Descrédito!

Acho que não há necessidade de se encobrir os factos. Bem pelo contrário, um clube grande tem de o ser em todos os momentos, e no site oficial falar desta forma em relação ao jogo de ontem, é como enterrar a cabeça como a avestruz! Parei ao fim de 3 parágrafos.

"FC Porto,5 -Sporting, 2

O Sporting em 4x1x3x2 e o FC Porto em 4x3x3 entraram em campo para discutir os quartos-de-final da Taça de Portugal. O Sporting não entrou bem na partida, chegando mesmo aos 17 minutos, sem conseguir rematar à baliza de Beto. Foi, aliás, aos 17 minutos que o FC Porto conseguiu colocar-se em vantagem no marcador, num lance em que Ruben Micael apontou um pontapé de canto, na esquerda, rematando para a área onde viu a bola a bater na coxa de Rolando e a entrar na baliza de Rui Patrício.

O Sporting respondeu de imediato, com Izmailov a apontar um grande golo, aos 21 minutos, após passe de João Moutinho. Foi uma autêntica «bomba» de Izmailov que, no primeiro remate da equipa sportinguista, conseguiu colocar o empate no marcador.

O Sporting marcou e equilibrou a partida. E foi exactamente num momento em que o Sporting mostrava estar a crescer que o FC Porto conseguiu chegar ao segundo golo, aos 33 minutos, por intermédio de Falcão, que dominou a bola à entrada da área «leonina» e rematou para o fundo das malhas da baliza «leonina», sem culpas para Rui Patrício que não conseguiu ver a bola partir."

1. O texto começa com as formações, dando a entender que o jogo foi aberto e portanto só poderia dar um resultado com muitos golos;

2. Dizer que o Porto marcou na única oportunidade aos 17 minutos é não perceber nada de táctica, o Rui Patrício já tinha feito uma grande defesa antes. O domínio era claro da equipa da casa;

3. O Sporting respondeu de imediato na única forma que conseguimos marcar golos, lance de genialidade individual. E pouco mais!

4. O Sporting marcou e equilibrou a partida apenas no resultado. Cada vez que o Porto carregava e se aproximava da área, era o pânico na área Leonina!

5. No golo de Falcão, o Patrício não vê a bola partir? Bem, tenho algumas dúvidas, até porque estou colocado por trás dessa baliza e mais uma vez se percebe a ingenuidade da nossa defesa.

Comentários

Pedro O. disse…
Todos os nossos males fossem a incompetencia de quem escreve no jornal do clube...

O Patricio não tem culpa porque não vê a bola partir...
O Stoickovic tem culpa porque atentou contra a hierarquia do clube (vá se lá saber quem)
O Liedson continua a jogar porque atentou contra a ex-hierarquia do clube (vá se perceber a coerencia)...
O Varela está no FCP porque os sábios analistas técnicos do nosso clube viram, e bem, que "não se encaixava no sistema de jogo do Sporting"...

e pronto, depois tenho de explicar em casa que já fomos grandes e que isto vai passar...

p.s: julgo que tens razão quando dizes que o treinador assinou ontem a guia de marcha.
Anónimo disse…
Antes de mais, dizer que não sou Sportinguista… sou do Benfica. Feitas as apresentações, e se me for permitido vou dar uma opinião sobre o Sporting e sobre o seu momento.
O problema do Sporting começa logo em cima. E já vem desde a época passada. Desde o momento que se começou a falar nas eleições, perdi a conta aos possíveis candidatos da dita continuidade. Bettencourt deve ter sido para ai a vigésima escolha. Logo ai, demonstra que não tinha vontade para assumir tal fardo. Se tivesse, teria evitado todo o circo que se assistiu sobre quem avançaria.
Depois, foi o após o anúncio dos resultados e aquela festa que se fez em plena sala de imprensa. Desculpem, mas se aquilo fosse no meu clube não admitia. Aquele show off foi só para o presidente cair na boa graça das claques (sim claques, pois está mais que visto que são elas que comandam o clube, mas mais à frente falarei disso).
Depois a época começou mal, foi mal planeada. A equipa começa logo em Julho jogos a serio, e somente 2/3 jogos de preparação e com equipas que nem para aquecer davam. Depois todos sabiam que aquele plantel era limitadíssimo (o que ainda hoje acontece). Veio dizer-se que não havia dinheiro, e não se reforçou o plantel, continuando a apostar-se na prata da casa.
Depois e por muito que custa ao sportinguista admitir, o Benfica contratou excelentes jogadores e começou a época a arrasar. A depressão em torno do adepto leonino foi ainda maior. Quando quanto a mim deveria dar menos importância ao Benfica, e preocuparem-se mais com o Porto, pois é o clube que tem dominado nos últimos tempos. Mas não, o que interessa é ficar à frente do Benfica, e nem que fossem 10 e o Benfica 11 a época estava ganha.
Depois o presidente cada vez que abria a boca, só dizia porcaria…recordo-me num dia criticar veemente um fundo criado pelo Benfica, passado dois dias vem-se desculpar que foi mal interpretado e que afinal o fundo era uma brilhante ideia.
Como o que nasce torto dificilmente se endireita, em Outubro/Novembro (não me recordo já da data precisa) dá-se o despedimento do treinador. Algo que já se esperava.
Mas aí, mais uma vez Bettencourt e neste caso o Sporting errou. Contratam alguém sem perfil para liderar o Sporting (e nisto incluo o falhanço no tão propalado “Special Two”). Mais uma vez optou-se pelo mais fácil e não se arriscou em alguém com créditos firmados. Mais uma vez, veio a desculpa da contenção, que um treinador reputado era caro.
Depois de Carvalhal, veio o anúncio do director desportivo. E como disse atrás, as claques é que mandam no Sporting. No sentido de agradar às claques, e como o apoio maciço das eleições estava a diluir-se nada como contratar alguém que estivesse próximo das claques. Mais um erro. O homem pode ter dado tudo em campo, mas como é possível alguém que em campo era do maior indisciplinado e mais grave, ter agredido um treinador, vir a ter como tarefa ser director desportivo do Sporting? E o mesmo se aplica ao director desportivo que Bettencourt quer ver em Alvalade para substituir Sá Pinto. Não vou dizer nome, mas dou uma dica, essa pessoa não alinhou no jogo da Pobreza com a camisola do Benfica pois tinha sido acabado de ser sondado para esse cargo.
O que se passou posteriormente, penso que não surpreendeu muita gente.
Depois em Janeiro, com a abertura do mercado, todos viam que aquele plantel precisava de ser muito e bem reforçado. E o que se fez? Descobriu-se uma mina de ouro, e gastou-se alguns milhões em jogadores. Foi-se buscar um defesa direito por 3M, quando a necessidade premente era um defesa esquerdo. E deu-se 3M por um jogador que vale pouco mais de metade. Talvez ninguém saiba a historia desta transferência, mas Joao Pereira estava para ser transferido para um clube belga por 1.7M, o que foi inviabilizado prontamente mal a Braga chegou uma proposta de 3M do Sporting. A surpresa em Braga foi total, e só tiveram tempo avisar o clube belga que as condições mudaram, o que prontamente foi rejeitado pelo clube belga. E assim foi a transferência do Joao Pereira.
Anónimo disse…
CONTINUAÇAO
Depois, outra das necessidades eram extremos (a ver pelo modelo que Carvalhal queria implementar em Alvalade), não veio ninguém, e acabou-se por ir buscar mais um médio centro, quando nessa zona ate é a que o clube está melhor servido.
Outra das necessidades era um avançado, mas um avançado de área, gastou-se 6.5m num jogador (que é um bom jogador) que é tudo menos de área.
E assim em 6 meses se passou de um clube em contenção, para um clube com alguns milhões disponíveis para serem gastos em reforços. O que deve ter dito Paulo Bento, que me 4 anos não teve os milhões que foram gastos agora em Janeiro.
Já vou longo, mas para terminar, quero falar um pouco de Carvalhal. Ainda hoje não percebi muito bem qual a sua táctica. O jogador que estava a melhor forma, desde que Carvalhal pegou na equipa tem vindo a perder-se em campo. E porquê? O homem anda a jogar a interior esquerdo. Depois o melhor central da equipa foi relegado para o banco. O melhor guarda-redes foi mandado para Inglaterra. Apesar do reforço do plantel, este plantel continua a ser idealizado para o 4-4-2 em losango, ou no máximo um 4-3-3. Mas com Carvalhal, aquilo parece ser uma espécie de 4-1-3-2 sem grande sentido.
Já me alonguei demasiado (JA TIVE QUE DIVIDIR EM 2 O COMENTARIO:)), muito mais haveria para dizer, mas deixo para isso para os adeptos verdes.
Aqui fica o meu contributo.
Pedro

Mensagens populares deste blogue

Desperdiçar uma liderança forte!

Viva o Quintana. Viva a Maria José Valério!

Quem é Nélio Lucas? A face visível da Doyen!