Os títulos pré e pós Roquette!

Curioso verificar como se distribuem os títulos (sem nenhuma distinção) entre os 3 clubes grandes de Portugal. Somando e contabilizando todos os que foram conquistados, desde campeonatos nacionais até Taças dos Campeões Europeus, desde sempre, encontramos a seguinte situação:

Benfica - 67 títulos
Porto - 64 títulos
Sporting- 45 títulos

Como facilmente se constata e não é preciso saber-se muito da história de futebol, não só ocupamos o 3º lugar em números absolutos, como até na "qualidade" de alguns deles. Por exemplo, nunca fomos campeões europeus!

Curioso é ainda comparar com a revolução que supostamente o Sporting iria ter quando foi iniciado o Projecto Roquette. Nessa altura, antes de se iniciar a suposta revolução no futebol nacional em geral, e no Sporting em particular, o quadro resumo apresentava-se da seguinte forma:

Benfica - 60 títulos
Porto - 37 títulos
Sporting - 35 títulos

O que aconteceu na época do Projecto Roquette foi uma aproximação do Porto ao Benfica, e o consequente distanciamento para o clube nortenho. Não só porque criamos um laço de amizade que nunca se percebeu qual a sua verdadeira dimensão e realidade. Porque atravessamos um período dominado pela fruta e nunca soubemos gerir essa situação. Porque nunca deveríamos ter escolhido parceiros, e quando escolhemos, fizemos mal!

Na era "Rocket", foi sempre a afundar. Conseguimos estar ligeiramente à frente do eterno rival, mas o distanciamento para o Porto agudizou-se e com isso fomos perdendo a força de outros tempos.

Porto - 27 títulos
Sporting - 10 títulos
Benfica - 7 títulos

Curiosamente, o que mais gostaria de ouvir nesta altura, era a explicação para esta situação por parte do criador do futebol moderno no Sporting. Mas uma explicação cabal, capaz de expor na plenitude das razões, o que realmente aconteceu ao Sporting. Como se atingiu este caos!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Desperdiçar uma liderança forte!

Quem é Nélio Lucas? A face visível da Doyen!

Viva o Quintana. Viva a Maria José Valério!