A minha posição sobre o "caso Moutinho"

Após a confirmação oficial do Sporting, da conferência de imprensa protagonizada por Bettencourt, pelas declarações de Bruno Alves e afins, tal como prometido deixo a minha posição sobre o assunto, sabendo que não vou introduzir factos novos mas que não seria normal se não reagisse a semelhante operação desastrosa para o meu Sporting.

Moutinho. É um filho da $$$$, certo. Mas não vamos fazer recair as responsabilidades neste artista pelo imbróglio que Bettencourt (e Costinha) criou para justificar as atitudes do ex-capitão do Sporting. Começo pela história do capitão. O Moutinho era capitão porque o escolheram. Não é porque decidiu ou fez birra para o ser. O Sporting, a estrutura do Sporting assim o decidiu. Bem ou mal, foi decidido e vistas as coisas agora a esta distância decidiram mal. O que leva já a concluir que a forma como o Sporting é dirigida não é a mais correcta. Moutinho é lampião, moutinho só pensa no benfica, mas agora vamos transformar estas razões no que disse Bettencourt sobre a "maça podre"? Moutinho tem 23 anos, um enorme potencial pela sua frente, foi criado no Sporting obviamente que merecia ter tido cuidado a falar com o Sporting, mas volto a um ponto essencial, alguém acredita que se isto se passasse no Porto ou no Benfica, que aconteceria o mesmo? Nenhum dos nossos rivais tinha o mesmo comportamento que a actual direcção teve. Vender Moutinho a um rival directo é simplesmente absurdo, e pelos valores em causa ainda mais ridícula torna a situação.

Porto. Estou farto desta relação com o clube corrupto que só nos tem prejudicado. O modelo que Bettencourt preconizou para o Sporting, quando falou nas eleições relativamente a uma atitude ganhadora, começa a tornar-se verdade mas em tons de azul. A clausula de rescisão do Moutinho era de 22,5 milhões de euros, supostamente Zahavi não conseguiu colocar o jogador em mais nenhum clube e acrescentou que ninguém iria adquirir o jogador. Isto depois de Moutinho já ter decidido que não queria jogar no Sporting, obviamente sabendo do interesse do clube nortenho, o que leva a crer num esquema montado há distância. Bettencourt assim que soube do interesse de Moutinho em rumar ao Dragão, no sábado, quando as notícias saíram para os jornais, deveria ter falado e assumido o risco de não vender o jogador, de comunicar a todos os associados e accionistas que não era possível efectuar a transacção principalmente para um clube rival, e aí sim, já que gosta tanto do Porto, avisar que o jogador iria cumprir o contrato e nem que saísse a custo zero, pelo menos saberia respeitar a camisola que envergou, a casa que tudo lhe deu, a família que o tornou um jogador profissional respeitado. Claro que muitos dirão que o Sporting é também uma empresa, há negócios envolvidos e que a paixão tem de ficar de lado, mas é neste momento que eu não tenho dúvidas que hoje perdemos mais alguns adeptos (sócios, simpatizantes e afins) porque simplesmente a chama Leonina está a apagar-se, caminhamos para nos tornarmos o novo Belenenses. O Sporting sem paixão não existe!

Academia. O Sporting tem uma das melhores academias de futebol do mundo. Forma jogadores ao ritmo que a casa da moeda imprime notas, mas realmente só podemos comparar o processo. A manufactura. E o resto? Então os jogadores que passam horas, dias, meses, anos na Academia, que dormem, comem, que fazem estágios todos juntos para se conhecerem, e que são uma família, afinal onde está a formação cívica Leonina? Não conseguimos formar jogadores que não cuspam no prato que comem? Mas o nosso objectivo é fornecer a equipa principal, ou é vencer campeonatos de juniores, sermos a maior potência desportiva no futebol juvenil e depois na equipa principalmente temos uns merdas que não sabem a história do Sporting de 104 anos de existência e que até deveriam chorar quando vêem um cantinho de morais, ou um golo marcado no último minuto contra o Az Alkmaar ou simplesmente quando marcamos um golo e damos mais um passo para engrandecer o Sporting. O vídeo que vou colocar novamente no blogue no final da crónica, deveria passar ininterruptamente na Academia, para a aprenderem com o Grande Benedito.

Paulo Sérgio. O treinador, que provavelmente será o que menos culpa tem no processo, não fica bem na fotografia. Eu critiquei a Bola aqui neste blogue quando uma capa anunciou que a braçadeira do Moutinho não era para continuar. Logo o treinador Leonino avisou que o capitão seria um dos capitães para a próxima época. Agora o jogador é vendido, não conta com ele. E como fica Paulo Sérgio? Afinal o jornal A Bola continuava com razão. Mas o mais grave é a falta de estratégia, de união e de visão colectiva. Ninguem faz ideia do que se passa no gabinete ao lado. Costinha faz o que quer e está-se nas tintas para o resto, que a bem dizer, mal existe.

Costinha. Estou farto da prepotência deste fulano que de um momento para o outro pensa que é mais Sportinguista que todos nós. Quando veio para Alvalade não poderia avaliar sobre o seu real valor. Sempre disse que era um peão de Jorge Mendes que iria servir todas as guerras mas sem defender os interesses do Sporting. Basta ver os jogadores que estão colocados no nosso clube. No início gostei da atitude tentar acabar com a bufaria, parecia-me interessante, mas rapidamente percebi que não só não se acabou com esse mal, até porque o Record hoje de manhã trazia a história todas nas suas páginas, como a forma como tentou fechar o Sporting apenas poderá nos prejudicar para fazerem as negociatas que bem entendem. Ninguém me tira da cabeça que isto anda tudo montado entre Costinha, Zahavi, Porto e por aí fora.

Bettencourt. Para mim é a gota de água. Pior presidente da história do Sporting. Estou completamente desiludido até porque eu era apoiante seu, fiz alguns textos elogiosos sobre as suas movimentações enquanto dirigente Leonino, mas nunca contei que se transformasse desta forma. Episódios como o que se passou no aeroporto em Lisboa, os talibans porque não concordam com ele, as maracas, abrir a boca sempre nos momentos mais inoportunos, a relação falada e tornada real com o Porto, a época desastrosa que o Sporting fez em grande parte por sua culpa, o forever, a negociação de Moutinho, são demasiados episódios em tão pouco espaço de tempo. No final da época posso engolir tudo o que estou aqui a dizer, mas não posso deixar de salientar que estou desiludido com o Presidente, que espero rapidamente que a sua substituição aconteça e que democraticamente será daqui a 3 anos, mas para mim CHEGA!

A razão e a paixão. Paixão é achar que Moutinho é o culpado de todo este processo, é dizer que é lampião, é manipular a conferência de imprensa com uma "maça podre", é insultar o jogador sabendo que a resposta não vão tardar, é enfurecer os adeptos que à 12ª jornada da nova Liga Zon Sagres vão ter o dia mais feliz da sua vida, é meter na cabeça de alguns que Moutinho é o maior filho da puta que há memória no Sporting. E enquanto uns pensam nisso, se calhar a maior parte, não se pensa no negócio desastroso para o Sporting, não se pensa no milhão que pagamos pelo Nuno Coelho, que o Sporting nem falou e o Porto não se esquecer de rectificar. E no final, termina tudo a gritar Sporting e vamos felizes para Alvalade com 20.000 adeptos e 15.000 gameboxes vendidas.

A razão é o pessoal que mete dinheiro no clube, que compra camarotes e produtos que influenciam e muito a actividade desportiva do Sporting, que estão todos os dias no estádio, que se mexe para interferir com o que se passa em Alvalade, como alguns que ainda hoje tentaram falar com alguém da direcção sacrificando a sua vida profissional, são aqueles que se preocupam com a saída de dinheiro, com as cobranças inflexíveis do patrocinadores, são aqueles que sabem que o BES quer dinheiro todos os dias e que a PT não mete mais nem um tusto no Sporting, e a esses que se preocupam vedou-se quase toda a informação e apenas se lançam alguns tópicos genéricos nas assembleias gerais que normalmente são uma mise en scéne para inglês ver. E essa malta não acredita nas invenções de Bettencourt e Costinha. Actualmente, depois de reflectir sobre tudo isto, estou cada vez mais deste lado da barricada. E somos também adeptos que não queremos ver Moutinho no Porto, que não quer negócios com este clube, e que não vale a pena falar mal do Moutinho, do Vukcevic ou do Izmailov. A posição forte tinha de ser enviada para o balneário. Claro que muitos são também aqueles que nunca apoiaram o Salema, e que já foi colocado fora do Sporting, porque afinal é da mesma estirpe que os que ainda lá estão, e que está furiosa com o que Bettencourt tenta branquear e que não engole o que foi dito na conferência de imprensa. Ninguém pode acreditar que aquilo foi tal e qual como hoje foi contado.

Está na altura de ambas os lados falarem, a razão e a paixão, e os que ainda acreditam que o Sporting tem uma solução. É um dia triste para o Sporting. Um dia em que claramente nos assumimos como um aliado de um dos maiores corruptos do futebol em Portugal, e que porque não estamos a acreditar em nós renegamos a nossa condição de GRANDE clube em Portugal, com história e tradição.

E o que mais me preocupa é que a nossa maior força, os sócios, adeptos, simpatizantes, estão amestrados e adormecidos. Não acordamos de um pesadelo que teimamos consentir como uma consequência sem saída. Foda-se, o Sporting somos nós e está na altura que dizer BASTA!




p.s. Já começaram os comentários anónimos, e desde já aviso que o texto é para falar sobre o Sporting e não injuriar Moutinho. Não nos desviemos do importante!


Comentários

Francisco disse…
A situação do Moutinho é o espelho da gestão do clube.
Gestão de um treinador de merda e de que ninguém fala.
Paulo Bento foi quem o nomeou capitão quem teve dois pesos e duas medidas quando ele queria sair. A rotação que o obrigou a fazer juntamente com o jogo da equipa levou à estagnação total do jogador e que culminou com a sua ausência no Mundial
Paulo Bento fez muito mal ao Sporting, muito mal, e não foi só a escolher Purovics (uma trave com dois pés por 2 milhões), a não querer Coentrão por 1 milhão.
Por quanto tempo ainda fará mal é a minha dúvida.

Sporting
Pedro Sousa disse…
Aquilo pode não se ter passado tal e qual como dizem, mas para mim parece-me óbvio que houve muitas jogadas de bastidores neste negócio. E o JEB foi mais uma vez anjinho, já se viu que não tem estaleca para isto!

Desde certos jantares que se falaram a algum tempo, à não convocatória para o Mundial por parte do Carlos Beija-Mão Queiroz, ao esquema do empresário, à birra de Moutinho. Tudo estava feito para isto e o Moutinho estava feito com eles. Por isso, o Moutinho é um merdas, cagou para tudo que o Sporting lhe deu e só quer é ganhar mais uns trocos!


Caguei para o Moutinho, o Sporting não precisa dele.

Olhando para o plantel que se está a formar, acho que estamos mais fortes que no ano passado! Gosto da defesa que o Sporting vai ter para este ano, há muito tempo que não tinhamos altura, soluções no centro e dois laterais seguros no Sporting!

Temos igualmente muitas e boas soluções no meio campo, e para avançados fica a faltar mais um grande avançado! Estou convencido que vamos ter um plantel equilíbrado e com jogadores cheios de vontade de ganhar e vencer no Sporting.

Nesta altura, estou com fézada que o Sporting vai ter equipa para todas a frentes. Em nada a ida do Moutinho para o Porto dimínui essa minha crença!

A força do Sporting são os adeptos! O ano passado, apesar da má época e de todos os casos que houve, o Sporting faz dois bons jogos com bom futebol e Alvalade enche com 50 mil contra o Atlético!

Com um Matias em grande acredito que o Sporting vai jogar bom futebol e que os adeptos vão estar ao lado da equipa.

SL
Anónimo disse…
É ridiculo estares a culpar todos menos o culpado numero 1, o anãozinho! Nós, sportinguistas, temos que nos unir, temos que combater contra os nossos inimigos, e nós sabemos quem são, os nossos dirigentes começam-se a aperceber de quem são, e Costinha começou e bem a limpar o balneário e a trazer mudança ao nosso futebol que era o que nós pedíamos há muito! Acho ridiculo associar o Costinha ao Zahavi e ao Porto! O Costinha assumiu perante Pinto da C(B)osta que era sportinguista, porque quererá ele desejar mal ao clube? Ele tem as funções que o Presidente lhe distingue e se tem liberdade para isso fá-lo! Eu confio nesta nova equipa, Costinha e Paulo Sérgio! Unidos jamais seremos vencidos! É o que nos falta.. Deixem de criticar sempre os mesmos. Vamos combater os nossos inimigos e os que não querem trabalhar connosco, não os que trabalham connosco!
Hugo disse…
Mais uma vez se nota a cegueira com o Porto.
COntinua assim que vais longe
Sérgio disse…
Sinceramente quero acreditar que JEB foi anjinho porque caso contrário estamos perante uma mega operação envolvendo mentiras, dinheiros e ANõES (em todos os sentidos possíveis e imagináveis).

Assumindo que JEB foi anjinho:
Foi aberto um grande precedente (não a ida para o FCP para mim não afecta nem belisca que fiquem lá com o merdas ... foi para o sitio certo) hoje no plantel qualquer jogador que faça birra e force a saída terá consciencia que pderá ter hipoteses de sucesso.

Hoje os jornais insistem na saida do Izmailov para o FCP ... o que o deverá ser feito para acabar com esta conversa da treta é anunciar o mais rapidamente possível a renovação de um contrato que segundo julgo termina em 2012 prolongado o contrato até 2014 e acabamos com essa merda de especulação por parte da impressa escrita.

SL,
Nuno disse…
O JM ia sair este ano, tal como o MIguel Veloso sairá. A questão era qual o destino. Não me venham com tretas de que a época do Sporting está perdida, e de que a equipa está mais fraca, pois desde o início da época passada se sabia que ele sairia.
O problema aqui nem podem ser os números, já o disse e repito, financeiramente é um bom negócio. Podemos dizer que é um bom jogador, e jovem, e que eventualmente vale mais, mas o facto é que, porventura devido a desgaste físico e anímico, e à má condição da própria equipa, ele não evoluiu, e portanto, não valorizou.
O único problema aqui é mesmo o destino do jogador. Pessoalmente, não me choca. O JVP era um símbolo do Benfica e jogou no Sporting. O Paulo Sousa vendeu-se ao Sporting. O Simulão fez a sua carreira quase toda no Benfica. Sinceramente, há que ver se esta era ou não a melhor, ou mesmo, a única solução. E parece-me que sim.
Não esquecer que o rapaz se entalou com uns negócios e de repente quis mais dinheiro, como se fosse culpa do Sporting que tal acontecesse. E a partir daí, não havia volta a dar. A única saída era ele valorizar, de modo a alguém dar um valor decente por ele, o que não aocnteceu.
Onde eu concordo é na formação cívica dos atletas, que me parece insuficiente. Eu não acredito no "amor à camisola", nem no FCP (basta ver a temporada que fizeram o Meireles e o BAlves), mas acredito em respeito pelas insituições e pelas pessoas. E ao ver como saíram Caneira (sim, eu lembro-me...), Hugo Viana, Quaresma, ou as relembrando as palavras de Simão ou Carlos Martins, fico preocupado...
Anónimo disse…
A dôr é tanta e estão tão ressaibiados que até ficam cegos. É só dizer mal... Sei que estamos em democracia e todos podem botar faladura e manifestar-se mas há certas análises que me deixam espantado mas também provam o tipo de mentalidade que pôs o meu povo na cauda da Europa. Sinto pena, mas acho que não há volta a dar. Querem a política de Terra Queimada e do quanto pior, melhor! O ex 28 SEBENTO FOI BEM VENDIDO E ESTÁ BEM NA CORTE DOS PORCOS. O Resto são desabafos...
Anónimo disse…
Para mim chegou o fim da linha. Após ter tomado a decisão de não renovar a gamebox pela primeira vez esta epoca, só estava á espera do empurrão necessário para acabar com as quotas.
A venda do João a isso levou. Simplesmente inacreditável. A partir de hoje serei apenas mais um simples adepto que sofrerá por dentro com a destruição de um clube que em tempos não foi grande...foi enorme.

Eu NÃO sou este sporting!!!

Ex-Socio 53240

SL
Anónimo disse…
carissímos,
não sendo do scp mas respeitando a instituição tenho o hábito de frequentar este blog para saber como vão as coisas no reino do rival. Permito-me desta vez deixar aqui a minha opinião. Ninguém acha estranho que homem que trabalha 11 anos num clube, ganhando respeito de colegas, dirigentes, adeptos do clube e dos clubes rivais de repente se transforme numa maçã podre? Será que o caso Vuck, Stoikovic, Liedson-Sá Pinto também é culpa dele... será que o Moutinho não está a pagar a franqueza de ter dito que era do SLB ao contrário de todos os outros que são do SCP e do SLB desde pequeninos? Alguém acha que o Moutinho que foi titular épocas consecutivas sem falhar um jogo algum dia deixou de dar tudo o que tinha em campo porque não era do SCP? Acham que o facto de o Jorge Jesus ser do SCP o faz pior treinador do Benfica?
O Moutinho pode não ser um grande sportinguista mas foi sempre um grande profissional do vosso clube… que não foi acompanhado nem levado a sério quando disse que queria sair.
O problema do SCP não está nos jogadores mas reflecte-se no balneário pela falta de orientação estratégica para o clube, de uma mensagem clara para os adeptos, de protecção e acompanhamento dos profissionais do clube… e no fim pela falta de vitórias.
O mais ridículo de tudo é que ainda acabam a agradecer ao homem que montou todo o espectáculo, o inigualável PC.
Acho que é um momento para a vossa instituição reflectir e se deixar de cegueiras.
Saudações desportivas
Manuel Fernandes
Anónimo disse…
Pedro Varela,

alertado para a inqualificável linguagem ofensiva que usa para com um cidadão, que é um figura pública, venho informa-lo que será alvo de uma natural queixa por dois termos utilizados em mais um infeliz texto que assina. Suponho que tem consciência que a liberdade de expressão em blogues não significa que se possa ofender sem punição.
Em local próprio irá responder pelas ofensas publicadas.
Bancada de Leão disse…
Para que não se pense que a minha intenção é ofender o Moutinho, alterei a expressão. O meu interesse é falar do Sporting, mas os anónimos que não dão a cara gostam muito de ameaças!
Fica a nota!
Sérgio disse…
O Varela não me digas que chamas-te FILHO DA PUTA ao João Moutinho !?!?!?

Isso é inqualificável ... é um insulto aos filhos da puta !!!

Cá te espero ò anónimo venha de lá esse processo.
Nuno disse…
"que não foi acompanhado nem levado a sério quando disse que queria sair.
"
Caro MF, concordo com o seu comentário, com excepção do trecho acima mencionado.
O jogador foi levado a sério, tão a sério como o Bruno Alves, o Luisão, o Cardozo, entre outros. É uma questão de aparecer uma proposta que o clube ache aliciante. Ou agora basta o jogador querer sair, para o clube o libertar a qualquer preço. É que o oposto também pode ser verdade. Pode aparecer um clube da China a bater uns 15 milhões, e recambia-se o Moutinho para os arrozais quer ele queira quer não. Estou farto de jogadores que "querem dar o salto"... assinaram um contrato, cumpram-no! Eu sou o primeiro a defender que quando um clube não paga salários, é rescisão!! Qual amor ao clube qual carapuça. Mas ambas as partes têm de cumprir. Não está contente? Cumpre o contrato, e sai no fim, ou bate ele próprio a rescisão do contrato que ele assinou de livre vontade!
jmbb disse…
Não me queria alongar mais sobre este assunto, mas acho que ficou claro que não era só o Moutinho que queria sair, o Sporting também estava com necessidade de o vender, para poder encaixar dinheiro.
O que se diz à volta do negócio é só para enterter adepto e vender jornais.
Sérgio disse…
jmbb,

É uma transferência envolta de mentiras, muitos milhões e ANÕES !!!

Espero que tenham aprendido a passar mandatos de venda com as clausulas todas direitinhas para não haverem confusões como a do Moneytinho e claro que escolham melhor os parceiros ...leia -se Pini Zahavi.

Depois falam mal do Jorge Mendes.
Pedro O. disse…
Pedro,
por amor de Deus, não temas "anónimos" com parágrafos "formato minuta" em comentários a post.

estamos obviamente na presença de uma brincadeira de mau-gosto...

abraço.
Bruno Martins disse…
Pedro, nunca concordei tanto contigo como neste texto.

Abraço
Anónimo disse…
Caro Nuno,
Concordo plenamente que os contractos são para cumprir. Mas também acho que a relação profissional entre as duas partes evolui ao longo da duração do contracto e que a função de um director técnico dentro de um clube passa por acompanhar os jogadores e perceber da sua satisfação/insatisfação com o objecto de proteger o interesse do clube. Quando a um activo do valor do João Moutinho se dá carta branca para procurar um clube as coisas podem acabar assim. A partir do momento que em 2008 o jogador revelou claramente que queria sair o clube deveria ter activamente procurado uma solução que protegesse o scp para que a bomba não rebentasse na mão. Apesar de achar que a atitude de um jogador se recusar a treinar é inqualificável, mas exactamente na mesma medida acho inqualificável os clubes colocarem os jogadores a treinar á parte.
O problema do scp continua lá dentro. Será que ninguém percebe que antes da época começar o actual treinador já foi completamente cilindrado pela própria estrutura que o devia proteger?
Um balneário é como um galinheiro, só pode ter um galo no poleiro… e esse tem de ser o treinador. O director técnico têm de ser o homem do trabalho invisível, o escudo do balneário.
Cumprimentos
Manuel Fernandes
Anónimo disse…
uma coisa é que leva a fruta a apodrecer sem chegar à mesa, e outra é o que fazer quando realmente já está podre.

em relaçao ao segundo, foi a soluçao possível. já o dizia antes disto: pelo que fez nos últimos dois anos, a cláusula era uma fantasia. o jogador nao valia mais do que 15 milhoes, com muito esforço. pelo que deu, pelo que foi. nesse sentido, se há um acordo com o jogador para deixá-lo sair e a melhor oferta vem do FCP, o mais racional é vendê-lo.

quanto ao primeiro, isso é mais preocupante porque envolve os valores que têm norteado os responsáveis do clube. nao esqueçamos que isto começou em 2008. o Costinha ainda jogava à bola quando o Moutinho disse pela primeira vez que se queria ir embora.

Pedro, sobre o post concretamente, estou de acordo com o alerta e com a fragilidade da situaçao do Paulo Sérgio, mas de momento nao vejo motivos para tanto dramatismo. Nao só o SCP tem problemas mais graves, como a degradaçao dos tais valores, nao é de agora nem me parece que tenha sido sequer acentuada pelos actuais responsáveis. Também nao percebo a história das maracas como argumento crítico nem a teoria conspirativa do Costinha junto com o Zahavi e o PdC para afundar o SCP. por tabela, acabamos a elogiar o profissionalismo do Izmailov (que desobedeceu ao regulamento interno dando uma entrevista/afronta ao Jogo na semana seguinte ao final da Liga) ou do Vukcevik, que depois de desrepeitar o adepto e companheiros em campo com a sua atitude, disse há menos de uma semana que o Sporting era passado. suponho que muito do que escreves tem a ver com uma reacçao a quente.

de resto, gostava muito de poder dizer que vou deixar de ir a Alvalade: significaria que vou lá tantas vezes quanto quero, e nao é verdade, porque nao posso. abandonar o clube por isto, rasgar o cartao de sócio, enfim, uma tristeza.

os três últimos parágrafos sao, na minha opiniao, o debate de fundo que mais tempo e qualidade de discussao merecem.

saudaçoes leoninas,
tiago

ps.: seria interessante também mais informaçao sobre o nuno andré coelho. no meio disto, acaba por ser um dos elos mais fracos mas agora veste a camisola e merece todo o respeito e apoio.
Anónimo disse…
Venha de lá essa queixa então! Joao Moutinho é um filho da puta! Se pudesse dizer isto cara a cara a esse escravo do dinheiro sentiria-me muito bem! Ainda nos reecontraremos.. em Alvalade! Cá te esperamos Judas

Mensagens populares deste blogue

Desperdiçar uma liderança forte!

Viva o Quintana. Viva a Maria José Valério!

Quem é Nélio Lucas? A face visível da Doyen!