Ainda a época de 1981/1982
foto: via Leão da Estrela |
A época de 1981/1982 representa para mim o primeiro contacto com a realidade do Sporting. É talvez a minha primeira memória de sofrimento Leonino. Não é bem sofrimento, mas percebem o que quero dizer. Não me recordo de mais nada em relação a essa época, tinha apenas 7 anos, senão a final da Taça contra o Braga. Não porque a visse ao vivo, mas porque me recordo onde ouvi o relato com aquele que é responsável pelo meu Sportinguismo, o meu avô!
Malcolm Allison o treinador, de cabeça sabia apenas o resultado do jogo 4-0 contra o Braga e que Jordão pelo menos 1 golo tinha feito. A partir daqui só lendo/vendo o que se passou na época. Foi também o ano em que Manuel Fernandes despiu a camisola e entregou a João Rocha, o nosso capitão subiu à tribuna de honra em tronco nu onde se encontrava Ramalho Eanes para receber o troféu de vencedor da Taça de Portugal.
O clube festejava as bodas de diamante e conquistávamos a dobradinha, a quinta da nossa história. "Big Mal", que ontem destacamos aqui pelo seu falecimento, dispunha na altura de um dos melhores ataques Leoninos da nossa história, Jordão, Manuel Fernandes e Oliveira.
Só para termos uma ideia e podermos comparar com a nossa realidade mais recente, estes 3 jogadores da linha ofensiva fizeram respectivamente 35, 21 e 16 golos durante toda a época, num total impressionante de 72 golos (o Sporting nesse ano marcou 99 golos e sofreu "apenas" 32).
Nostalgia, revolta ou sei lá o quê que possamos ter quando pensamos nessa época. Recordei o momento que ainda me lembrava da minha juventude, reflecti hoje sobre uma realidade que está bem longe da actualidade do nosso Sporting!
Comentários