Alerta vermelho nas contas 2009/2010


A CMVM publica aqui, aqui e aqui os relatórios que o Sporting lhe enviou relativamente às contas dos primeiros 9 meses do exercício em curso, ou seja, até 31 de Maio de 2010.

A situação é preocupante, o Sporting começa por admiti-lo com resultados desportivos inferiores aos que seriam normalmente expectantes. Mas logo de seguida avança para resultados financeiros em linha com o que se estava à espera tendo em conta a situação desportiva que terminou a época, mais concretamente o 4º atingido.

O alerta vermelho, na minha modesta opinião, estão nos 10 milhões a menos na rubrica de Proveitos Operacionais. É muito dinheiro que a Sporting SAD perde, e não pode argumentar com uma comparação relativa à participação na Liga dos Campeões na época anterior. Se os proveitos operacionais estão em queda, a SAD tem de pensar em outras formas para não conseguindo aumento das receitas, pelo menos que a queda não seja tão abrupta.

Claro que com os proveitos em queda, o resultado líquido sofre perdas de mais de 8 milhões de euros.

Termina o comunicado principal com o agendamento de uma AG da sociedade para o 2º semestre de 2010, no sentido de implementar um plano de reestruturação financeira, sendo complementado com a reposição de capitais próprios da sociedade, a fim de evitar a falência técnica.

O relatório também nos mostra que mesmo seguindo uma política rígida de cortes em tudo o que seja custo para a sociedade, verificamos que os Custos Operacionais são superiores aos Proveitos Operacionais, logo, não podemos pensar na sobrevivência de uma SAD sem resultados desportivos positivos, sem uma relação saudável com os sócios, adeptos e simpatizantes, um activo verdadeiramente importante do Sporting!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Desperdiçar uma liderança forte!

Viva o Quintana. Viva a Maria José Valério!

Quem é Nélio Lucas? A face visível da Doyen!