O Sporting actual!


Preocupa-me o estado a que chegamos. O Sporting é um clube sem rumo e com as prioridades muito trocadas. O momento actual Leonino tal como o vejo.

Começo pelo treinador, o assunto mais recente e quente do Sporting. Quando Carvalhal foi escolhido, pensei, admito e está escrito, que apesar de não ser a minha escolha, podia ser uma solução ainda que de recurso, mas que com o trabalho que iria demonstrar nos meses que esteve no Sporting, quem sabe seria de futuro. Logo tive amigos rivais, principalmente, que sempre me alertaram para o facto do Carvalhal dificilmente poder fazer um bom trabalho.

Carvalhal começou mal, depois melhorou, venceu alguns jogos que foram suficientes para elevar a moral, o Sporting a espaços atravessou por bons momentos de futebol, mas sentia-se que nada era consistente. A sequência de 7 jogos consecutivos a perder, com 2 humilhações em pouco mais de 4 dias, no Dragão onde pela primeira vez na minha vida abandonei um jogo do Sporting antes do tempo, e depois em Alvalade diante do eterno rival, foram o suficiente para perceber que Carvalhal não tinha capacidade para liderar uma grande equipa como o Sporting.

Houve momentos tácticos que fragilizaram e muito a sua posição.

Claro que havia algo para nos agarrarmos, nós Sportinguistas. A Liga Europa. Particularmente, toldou-me a visão. Eu acreditava que era possível chegar à final, aliás, ainda hoje acredito e não fiquei nada convencido que não fossemos capaz de chegar a Hamburgo, e por isso, não fui capaz de ver à distância de quase 2 meses, que torramos dinheiro como nunca e ainda por cima sem nexo. Hoje penso mais friamente e realmente tirando a contratação de Pedro Mendes, foram 9 milhões de euros que não fizeram sentido ser gastos na reabertura do mercado em Janeiro.

Uma Direcção certa com um rumo definido, teria certamente começado a preparar a nova época. Começando a pensar em suprimir as lacunas que a equipa apresenta. Aquela que tínhamos em Dezembro chegava para aquele que seria o nosso grande objectivo pós reabertura de mercado, o 4º lugar no campeonato!

Por vezes pensamos que quando há melhorias, ou princípio delas, acreditamos que de um momento para o outro acontecem milagres. Mas nós não somos os pastorinhos para acreditar nisso, mas por vezes actuamos como um rebanho e deixamo-nos ir. É o amor pelo clube que nos cega!

A par disto tudo surge no horizonte um novo nome, Costinha. Hoje ainda não consigo, sou o mais sincero que sei desde que escrevo em blogues, perceber se Costinha foi ou não bom para o clube. Compreendo algumas situações quando por exemplo quer previlegiar o balneário, a defesa da informação exclusiva, não gosto da forma como actuou em alguns dos episódios. Costinha entrou em Alvalade pela mão de Jorge Mendes, esse sempre foi um problema. O Sporting, a informação, estava a ser "controlado" por um agente de futebol. E recentemente verificamos e sentimos isso na pele. Izmailov é um caso que nasce da luta entre agentes de futebol. Só espero que o futebol prevaleça e que Izmailov fique em Alvalade.

Eu sou a favor do controlo de certa informação. Percebo a intenção de Costinha. Mas vejamos o seguinte. Se proibimos os jogadores ou quem quer que seja de falar, temos de ser capazes de veicular a informação. Um canal de televisão seria um óptimo meio, mas ainda andamos a pensar em como o fazer. Lembro que um canal Sporting custa tanto como a contratação de João Pereira. Vale ou não a pena? O jornal do Sporting seria outro órgão de informação importante na construção de opiniões, no debate interno, nas originalidade das notícias, nas verdadeira função para o qual foi criado. Somos contra todos os jornais desportivos diários, mas não conseguimos controlar e criar empatia com pelo menos um. Até aquele que em tempos era considerado do Sporting, uma mentira repetida muitas vezes, conseguiu arranjar um caso de gozo total com o nosso treinador. Pouco ou nada fez a nossa direcção e a blogosfera Sportinguista teve nesse episódio um papel importante para mais tarde se ver a reacção da SAD.

Aproveito para realçar que a blogosfera Sportinguista é vista como terrorista. Uns fulanos que só escrevem para se aproveitarem do nome do Sporting, sempre a dizer mal. Puro engano!

E depois em vez de crescermos, mesmo sem vencer, continuamos a cair, a falar-se da belenização do clube. O Ecletismo do Sporting onde anda?

Prometeram-nos um estádio do século XXI para o universo Leonino. Onde está o pavilhão, a pista de atletismo? ATLETISMO meus senhores. Somos a maior potência mundial de clubes, podíamos captar associados, adeptos ou afins para vibrarem pelo Sporting, aumentar à nossa família. E o que acontece? Nada. É uma luta do Enorme Moniz Pereira contra o mundo!

E basquetebol, hóquei em patins, voleibol? Onde param as modalidades que ano após ano eram dinamizadoras do ecletismo?

Os derbys de parar o país em basquetebol, o hóquei em patins com um prestigiado currículo nacional e internacional. O Sporting era conhecido em todo o mundo. Livramento, basta!

Futsal e andebol. É o que nos resta. E longe de casa. No futsal os investimentos sucedem-se e os títulos vão parar ao vizinho do outro lado da rua, no andebol, com o maior orçamento que há memória não conseguimos disputar o título nacional. Vá lá que nas competições europeias há um cheirinho a Sporting. Mas agora imaginem se o pavilhão fosse ali ao lado, mesmo ao ladinho da porta 10A, mesmo no sítio onde um dia se disse "Queremos que este Clube seja um grande Clube, tão grande como os maiores da Europa".

Muitos pensarão por esta altura que eu posso estar a contribuir para anarquia que se vive no Sporting, mas eu sou fiel aos meus princípios e portanto assumo as minhas palavras. Não ando nada contente com o que vejo no meu Sporting. Ontem, o meu avô, é a ele que devo tudo sobre a minha relação com o Sporting, quando se falava no Paulo Sérgio dizia-me "mais um ano a ver o Sporting sem paixão". O meu avô tem 73 anos e eu nunca ouvi nada da boca dele sobre o Sporting como essa frase. Sensibilizou-me. Com 6 anos já ia ao futebol com ele. Com ele cresci a ver o Sporting em sítios tão rocambolescos como o peão no estádio do Famalicão. A sair de manhã cedo para jogos do Sporting às 16 horas. Eram maratonas de paixão pelo Sporting. Não ganhamos durante 18 anos, mas sentia um enorme orgulho a ver o meu clube do coração a jogar. Era feliz. Era do Sporting. Sentia orgulho em ser Leão!

Eu assumo que quando algo não serve, na minha opinião, não fico calado e não tenho medo de sofrer as consequências do engano. Sinceramente, o Paulo Sérgio não é solução. Se o caminho a seguir era este, então era preferível manter Carvalhal. Adiamos, chutamos para a frente, o momento de viragem que precisamos no clube. Os dias passam e cada vez mais sinto que tudo está errado. A brincar, a brincar, preocupa-me que estejamos próximo de 10 anos sem vencer o campeonato. E agora digam-me como queremos que o clube cresça se não conseguimos criar uma dinâmica de vitória. Vitória mesmo. Daquelas que servem para encher os aliados como em 1999 aqui na cidade do Porto. Nunca tinha visto tantos Sportinguistas na minha vida na Invicta como nesse dia. Como queremos que um jovem seja do Sporting se o clube não vence. Realmente só se for pelo trabalho de "sapa" que o Bettencourt falava no outro dia. Inacreditável!

Não quero e não vou mudar o mundo verde, mas fico de consciência tranquila quando escrevo aquilo que sinto neste preciso momento!

Comentários

Anónimo disse…
nao desanimes, és um bom sportinguista e essa paixao de que falas nao morre.

subscrevo este texto em grande parte. sobretudo quando falas do ecletismo e dos valores do Sporting. é sobretudo isso, e os valores do Clube, que há que preservar, para lá do ruído.

saudaçoes leoninas,
tiago
Anónimo disse…
Muito do relatado estará no pensamento de muitos Sportinguistas. Só para dizer q acredito q Paulo Sérgio ponha a equipa a jogar bom futebol e a ganhar.

Sigo-o desde o paços e sempre augurei um grande futuro enquanto treinador. Espero é q os jogadores também ajudem. Da nossa parte (adeptos incondicionais por um Sporting mais forte) terá de certeza apoio.
Pedro Sousa disse…
Varela,
Concordo com a tua leitura. O rumo do Sporting está mau!

Depois de uma época coma esta, o que o Sporting precisa é que aja mobilização da sua massa, que os acreditem na sua equipa!

Ora, o Paulo Sérgio não traz isso! Por isso para mim é um erro de casting!

Ainda há outra oportunidade para fazer crescer o nosso entusiasmo, e essa é no reforço da equipa!
Vai ser mais caro, mas com a vinda de bons jogadores e se a equipa começar a praticar bom futebol isso pode ser possível!

O entusiasmo logo na pré-época é importante! O Barça que ganhou tudo o ano passado teve a necessidade de contratar um grande nome (o Ibra) para fazer face às contratações e ao entusiasmo do lado do Real!

Sem entusiasmo um clube não cresce!

SL
Sérgio disse…
Boa posta Varela.

A desilusão não é só do Paulo Sérgio é o adiar de expectativas que cada vez mais têm vindo a ser goradas.

Agora a expectativa passa pelos reforços !??? e depois se mais essa vier a ser gorada !? não adianta ... "temos de acreditar" que o Paulo Sérgio (Bento II) consiga vencer onde tantos outros têm falhado.

SL,
Anónimo disse…
Blá Blá Blá Blá Blá Blá está o mundo Xeio,obra quem Fás ? Tu ?
Bancada de Leão disse…
Começar por aulas de pt pode ser um bom princípio...

Mensagens populares deste blogue

Desperdiçar uma liderança forte!

Viva o Quintana. Viva a Maria José Valério!

Quem é Nélio Lucas? A face visível da Doyen!