Villas Boa out, Sporting à procura de rumo!

Bettencourt "bate" à porta da Académica e pergunta quanto custa Villas Boas. Simões responde e o Sporting aceita ou não. Esta seria a forma mais natural de realizar a aproximação ao treinador que o Sporting pretendia contratar. Se possível antes de tudo sair para os jornais. Devo já dizer que não concordo com os valores que se avançaram, 2 milhões (ou até 1) por um treinador sem curriculum é ridículo. Sabendo de antemão que provavelmente metade do valor teria de ser pago em dinheiro e colocado num envelope que por acaso seria encontrado no carro do Presidente da Académica.

Grave, é o facto do Sporting não saber fazer negociações. Não é de agora, nem culpa deste Presidente, é um estigma que nos acompanha há alguns anos. Lembro-me de tempos mais recentes dos problemas nas negociações com o Nacional. O Sporting assume uma posição inteiramente institucional e pensa que estão banqueiros sentados numa mesa oval a negociar spreads e afins bancários. Fosse utilizada, mais uma vez a tão proclamada boa escola do Porto que Bettencourt preconiza, e o Sporting oferecia determinada verba à Académica, e por trás negociava directamente com o treinador uma outra quantia para que este forçasse a posição de saída. Jogar em 2 terrenos ao mesmo tempo.

Falando ainda deste processo conturbado, apetece-me colocar a questão também da seguinte forma. Jesualdo está fragilizado no Porto. No final da época deverá sair. Villas Boas pode muito bem ser o próximo a sentar-se no banco dos Dragões. Faz sentido. E não é preciso fazer muitos filmes.

Villas Boas ainda não provou nada. Tem 3 jogos na Liga Sagres e nunca poderia valer tanto como Jesualdo custou ao Porto ou Jesus ao Benfica. Não faz sentido ser contratado por valores tão elevados, só por ter estado tão perto de Mourinho que saiba qual o perfume que o "Special One" usa todos os dias. É pouco!

Mas reconheço-lhe valor. Teórico, de métodos de trabalho, de acesso a jogadores que neste momento no Sporting não há capacidade para atingir, ser jovem e ambicioso. Entrava no Sporting num ano...zero. Com tempo para modelar a estrutura ao seu gosto e não lhe ser cobrado absolutamente nada. Já havia alguma empatia com alguns adeptos e se os resultados desportivos aparecessem, tudo poderia ser um tónico para um volte face na época. Mas que deveria sentir-se orgulhoso de poder ser convidado para nos treinar. Nós somos o Sporting!

Vira-se uma página e quem pode sair fragilizado? O próximo a ser escolhido. Inevitavelmente será sempre uma segunda escolha e isso não será esquecido quando entrar em Alvalade para a sua primeira conferência de imprensa. O Sporting tinha de contratar aquele que sempre teve em mente. Falhamos e isso preocupa-me. Bettencourt cada vez mais dá mostras de fragilidade ao nível dos relacionamentos puramente futebolísticos. Aqueles em que é preciso andar de mangas arregaçadas e mandar umas caralhadas para o ar!

Tudo volta ao ponto de partida, Sporting à procura de treinador e rumo, mas sempre com um handicap de ter falhado a contratação da primeira escolha!

Comentários

Anónimo disse…
Concordo com tudo o que dizes, perdeu-se a animação, e falo por mim, quero ver Leonel Pontes e companhia a andar dali para fora, já nao os consigo aturar! Agora vai-se falar mais no Villas Boas e no que realmente falhou para ele não assinar pelo Sporting do que outro nome que surja
Antonio Antunes disse…
Grande argumento, oh Varela... onde tu vês teorias, eu só vejo uma enorme oportunidade de Académica encher os cofres. Pela primeira vez, acho que Simões esteve bem.
Bancada de Leão disse…
António,

isso é a tua costela da Académica a falar.

Não tenho dúvidas que o Porto apareceu por trás. Já o confirmei até por outras vias.

O Simões esteve bem...mandado!

Se o Sporting oferecesse 2, ele pedia 3! ;)

SL
Anónimo disse…
Sempre o Porto... Sempre o Porto...
Vês o Porto em todo o lado e não percebo porquê. O Bento não falou em complexo de inferioridade em relação ao Porto mas devia...

Mensagens populares deste blogue

Desperdiçar uma liderança forte!

Viva o Quintana. Viva a Maria José Valério!

Quem é Nélio Lucas? A face visível da Doyen!