Revolução do Carvalhal

Alguém acreditava que o Sporting pudesse melhorar instantaneamente só porque Paulo Bento deixava o comando técnico do clube? Obviamente que não. Há um problema que nenhum treinador do mundo, nem mesmo o Special One, poderia resolver. A falta de qualidade de alguns jogadores. Até porque o mercado só reabre em Janeiro.

A escolha do sucessor de Paulo Bento foi controversa. Não começou nada bem. A falta de consenso sobre um "certo nome", que parecia não existir, a dificuldade financeira para investir e atrair treinadores que acreditassem ainda ser possível dar a volta à desastrosa época Leonina, não nos deixava com grandes escolhas.

Carvalhal foi o eleito. Não foi primeira escolha, nem segunda ou terceira. Foi a escolha possível. Admitamos que não deve haver um único adepto Sportinguista que tenha ficado contente com a aceitação por parte dele para ocupar o cargo de treinador.

Apesar de céptico, do possível trabalho dele à frente dos destino do Sporting, foi corajoso ao aceitar o convite para 7 (ou 8, irrelevante) meses. Pode ser a única vez nos tempos mais recentes, que poderá treinar um grande, sentir a emoção de estar nos comandos de uma equipa com aspirações a ser campeã. Um trabalho dificílimo. É que não só teria de retirar a equipa do marasmo em que se encontrava, o mais rapidamente possível, como o trabalho que iria desenvolver nos próximos meses será decisivo para prolongar o seu vínculo laboral. E se falhar, quem ficará a perder será sempre Carvalhal. Porque pura e simplesmente, o Sporting procura outro no caso de esta não ser a melhor solução.

Os resultados não apareceram com desejaríamos. Perdemos 2 pontos em casa com o Benfica, (este jogo com o factor psicológico muito forte) e vitórias muito ténues com Pescadores e Setúbal. No entanto, havia algo de diferente. O Sporting não padecia de um problema psicológico de perder pontos de forma tão desajeitada, como por exemplo em Vila do Conde.

Eu continuo a ser céptico em relação ao seu trabalho como treinador do Sporting. Vou esperar pelos resultados e só em tempo útil poderei fazer uma avaliação. Agora há algumas alterações que com Paulo Bento seriam impensáveis e que de uma forma tão simples estão a ser implementadas.

1. Alteração do esquema de jogo. Tal como Carvalhal recentemente falou, não é uma questão de deixar o losango ou passar a jogar em pentágono, é uma questão de apresentar um esquema alternativo quando os resultados não aparecem. E de preferência que isso aconteça em tempo útil.

2. A revolução no plantel. Já percebeu que há jogadores que nunca, mas nunca poderiam ter vindo para o Sporting. Angulo foi a primeira vítima. Apareceu em Alvalade numa ressaca primária com a Direcção a ter de apresentar um nome, uma transferência, para "calar" os adeptos. Foi uma escolha errada. Caicedo, que se diz já estar de saída, veio para Alvalade porque...custou 8 milhões de euros ao City. Esquecemo-nos que o City gasta 8 milhões como nós gastamos 40.000 euros para contratar Cristiano. Se der...deu! E já se fala em Saleiro. Deste, sinceramente tenho dúvidas, e gostava que Carvalhal tivesse a certeza absoluta (se é que é possível) da sua dispensa.

3. A aposta na formação. Curiosamente Paulo Bento, campeão pelos juniores não deu oportunidade este ano aos jovens jogadores. Preferiu emprestá-los. Há muito que se vem falando, já desde o final da época passada, de jogadores como Diogo Rosado, Wilson Eduardo, Rabiu, entre outros. Poderiam ter feito a pré-época em Alvalade. Apostar na prata da casa antes de gastar dinheiro, ainda que pouco, em jogadores que ou não sabem qual a essência do futebol ou simplesmente estão desadequados à nossa realidade. Carvalhal, cedo entendeu que sem ovos não há omoletes, mas pelo menos vai tentar chocar alguns, utilizando o que de melhor já é nosso. Vai ter sucesso? Não faço a mínima ideia, mas parece-me acertado para o momento.

Termino, que o texto já vai longo, dizendo que não acredito no título este ano, já há muito tempo, e não foi com a entrada de Carvalhal que ampliei essa ideia, pelo contrário, No entanto, sendo o treinador que está a orientar a nossa equipa não vou falar bem só porque...sim. Não faz sentido, prefiro acentuar o que me parece que está a ser bem feito e conduzido por ele. Se vai ter sucesso? Não sei. Mas vamos acreditar que sim!

(texto também publicado no site "Finta e Remata")

Comentários

"E se falhar, quem ficará a perder será sempre Carvalhal."
Não necessariamente - se falhar [e, esta época, falhar será não ir às competições europeias] a culpa não será de quem lhe deixou um plantel enfraquecido e desequilibrado?...
Bancada de Leão disse…
João, falhar dessa forma será sempre culpa do Sporting, que tem a responsabilidade máxima, mas eu falava em relação ao desafio aceite por ele.

Mensagens populares deste blogue

Desperdiçar uma liderança forte!

Viva o Quintana. Viva a Maria José Valério!

Quem é Nélio Lucas? A face visível da Doyen!