Ainda a época de 1981/1982

foto: via Leão da Estrela















A época de 1981/1982 representa para mim o primeiro contacto com a realidade do Sporting. É talvez a minha primeira memória de sofrimento Leonino. Não é bem sofrimento, mas percebem o que quero dizer. Não me recordo de mais nada em relação a essa época, tinha apenas 7 anos, senão a final da Taça contra o Braga. Não porque a visse ao vivo, mas porque me recordo onde ouvi o relato com aquele que é responsável pelo meu Sportinguismo, o meu avô!

Malcolm Allison o treinador, de cabeça sabia apenas o resultado do jogo 4-0 contra o Braga e que Jordão pelo menos 1 golo tinha feito. A partir daqui só lendo/vendo o que se passou na época. Foi também o ano em que Manuel Fernandes despiu a camisola e entregou a João Rocha, o nosso capitão subiu à tribuna de honra em tronco nu onde se encontrava Ramalho Eanes para receber o troféu de vencedor da Taça de Portugal.

O clube festejava as bodas de diamante e conquistávamos a dobradinha, a quinta da nossa história. "Big Mal", que ontem destacamos aqui  pelo seu falecimento, dispunha na altura de um dos melhores ataques Leoninos da nossa história, Jordão, Manuel Fernandes e Oliveira.

Só para termos uma ideia e podermos comparar com a nossa realidade mais recente, estes 3 jogadores da linha ofensiva fizeram respectivamente 35, 21 e 16 golos durante toda a época, num total impressionante de 72 golos (o Sporting nesse ano marcou 99 golos e sofreu "apenas" 32).

Nostalgia, revolta ou sei lá o quê que possamos ter quando pensamos nessa época. Recordei o momento que ainda me lembrava da minha juventude, reflecti hoje sobre uma realidade que está bem longe da actualidade do nosso Sporting!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Desperdiçar uma liderança forte!

Viva o Quintana. Viva a Maria José Valério!

Quem é Nélio Lucas? A face visível da Doyen!