Ser Sporting com paixão!

Se o Sporting perde, somos um clube pequeno que caminha para o abismo, sem futuro e sem rumo. Todos se riem, nisso até o Presidente ajudou, a troça generaliza-se. A Bola logo faz capas mirabolantes, rapidamente se inventam histórias e o futebol é visto noutra dimensão racional.

O Sporting ganha, melhora qualidade exibicional (mesmo tendo sido contra os Pescadores), e logo atiram que a nossa felicidade é conquistada contra um clube da III divisão.

O Sporting ganha, o Benfica ou o Porto perdem (este último teve medo de jogar e de perder), e a felicidade que vemos nas derrotas dos grandes rivais é vista como um acto de "silly season". Não podemos festejar porque, novamente, o futebol é racional. No caso da derrota do Benfica logo somos apelidados de anti benfiquistas e que esse é o nosso primeiro clube.

Engraçado porque nesse particular estou perfeitamente à vontade. Talvez por ser do Norte, atiro para o ar, nunca tive problemas em ver o Benfica vencer nas competições europeias ou o Porto. Agora quando falamos de competições internas...só vejo Verde e Branco!

A irracionalidade e paixão com que vivemos o futebol é que faz deste espectáculo, "o melhor do mundo"!

O Sporting ontem venceu e logo escrevi o que me parecia ser razoável para escrever sobre o momento. O Benfica, já que o Porto não jogou, perdeu e foi eliminado. Não vejo o problema de festejar, e quando digo festejar é "sorrir", "soltar uma ou outra gargalhada" ou escrever uma ou outra brincadeira sobre essa eliminação. Faz parte da beleza do futebol!

Para a semana que vem, no sábado há derby. Não sou irracional ao ponto de pensar que de um momento para o outro, o Sporting é a melhor equipa a praticar futebol (melhor equipa do mundo é sempre). Vai ter muitas dificuldades contra o eterno rival, eles são fortíssimos do meio campo para frente, que colide com o nosso pior sector como ainda ontem se viu. Muito trabalho pela frente para Carvalhal!

Podemos vencer e continuamos longe. Podemos perder e tudo ficará quase irremediavelmente arrumado. E agora? Nada de novo. Isto tem sido a história do futebol desde o seu nascimento. Será que podemos viver sem isto? Podemos, mas não é a mesma coisa!

Comentários

João disse…
Duas coisas:

Não acho que seja a irracionalidade que faz do futebol o melhor espectáculo do mundo. Até porque a rivalidade não tem que ser irracional. E mesmo quando o é não tem que ser cegamente irracional.

Segundo, como disse no outro post "gostar" da desgraça dos rivais é normal e universal, pelo menos em provas internas. É o sal do futebol! Como diria um amigo, "eu gosto tanto de ver as vitórias do Benfica como as derrotas do Sporting"! Na Europa a coisa já pode ser diferente. O que eu critiquei foi a cegueira, na minha opinião é óbvio, em ligar uma derrota justa mas longe de esmagadora e com um final que até poderia ter sido outro se tivessemos tido outra sorte, ao facto de o Benfica estar a cair em desgraça e estar a fazer más exibições. Da mesma forma que eram poucos os que negavam o bom futebol da era Peseiro, dificilmente o poderão fazer agora com o Benfica. Só uma irracionalidade muito patética para o fazer. Mas tal como o Peseiro provou, é possível jogar bom futebol e não ganhar nada... Valha-nos, para bem do benfica, e na minha opinião, que o Jesus tem outra consistência e acima de tudo outra postura perante os jogadores que o Peseiro não teve/tem e o acabou por destruir!
Nuno disse…
"Porto perdem (este último teve medo de jogar e de perder)"

dizem eles que foram jogar tranquilamente ao restelo em vez de jogarem na casa do adversário, como dizia o sorteio.
Nuno disse…
Este comentário foi removido pelo autor.

Mensagens populares deste blogue

Desperdiçar uma liderança forte!

Viva o Quintana. Viva a Maria José Valério!

Quem é Nélio Lucas? A face visível da Doyen!