Este não é o meu Sporting!

Não retiro deste episódio nenhum ponto positivo. Já li por aí que o facto de se resolverem as coisas com celeridade é um factor positivo. Resolveram? Sinceramente isto assim é o príncípio do fim do Sporting!

Quando acordei bem cedo, apenas pensava que de amanhã a oito dias não podia ir a Braga ver o Sporting. Estou a 9 dias de um jogo importantíssimo da época, e no meu banho matinal a minha preocupação é como iria conseguir contornar a situação para dar o apoio ao meu clube do coração numa deslocação complicadíssima.

Chego ao carro, ligo na Antena 1 para ouvir as notícias de desporto das 7.35 e deparo-me com um espectáculo desagradável, que chega a ser miserável, que destrói por completo tudo o que até ao momento tem sido conseguido de positivo, e que esta época é muito pouco.

Um Director Desportivo, um jogador essencial, um treinador desorientado.

Começo pelo fim. Vejam este vídeo:



O que é isto? Qual o papel do treinador neste episódio? Mas afinal isto é o Sporting Clube de Portugal, ou a escola primária da Arrifana dos Currais? Mas estamos a brincar aos clubes? Há a noção do que representa o Sporting para milhões de pessoas? São estes os exemplos que queremos na nossa instituição?

Tudo neste episódio é negativo.

A saída para os jornais de toda a situação mostra bem como é gerida a política interna do clube. É pior que o Twitter. Ou melhor, só faltou mesmo termos o Postiga agarrado a um telemóvel e relatar on-line o que se estava a passar dentro do balneário.

Fui um dos que fiquei contente com a vinda do Sá Pinto para o Sporting. Pensei que a passagem pela Escola lhe tinha introduzido alguma maturidade. Não muita, mas o suficiente para que não cometesse estas atrocidades. Enquanto jogador foi sempre um exemplo de dedicação, mas ontem a dedicação subiu-lhe à cabeça de uma forma pouco profissional, por muita razão que até pudesse ter. Toda essa razão caiu por terra e a demissão só poderia ser o caminho correcto a seguir.

De Liedson vou esperar para ver o que entende a Direcção. Não me interessa que seja o melhor jogador do plantel, que seja um ídolo para milhares de adeptos Leoninos. A provar-se que existe alguma culpa neste episódio, espero que as sanções a aplicar sejam duras e assertivas. Não podemos ficar reféns de nenhum jogador. Seja ele importante ou não para o clube!

O Sporting de 2009/2010 está a ficar na história pelos maus exemplos. Estamos a escrever uma página negra na vida do clube.

Aguardando ainda mais informações, o Sporting já emitiu um comunicado que se reduz à informação básica da demissão do Sá Pinto e do processo interno de averiguações, fico-me para já por aqui. Mas, que tenho a certeza que no curto prazo irei voltar ao assunto!

Comentários

Anónimo disse…
Acho que estás a dramatizar.
Que o treinador está a prazo e que a direcçao devia estar a trabalhar num projecto para a próxima época com um nome mais forte, é uma trivialidade. Espantava-me era que desse ele um murro na mesa.
Que existia o risco de o Sá Pinto se descontrolar e dar merda, também é uma coisa que sabíamos. Quando se contratou, colocou-se isso num dos pratos da balança. No outro meteu-se sportinguismo combativo e um açaime nos hooligans. Este prato pesou mais. A contestaçao bonehead acalmou, missao cumprida. A partir daqui SP só tinha que estar calado no banco, dar murros no ar quando o sporting marcasse e palmadinhas nas costas dos jogadores. Bate em alguém, fora.
Evidentemente, ha que investigar o Liedson etc. Se se provar que de facto defendeu o Patrício e que foi o Sá Pinto que puxou por ele, com uma multa vai ao sítio.
O que mais me preocupa, pessoalmente, é a permeabilidade do balneário, nao saber se o SCP está a trabalhar num projecto com um treinador para a próxima época (nem que ele seja o Carvalhal) e nao saber exactamente para que serve um capitao de equipa.
De resto, "princípio do fim do clube"? Nem de longe nem de perto...

saudaçoes leoninas,
tiago
Bancada de Leão disse…
Tiago,

tu dizes isto "O que mais me preocupa, pessoalmente, é a permeabilidade do balneário, nao saber se o SCP está a trabalhar num projecto com um treinador para a próxima época (nem que ele seja o Carvalhal) e nao saber exactamente para que serve um capitao de equipa."

e achas que eu estou a dramatizar? Este Sporting anda perdido, ainda que alguns sinais de recuperação tenham aparecido...mas em vão!

SL
Antonio Antunes disse…
É suspender o Liedson, o Carvalhal e toda a Direcção/Presidencia, é muito provavel que sem ninguem a mandar o Sporting funcione melhor.
Pedro O. disse…
Pedro,
só fui ao "aspecto positivo" porque a Direcção assumiu sem pestanegar o erro de casting que foi a escolha do Sá Pinto e isso poderia ter sido um sapo dificil de engolir por parte duma direcção que em várias ocasiões já evidenciou que tem dificuldades em assumir erros próprios.

Sempre achei que o requisito de ter optimas relações com claques, jurar amor eterno ao clube, não poderiam ser suficientes para assumir um cargo que nem a própria direcção confiava quando salvaguarda das suas funções de direcção a gestão de activos.

Paulo Bento não passa a ter razão, até porque as razões eram outras e nada tinham a ver com competências, mas sim atritos pessoais.

Claro que é mau, muito mau mesmo, mas aquilo que sempre me preocupou seriamente no nosso clube foi quando os problemas não foram assumidos e atacados de frente, hipotecando o nosso futuro.

Não aprecio as fugas para a frente, estilo "Paulo Bento forever" ou o decretar de que os adeptos tinham apenas 24h para lamber as feridas no pós-Bayern. Esse tipo de actitudes contribuiem muito mais, no meu ponto de vista, para o fim que tu falas e que eu concordo.
Anónimo disse…
Oh amigo..tu deves estar maluco!!que querias q o carvalhal fizesse??diz la..

cada vez gosto mais dele

quando ao sa pinto..só nao está correcto o facto de dar porrada no MERDAS do preto..

agr quele filho da puta do liedson pode fazer o que entender???isto é o que afinal?uma republica das bananas?????que vergonha..se fosse no porto ja nao treinava hoje.LIEDSON ESCUTA ES UM FDP
Juca disse…
Acho que a culpa deve ser do... Paulo Bento! Certos adeptos quando acontecem coisas destas, tratam logo de procurar culpados. Os maiores culpados disto são "alguns" adeptos que são tão cegos e otários que só vão parar quando já pouco restar do meu SPORTING. A esses deselho-lhes pouca sorte.
Anónimo disse…
VOLTA SA PINTO! VAMOS DESTRUIR OS MERCENÁRIOS QUE INVADIRAM O NOSSO CLUBE! SPORTING SOMOS NOS!
Pedro Sousa disse…
Não percebo como o Sá Pinto terá ainda créditos para alguém de voltar à organização do Sporting!

Anónimo 00.00,

Mas será que vocês usam palas? O que é o Sporting para vocês? O Sá Pinto como Director Desportivo têm como principal função proteger o plantel! Ele fez o que fez não foi a pensar no bem do Sporting, fez porquê não tem cabeça e não sabe quem é que está a servir!

Mas qual é o teu Sporting?
O Sporting de raiz é um clube de bem, esse Sporting que tu dizes que já foi vosso nunca existiu.
Como a vossa voz é insignificante no Mundo Sporting o vosso lema é violência!
Enfim...
ALR disse…
Pedro partilho contigo esta indignação e tristeza, este realmente n é o nosso sporting, pelo menos aquele que queremos, agora é esperar para ver o que fara a nossa direcção, enfim....


Saudaçoes leoninas
Sérgio disse…
É como já li hoje este mandato do JEB parece amaldiçoado ... pelos próprios sportinguistas !!!

Mensagens populares deste blogue

Desperdiçar uma liderança forte!

Viva o Quintana. Viva a Maria José Valério!

Quem é Nélio Lucas? A face visível da Doyen!