Couceiro novo Director Geral












O telefone tocou e estávamos em 1997, Couceiro regressa ao Sporting. Devo começar por dizer que quando ele assumiu pela primeira vez funções no nosso clube que admirava o seu percurso (se é que lhe podemos chamar assim). Achava que poderia ser o homem certo na estrutura que, há data, achava muito interessante para o Sporting liderada por Roquette.

Hoje vejo Couceiro como um treinador falhado, uma espécie de Jesualdo mais novo que não foge para os balneários e que os títulos capaz de vencer são apenas no sítio do costume. Não consigo imaginar aquela figura à frente dos destinos do futebol profissional (e de formação do Sporting), o novo chefe de Costinha.

A Lei de Murphy aplica-se na perfeição a esta situação. Quando pensava que não poderia descer mais baixo, eis que Bettencourt nos consegue enganar. Isto é uma tentativa de iludir quem?

Se por um lado concordo que as opiniões de outros Sportinguistas possam ser outras, não deixa de ser interessante perceber como encaixa Couceiro numa estrutura que até ao momento era dominada pelo ditador Costinha. Mas será que estão esquecidos da forma como o ainda director desportivo chegou a dirigir os destinos do nosso futebol?

Claro que vão aparecer os do costume a dizer que isto é uma opinião terrorista, ou que ainda agora chegou e já se está a criar mau ambiente, mas é nestas alturas que se separa o trigo do joio, e sabendo do comunicado desta noite enviado à CMVM e pronunciando-me sobre o que penso desta contratação, era incapaz de imacular a minha opinião em favorecimento de uma paz podre no Sporting.

O Sporting que eu queria ver para esta pausa de Natal é aquele que não tem Paulo Sérgio, Costinha, Bettencourt e...Couceiro!

p.s. Por fim alguém me explica se há alguma claúsula na eleição de Bettencourt que diz que o nosso Presidente só pode escolher figuras para cargos de directores (ou de topo) que tenham passado pela antas?

Comentários

Pedro O. disse…
aqui Pedro Varela temos opiniões bem distintas:

- sou um acérrimo defensor de Costinha e quando vi a notícia pensei que Costinha se tinha demitido. Pensei que a brigada do reumatico que domina o Concelho Leonino tivesse empurrado Costinha para a porta de saída, infelizmente julgo que esse será o caminho, preparado já com a entrada de um fraco lider bem à imagem do que é hoje o nosso clube.

Lamento a má imagem de Costinha quando me parece ser dos poucos que tenta verdadeiramente criar rupturas com um passado laxista e com uma dramática falta exigência em que vive o meu clube.
Anónimo disse…
justamente ontem ou anteonem, num comentário aqui, dizia q era preciso definir, desde cima, um projecto, e que se nao fosse o costinha, que fosse outro. e também já tinha dito q achava q o futebol devia ter UM modelo. e quando digo futebol digo desde os infantis aos seniores, desde o porteiro da academia ao medico e a toda a gente q trabalhe no e para o futebol. uma gestao integrada, parece-me.
é o único ponto de conteúdo no comunicado menciona isso.
falta saber o q quer para o futebol, q ideias tem, q ideias têm quem o contratou e como encaixará na estructura existente. até saber isso, n dá pra saber se é a pessoa certa para o lugar (que lugar?!).
pessoalmente, n simpatizo pessoalmente mas parece q fez um bom trabalho na Lituânia e tu próprio tens mais facilidade em criticá-lo como treinador q noutro lugar. isso sim, meteu água com o Carlao, evidentemente.
vamos ver, acho q é prematuro queimar o gajo.

saudaçoes leoninas,
tiago
Anónimo disse…
"Hoje vejo Couceiro como um treinador falhado, uma espécie de Jesualdo mais novo que não foge para os balneários e que os títulos capaz de vencer são apenas no sítio do costume. "

e este nem no sitio do costume
Paulo disse…
Olá Pedro,

eu tenho uma opinião diferente na tua assente num pressuposto que ainda não vi levantado em lado nenhum.

Basicamente acho que esta contratação mostras 2 coisas, uma mais ou menos boa, outra muito má e que põe a nu o estado das coisas.

A boa é que parece que se anda a tentar mexer as coisas. Fazer diferente, tentar melhorar de alguma forma.

A má, e é este o "pormenor" que eu acho que está a escapar a muita gente, é que eu acho que o Couceiro não é uma escolha. É "A" escolha. Ou seja, no estado actual do Sporting e principalmente atendendo ao total descrédito do JEB eu penso que o Sporting não tem por onde escolher. Não existem pessoas de qualidade dispostas a meter o seu nome em risco ao associar-se a este estado das coisas e a este presidente.

Daí aparecem os Couceiros, os Costinhas e os Paulos Sérgios.

Penso e cada vez mais acho que estou certo, que o maior problema mais que o dinheiro ou outros é que o Sporting neste momento não consegue arranjar pessoas, sejam eles jogadores, treinadores ou dirigentes que estejam dispostos a trabalhar pelo Sporting porque sabem que ficar associado a um período destes pode danificar muito a sua carreira.

My 2 cents :)
Nuno disse…
# Paulo

100% de acordo.
Aliás, já o tinha referido anteriormente, em relação ao posto específico de treinador.
Quanto a jogadores, a questão $$$$ conta muito, tanto em termos salariais como em termos de força negocial pré-contratual. Faltam unhas para tocar viola como deve ser...

Numa notícia (não) relacionada, FCP e U. Leiria beneficiaram de 1/3 dos penalties da Liga. Coincidência, ou fruto do seu jogo de ataque.
Anónimo disse…
Acho que é uma óptima escolha para um cargo que não sabia que ainda estava por preencher, acho que o primeiro a aceitar que José Couceiro fosse contratado foi Costinha porque não conseguiu claramente fazer o seu trabalho. Espero que retomemos o caminho do sucesso e o caminho do renascer do enorme e vencedor Sporting! Boas Festas ao autor do blog e a todos que por aqui passam! Boas Festas Sportinguistas!

Mensagens populares deste blogue

Desperdiçar uma liderança forte!

Viva o Quintana. Viva a Maria José Valério!

Quem é Nélio Lucas? A face visível da Doyen!