Ainda o jogo Braga-Sporting


(fonte: REUTERS/ Nacho Doce)

Finalmente pude ver o jogo em diferido. Devo dizer que apesar de algumas mensagens que recebi a relatar um "miserável jogo nosso", não concordo em nada. Ontem a sorte esteve do lado dos campeões! Não há dúvidas que será o mal menor ver o Braga campeão.

Quando o jogo estava muito equilibrado, com ataques dos 2 lados, com o Sporting a pressionar de uma forma que já não víamos há algum tempo, o Braga, através de Paulo César, da genialidade da jogada e da sorte marcou o golo. Que foi o da vitória.

Que reparos se fazem a este Sporting? Obviamente só a vitória interessava, mas nunca estaria em causa o regresso pelo título. Algo que para mim já está afastado há muito tempo, desde que Paulo Bento ainda era o treinador. A defesa do Sporting teve enormes dificuldades para parar jogadores como Mossoró (até o meio campo, Adrien e Veloso), Alan, Paulo César, entre outros. Porque a equipa de Domingos joga compacta, troca bem a bola, forte nas transições. Daí se explica o muito sucesso desta época.

Mas ao Sporting competia marcar e ontem Liedson e Saleiro, que por vezes não se entendem, não parecem ser da mesma equipa, estiveram muito apagados. Curiosamente regressou em excelente forma, João Moutinho, o melhor jogador do Sporting. E Izmailov enquanto teve pernas.

Como disse e bem Carvalhal, não vamos entrar no sobrenatural e achar que o Braga não foi um justo vencedor. Marcou mais, venceu. Mas se o Sporting tivesse ganho por 1-0 a leitura, provavelmente, seria feita em sentido inverso. Claro que nos últimos 20/25 minutos, o Braga mostrou que tem tanto de bons jogadores como de figurantes de teatro, algum anti-jogo, que sinceramente não esperava. Mas cabia-nos dar a volta, não conseguimos e tal como já eu tinha esquecido há muito esta competição, agora definitivamente os jogadores perceberam que o mal não foi perder ontem onde apenas o Belenenses marcou o único golo que o Braga sofreu, o mal foram os miseráveis resultados em casa que nos fizeram perder mais de 10 pontos. A diferença está aí...lá, em Alvalade!

Comentários

Pedro Gabriel disse…
O Belenenses e o Benfica.
Bancada de Leão disse…
O Benfica? Vocês levaram 2 na pá!
Sérgio disse…
Também concordo contigo Varela á muita gente que após a derrota de ontem começa voltar a velha tecla de sempre :

Não jogamos nada
O jogador A B e C são umas nodoas ...

Enfim quem diria que o nosso clube atravessou um jejum de 18 anos :).

FORÇA SPORTING !!!

SL,
Pedro O. disse…
Mas ò Pedro, sinceramente, achas que jogámos alguma coisa de maneira a sentires-te satisfeito com a equipa?

Deixa-me dizer-te que concordo com os teus amigos dos sms's, a equipa esteve a um nível muito baixo independentemente daquilo que se considere ser a obrigação do Sporting para o resto do campeonato, mas parece que se o grau de exigência baixar de forma a minimizar a frustração de cada adepto, estamos também a fazer como a avestruz.

Outra

- Tirando o brasileiro Derlei, viste alguem que se entendesse na frente com o Liedson? Talvez o Gilmar Veloz...
Bancada de Leão disse…
Pedro,

nunca disse que estava satisfeito, mas não foi miserável como por aí andam a dizer.

O Sporting há muito que está afastado do título, ninguém mete a cabeça debaixo da terra...

Há muito trabalho ainda pela frente, e há ainda troféus para ganhar.
Sérgio disse…
Pedro,

Dupla com o Lidson lembro do Alecssandro !!!
J G disse…
Amigo Varela, permite que entre na discussão já que fui eu o autor da tal frase de jogo miserável.

Admito que não concordes nada. Estás no teu direito mas eu tenho argumentos para a minha opinião.

Vi o jogo com olhos de ver. Queria objectivamente que o Braga não ganhasse e por isso foi para mim uma maneira diferente de ver o Sporting jogar.

Li as tuas análises e a grande conclusão que se tira é que o Sporting fez uma pressão como há muito não se via e que não teve sorte.

Acho isto muito pouco para uma equipa que se diz grande.
O contexto deste jogo era o seguinte: vocês tinham a grande oportunidade da época de reduzir de 12 para 9 pontos a desvantagem para um Braga e manter o Porto a 6 pontos a poucos dias de os defrontarem para a Liga.

Diziam vocês que vinham num crescendo com dinamica de vitoria espectacular já com reforços de inverno e com grandes melhorias na equipa.
Portanto só podiam ir a Braga para ganhar!

O Sporting fez um jogo fraco, raramente rematou à baliza do Braga, o Liedson falhou escandalosamente a melhor oportunidade, e o Djaló foi ridículo na hora de fazer o empate isolado. E pouco mais do que isto.

Vi um Braga sereno que se pôs cedo em vantagem. Curiosamente com um golo nascido do lado do reforço de 3 MIlhões que foi comido calmamente por um ex companheiro que bem deve conhecer!

Eu achei muito pouco Sporting para aquilo que se exigia. Era o jogo 17 na Liga para vocês e conseguiram assim chegar ao 10º!! jogo sem ganhar.

Ficarem satisfeitos porque fizeram pressão e só perderam por 1-0 parece-me preocupante para a grandeza que ainda dizem ter.

O mais espantoso no momento actual do Sporting é que as derrotas já são aceites com a naturalidade de um Belenenses (sem ofensas) e tiram sempre coisas muito positivas! Compreendo que o coitado do Carvalhal tenha que fazer essa figura, custa-me muito entender que adeptos como tu não fiquem destroçados com a falta de qualidade da equipa e que fiquem todos contentes quando vencem 6 ou 7 jogos seguidos em que metade dos adversários são de Ligas inferiores e com taças inferiores pelo meio!!

Por tudo isto te volto a repetir amigo Varela, o vosso jogo em Braga foi miserável, isto visto por alguém que achava que este seria o vosso jogo mais importante do campeonato até agora. Falharam quando já não tinham margem para falhar e saem de lá a encolher os ombros como quem diz: estar a 12 ou a 15 é a mesma coisa. E entretanto o Porto já fugiu para 9 de diferença.

Preocupante o estado de (falta) de exigência a que chegaste (chegaram)

abraço
Bancada de Leão disse…
João,

eu leio tudo o que escreves e até posso concordar contigo em algumas coisas, e que não será novidade para ti, já que discutimos futebol diversas vezes.

Agora eu questiono-te, que devo eu fazer mais? Explica-me lá, para que os teus textos não terminem com um "Preocupanete o estado de (falta) de exigência a que chegaste".

Explica-me. É que tenho sido crítico nos meus textos e tu sabes perfeitamente disso, aliás se leste os 2 textos que escrevi sobre o jogo está tudo bem explicado dentro do possível.

Curioso é que eu nem tive a oportunidade de ver o Sporting em directo, mas mal terminou o jogo tu enviaste essa mensagem e o meu avô, que tu conheces, ligou-me a dizer que tinha sido dos melhores jogos do Sporting. Obviamente duvidei. Mas tu até sabes que o meu avô nem é de tretas e quando o Sporting não joga nada é dos mais críticos. Daí ter ido ver o jogo em diferido, que nem vontade tinha.

Mas voltando ao assunto principal, diz-me lá quando é que eu aguento as coisas como se de um Belenenses tivessemos a falar? É porque eu continuo a ir aos estádios? Sim, na terça vou ao Dragão, mas não me parece que seja isso.

Abraço
J G disse…
objectivamente falando estamos aqui a baralhar assuntos.
quero ser claro.
quanto ao momento global do Sporting disse-te há uns meses que te achava apático nas reacções. disse aqui e pessoalmente.

globalmente falando acho que soubeste ler o clube e recentemente reencontraste a escrita directa critica e objectiva que tanto te caracterizam. Fico contente por isso e também já o disse.

mudando de assunto e falando apenas e só no jogo do Braga faz me uma impressão imensa que a letargia que se apoderou de vocês. As expectativas são tão baixas que conseguem ver ali uma boa exibição.
Eu compreendo que o façam, mas não me demito de te dizer que não foi uma boa exibição.
a vossa obrigação era jogar muito muito mais do que aquilo. Foi fraco, foi o 10ª jogo na Liga que não ganharam (em 17 , repito) deviam jogar muito mais que aquilo.
Para mim foi miserável.

Para vocês não foi mau.
Como deves calcular fico satisfeitíssimo que pensem assim, mas continuo a dizer, e SÒ ESTAMOS A FALAR DESTE JOGO, não deviam ficar assim tão resignados só porque pressionarem mais do que é costume.

Isto digo eu que se visse a minha equipa a perder um jogo daquela maneira e a cair para 15 pontos de atraso não reagia assim.

Espero que aceites esta troca de argumentos em relação a este jogo , e só a este jogo porque quanto ao resto estamos falados como já te disse , porque é uma opinião sincera.

Como sabes era muito mais divertido chegar aqui e gozar à grande com a tua análise evocando a vossa péssima classificação e fazer piadas com isso.
Mas quis mesmo dar esta opinião sincera para poder abanar um pouco esta resignação da "falta de sorte" e tal...

entendidos?

abraço :)
Bancada de Leão disse…
João,

eu compreendo que tu vejas uma exibição miserável naquele jogo pelo facto de veres o teu clube jogar bem à bola.

Piadas à parte.

Eu vi alguns momentos bons, comparativamente com o que tenho visto. Objectivamente estamos pior, concretamente os resultados dizem isso.

Mas há melhorias em alguns processos e penso que o mais complicado ainda está para acontecer com as dúvidas que o final da época vão trazer.

Abraço

Mensagens populares deste blogue

Desperdiçar uma liderança forte!

Viva o Quintana. Viva a Maria José Valério!

Quem é Nélio Lucas? A face visível da Doyen!