O Sporting e o mercado

Os ingredientes necessários: 1/2 litro de leite, 8 fatias de pão de forma, 6 ovos, 6 colheres de açúcar, casca de meio limão,2 paus de canela, óleo, açúcar e canela q.b.
Ferva o leite com o açúcar, a casca de limão e os paus de canela. Deixe arrefecer. Bata os ovos com um garfo. Passe as fatias de pão pelo leite e depois pelos ovos batidos. Aqueça bem o óleo e frite as fatias de pão dos dois lados. Escorra-as sobre papel absorvente e passe-as por uma mistura de açúcar e canela.

Agora que já falei da receita das rabanadas, falemos do Sporting. De um momento para o outro, com o regresso do Sporting ao mercado, parece que qualquer que seja o jogador que vá vestir a nossa camisola, simplesmente não presta. Não tem qualidade. O João Pereira porque gozou anos e anos com o nosso clube, porque é um lampião assumido, porque veste cuecas vermelhas, etc, etc. Mas ninguém diz que é o melhor lateral, que provavelmente poderíamos contratar. Foi caro? Certamente. Não tenho dúvidas que vivemos a dificuldade da especulação criada pelo Braga (apesar do Sporting ter pago a clausula de rescisão).

Pongolle, de um dia para o outro passou a ser um jogador banal. Um terrorista dos balneários. Porque assumiu que o Atlético de Madrid era uma merda (uma verdade absoluta, os seus adeptos vivem com o medo de descer de divisão), logo surgiram as reacções que provavelmente estaríamos perante um Rochemback em bruto. Que o valor a pagar por ele foi demasiado.

Agrada-me neste regresso do Sporting ao mercado 2 caminhos, se é que podemos dizer desta forma. Abandonar o modelo onde apenas com jogadores formados na casa poderíamos ser campeões. Desinvestir e deixar que os adversários se reforçassem acreditando que mesmo assim poderíamos ser campeões. E o outro caminho, antecipar receitas, numa óptica de reforço da equipa para conseguir resultados desportivos que possam (não há certezas) derivar para resultados financeiros. Foi o que acabou de acontecer na reabertura do mercado de Inverno. O dinheiro para as novas contratações, parte, vem das receitas futuras da renegociação com a PT e o novo contrato publicitário.

Não sei se o Sporting vai ter sucesso com esta abordagem. Eu, volto a realçar, fico contente com o regresso do Sporting ao mercado. Parece-me que as contratações estão a ser ponderadas. Um lateral com condições para ser titular logo no primeiro jogo que fizer pelo Sporting e com muita vontade de triunfar. Um atacante que poderá fazer dupla com Liedson, e nesta primeira fase susbtituí-lo, garantido "faro de golo", um central, que dizem de qualidade, que apesar de tudo ainda não se percebe bem se é ou não reforço.

E o mercado ainda mexe. Falta no meu entendimento, um defesa central, um lateral esquerdo com experiência e que saiba fechar bem, e ao que parece estamos no bom caminho para conseguir um excelente jogador. Vale a pena esperar porque parece que vai haver uma boa surpresa, e por fim, mesmo no fim, se houvesse possibilidade, um atacante não seria uma má opção para que pudéssemos acreditar que apesar do título de campeão de nacional ser praticamente impossível, há ainda a Liga Europa, a Taça de Portugal e a Taça da Liga para conquistar!

Será este o melhor caminho? Não sei. Não sou vidente, e não me atrevo neste momento a fazer futurologia!

(texto também publicado no site Finta e Remata)

Comentários

João disse…
Nem oito nem oitenta! É claro que a ida do Sporting ao mercado é boa para o clube e para os adeptos. Direi mesmo que é essencial! Será bonito ver agora a justificação dos Doutores que comentam a vida do clube ne imprensa a esta subita descoberta de dinheiro!

Em relação aos jogadores parece-me claro que o João Pereira foi uma boa contratação. é o 3º ou 4º melhor lateral português. E a jogar em Portugal também é um dos melhores. Estraga-o o feitio e o consequente número de cartões que vê.

Em relação ao Pongolle a ver vamos. Fiquei satisfeito de o Benfica ter acabado por optar pelo Saviola. Não corroboro a tua afirmação quando dizes que tem faro pelo golo porque as estatísticas não dizem nada disso, antes pelo contrário. É um avançado móvel mas está longe de ser um goleador! Tenho poucas dúvidas que fará melhor figura que o Caicedo, mas não sei se será "o" avançado!

Veremos as restantes opções.
Pedro O. disse…
Pedro,
o que se eu observo é que o Sporting não terá feito nenhum grande negócio em nenhum dos casos, ou seja, 3 M é um bom negócio para o Braga e 6 M é um bom negócio para colchoneros.

É este facto que me deixa muitas dúvidas quanto à competencia com que se foi ao mercado. Não está em causa que ambos são mais-valias no cenáro actual, o problema é o timming - será que em Janeiro se constroi uma equipa despedaçada? Será que em Janeiro se investe de tal ordem que se compromete a próxima época?

Será que algum destes jogadores poderá ser alguma vez vendido por um valor acima daquele que foi agora adquirido?
Será que está na forja alguma venda interessante, ou será que vamos ter de pagar para correr com uma série de jogadores mediocres que se encontram no plantel?

Vou continuar atento no sentido de entender se estes investimentos terão algum tipo de retorno do ponto de vista desportivo para esta época (julgo que nenhum deles poderá jogar a Europa-Cup).

Nota: espero que o Pongolle não seja apresentado em nenhum jantar de anti-benfiquistas, mas a ser apresentado que o seja em cerimonia que nos engrandeça e não nos envergonhe porque cada jogador que entrar no nosso clube deverá lutar por ele e nada mais - é assim que se definem os grandes dos pequenos clubes.

abraço!
Anónimo disse…
Acho que não há nada a criticar em relação a estas duas idas (até agora) ao mercado, porque são duas idas ambiciosas e prometedoras. Acho que irão haver mais surpresas, não só à qualidade mas à quantidade. Terá que haver saídas
Anónimo disse…
Ainda acredito na vinda do Maxi Rodriguez, é um sonho verde e branco. O nome diz tudo nestes dois jogadores : Caicedo (cai ou sai a meia da época/cedo) e Pongolle (põe/marca golo..s)
Anónimo disse…
Mas a realidade é que estão a associar o Sporting a grandes jogadores do futebol europeu, e não só a imprensa nacional. Até tem sido a imprensa nacional a ser das últimas a especular ou confirmar as contratações
Anónimo disse…
Vêm com alguns meses de atraso e o mercado de Inverno geralmente é bom para inflacionar o preço dos jogadores.

Mensagens populares deste blogue

Desperdiçar uma liderança forte!

Viva o Quintana. Viva a Maria José Valério!

Quem é Nélio Lucas? A face visível da Doyen!