declarações delem é que provocam alguma AZIA a muito boa gente Varela.

SL,
Bancada de Leão disse…
Sérgio,

Para mim esta entrevista soa a "azia". No entanto reconheço que o Paulo Bento foi sempre frontal enquanto treinador do Sporting.

Mas se ele diz que o 6 de Novembro foi um momento de viragem no clube e que o Presidente deu um passo rumo a um novo futuro, então se calhar fazia-lhe bem não dar tantas entrevistas a destilar algum ódio.

Mas isto é a minha opinião. Apenas e só.
Anónimo disse…
A mostrar a sua costela benfiquista, finalmente .. Para que abram os olhos, que quando ele diz que dificilmente voltará ao Sporting, ainda bem que o diz e espero que tenha a certeza disso, nunca mais há-de ter lugar no Sporting. E a alguns, nem tentem comparar Paulo Bento a Ricardo Sá Pinto sff, estamos muito melhor servidos agora
Anónimo disse…
Se Varela não é mau jogador, bem pelo contrário, o teu sistema táctico é que era mau! Varela enquadra-se em qualquer dos "3 grandes" de Portugal
Anónimo disse…
Perdeu toda o respeito e consideração de muitos sportinguistas e perdeu uma oportunidade para estar calado! Vai ganhar dinheiro a trabalhar do que a dar entrevistas
Alexandre Calado disse…
Li a entrevista toda. Talvez por isso, mais do que a transcrição de algumas partes, gostaria de saber o que pensas de cada afirmação.

Sobre a entrevista, confesso que percebo porque lhe chamas aziada, mas não fiz essa interpretação. A verdade é que são muitas páginas, mas poucas novidades. O Bento foi Bento e disse o que tem dito sempre. Aliás, há uma frase que por acaso não destacaste e que lhe é característica. É quando insiste que a mão do Ronny foi decisiva para a perda de um campeonato. Ele achar, ainda hoje, que um golo de mão à 3ª/4ª jornada, num jogo que estava a zeros, foi determinante no título é simplista e intelectualmente desonesto. Percebo que na emoção do campeonato ou em função de uma estratégia comunicativa do clube que se insista nessa falácia. Agora estando fora do Sporting poderia pensar um pouco mais sobre as várias incidências de cada época. Mas isto desvia-nos do essencial.

Para mim o essencial da entrevista, até porque o resto é mais do mesmo, é o que diz e o que insinua do Sá Pinto. Até hoje pensei que as pessoas que o Bento apontava de estarem a construir um cenário eram externas. Hoje fiquei a pensar se não são internas e se o Sá Pinto não é uma das caras. Uma coisa é evidente da entrevista, o Bento não confia no Sá Pinto. Não confia ao ponto de ter afirmado que ele o impedia de estar no futebol do Sporting, mesmo sabendo que o outro preparava terreno para entrar.

Acho que isto é que deve preocupar os adeptos do Sporting. Sinceramente. Tens um presidente que na saída do Bento afirma que nunca o despediria, que dentro em pouco todos os adeptos do Sporting iriam sentir a sua falta, que só aceitou a demissão porque o Bento lhe explicou bem porque tinha que sair. Portanto, um presidente em total comunhão com o treinador.

E esta comunhão dura a tal meia hora. Porque mal ele sai convida para gerir o balneário do clube uma pessoa que estava banida do futebol do Sporting enquanto o Bento lá estivesse. Não é estranho? Dizeres que a saída do treinador é algo irreparável para o Sporting, mas no dia seguinte ires buscar alguém que o os responsáveis do futebol não aceitavam?

E pergunto? As 600 pessoas de que fala o Bento são as claques? Não é curioso que o treinador não seja apresentado, mas as claques entrevistem o treinador a ver se gostam e depois vão dar uma conferência de imprensa? E isto tudo com o patrocínio do Sá Pinto?

Como benfiquista digo uma coisa: tudo isto me agrada.
Bancada de Leão disse…
Alexandre,

O que referes é tudo verdade e dá que pensar. Sinceramente, gostei da forma directa como resumiste a entrevista do Paulo Bento.

Eu não opinei muito mais, porque ainda ando há procura de um rumo, de perceber como chegamos a este ponto, como sair dele e por aí fora.

Tarefa como deves compreender não é nada fácil e por vezes pode levar até a alguma esquizofrenia de ideias.

Abraço,
Varela
Anónimo disse…
Se o Bento fosse melhor treinador era... o Octávio Machado
jmbb disse…
Aquilo que o Paulo Bento refere há muito que é um problema no Sporting.
Alguém vê o Pinto da Costa ou o Luís Filipe Vieira a serem postos em causa?
No Sporting é o treinador, é o Director desportivo, é o administrador da SAD, é o Presidente, todos são constantemente postos em causa, até por pessoas que fazem parte da organização, como foi o caso do Rogério Alves.
Mas há muito que o alvo tem sido o Paulo Bento de forma a atingir os outros. Não digo isto agora, há muito tempo que disse que estava montada uma campanha contra estes elementos.
Os sportinguistas têm que escolher o caminho que querem se é apoiar a sua equipa ou continuar com estas intrigas palacianas.
O meu caminho sempre foi o do apoio, enquanto Paulo Bento esteve a frente do Sporting torci sempre pelo seu sucesso.
Com Carvalhal farei o mesmo terá sempre o meu apoio enquanto for treinador do Sporting.
Paulo Bento já teve direito ao seu desabafo que também é merecido. Agora tem que prosseguir a vida dele que já nada tem a ver com o Sporting.
OLeãoRampante disse…
Sinceramente Pedro Varela, cada vez fico com menos vontade de ler o teu blog...

Sempre fui um assiduo ao teu blog, mas este tempo em que o Sporting esteve e esta mal, desiludiste-nos muito...

Nao faco aqui mais juizos de valor, porque nao tenho esse direito, e talvez por respeito, mas pobre e mal agradecido nao somos!! Muito menos ao Paulo Bento!

Quem defende o Stoi, que fez o que todos sabemos, nao pode ser do Sporting!!

Rua convosco!!!
Bancada de Leão disse…
Caro OLeaoRampsnte,

o primeiro a comentar é talvez um dos meus mais antigos amigos e que lê o blog há muito tempo, neste momemnto temos opiniões difirentes mas não me vem arcar dessa firma como o fazes, que quase me apetece dizer de "cobarde".
temos direito a opiniões e manifesta-las e digo-te de carad que não é por dizeres "rua convosco" que és mais Sportinguista que eu, mas isso tenho a certeza.
Compreendo mais facilmente um comentário do jmbb, da forma construtiva que o fez.

Se vais deixar de ler o blog porque as opiniões são diferentes mas fundamentadas, então lamento-o sinceramente.

SL
Sérgio disse…
Acho que a entrevista do PB deveria servir para termos noção de que no SCP não remam todos para o mesmo lado.

Devia servir como um aviso à navegação e aos Sportinguistas e não como desabafo ou "azia".

Ele é claro o suficiente quando diz que sai do SCP porque tinha chegado à conclusão que já não era solução.

1º identifica claramente o Rogério ALves como alguém que faz jogos de poder dentro do SCP, e se todos nos relembrar-mos que foi ele um dos 1ªs a falar publicamente e a por em causa o PB, tendo de seguida moderado o seu discurso ... até ontem !!!.

Relativamente ao Sá Pinto é preciso ler o texto completo para se perceber o contexto das afirmações :

"«Sabia que Sá Pinto voltaria no dia em que eu saísse»
R – Foi o treinador que dispensou Sá Pinto quando ele desejava continuar a jogar no Sporting. Tinha a certeza que no dia em que saísse ele estaria de volta?
PB – Acho que era uma coisa mais ou menos certa. Em relação à questão da dispensa, é preciso esclarecer que não fui eu que andei durante o ano todo a dizer que ia terminar a carreira. Depois eu tinha que tomar uma decisão. E a que tomei foi de não continuar a contar com ele como jogador. Agora este regresso não me surpreende. Era uma questão de tempo. Logicamente enquanto estivessem estas pessoas na estrutura do futebol, ou pelo menos enquanto eu estivesse na estrutura do futebol, não trabalharia comigo. Agora, saindo esta estrutura parecia-me claramente que era ele quem ia entrar.
R – Mas Sá Pinto não trabalharia no futebol por sua vontade…
PB – Por minha vontade. Acredito que pela dele também, mas por minha vontade seguramente.
R – Tem a ver com esse ano?
PB – Tem a ver com questões de confiança. Gosto de trabalhar com certas e determinadas pessoas e não me via de forma alguma a trabalhar com o Sá Pinto. E acho que ele não se via a trabalhar comigo.
R – E a entrada dele para diretor de futebol?
PB – Acho que era uma questão de tempo. Para mim não foi uma surpresa e tendo em conta o que se passa no Sporting, acho-a perfeitamente natural. Quando terminasse esta estrutura que saiu, ele estaria dentro. Aliás, ele já trabalhava lá dentro. Penso que sendo uma pessoa que estava nas relações externas, de certa forma já trabalhava internamente. Até porque entendo que agora o Carlos Carvalhal foi uma decisão mais do presidente, enquanto a primeira opção me parecia mais de quem "

PAra terminar gostaria de dizer que conheço poucos sportinguistas como o Varela que sempre apoia o seu clube, já assistimos a muitas partidas e mesmo nas derrotas nunca, repito nunca deixou de apoiar o nosso SCP.

E isso é que o nós sportinguistas temos de fazer sempre ... !!!

SL

Mensagens populares deste blogue

Desperdiçar uma liderança forte!

Viva o Quintana. Viva a Maria José Valério!

Quem é Nélio Lucas? A face visível da Doyen!