Sporting :: 2010 em revista (futebol)

















O Sporting de 2010 fica marcado pela transferência hedionda de João Moutinho para o "amigo" Porto. Jogador irrepreensível dentro de campo, não vou entrar nas histórias que todos sabemos e amplamente faladas, capitão do clube que rapidamente passou a maçã podre.

É um ano marcado pelos resultados horríveis da época passada que Paulo Sérgio tenta a todo o custo tornar ainda pior. Ajudado claramente por Costinha e José Eduardo Bettencourt. Aliás, este trio fica irremediavelmente ligado a um Annus Horribilis no historial do clube.

Janeiro foi o mês da bronca entre Sá Pinto e Liedson. Dois jogadores (um a desempenhar cargo directivo) que adoro e que tanta pena tenho que não se tenham entendido. Desacatos, supostas agressões e pior que tudo o episódio a ser relatado em praça pública como se fosse normal. Boas notícias? Apenas a assinatura de um contrato válido por 2 épocas e meia de Pedro Mendes.

Fevereiro ficará sempre recordado como o mês que goleamos o Porto e devolvemos a humilhação da eliminação da Taça de Portugal no Dragão. Não chega, obviamente. E também pela eliminação do Everton na Liga Europa com um inegável 3-0 em Alvalade. Não chega, claramente! É também o mês que Costinha lança um "Queremos fazer este clube campeão".

Março houve esperança (eu incluo-me obviamente e até porque está escrito aqui no blogue), 7 jogos sem perder por parte do Sporting de Carvalhal, a eliminação com empates da Liga Europa perante o Atlético de Madrid, o episódio triste e ainda com muito por explicar de Izmailov. Mais tarde é confirmada a substituição de Carvalhal, André Villas Boas chega a ser dado como certo treinador do Sporting até que o jovem Mourinho-Wannabe (já com contrato com o Porto) chega a dizer estar farto "dessa palhaçada".

Abril é o mês em que Costinha dita as novas regras com a comunicação social. Começa a falar-se Paulo Sérgio para o Sporting para no dia 19 ser oficializada com mais 600 mil euros nos bolsos de Emílio Macedo. "Vamos fazer tudo para o Sporting ser campeão" é a frase arranque de Paulo Sérgio no Sporting, e Bettencourt nos EUA em digressão (Maracas on tour) explica a contratação do ex-técnico do Vitória, "É um líder"!

Maio marca a entrada de Nuno Valente na equipa técnica de Paulo Sérgio, com funções de ajudar Costinha na definição do plantel para 2010/2011. E que bem que correu! A boa notícia deste mês foi a bonita homenagem a Iordanov. Tardou mas conseguimos que o "Mochilas" tivesse aquilo que muitos lhe negaram. João Moutinho não é convocado para o Mundial numa estratégia pensada que levaria o médio para o Porto. Maniche é dado como certo no clube do seu coração (LOL)!

Junho e a entrada na silly season. Maniche é contratado, "Finalmente no clube do meu coração e é claro que penso ser campeão". Evaldo na calha e André Santos a viajar de Leiria para Alvalade. Há episódios novos no possível regresso de Hugo Viana, com Costinha ficar muito mal na figura. Valdés e Diogo Salomão caras novas no clube, e Pongolle (lembram-se dele?) a garantir que os leões estariam "melhor e no topo da tabela".

Julho marca o final da novela Moutinho. De maçã podre a inevitável no Porto. É neste mês que Vukcevic é devolvido pelo Olympiakos e que ficamos a saber que Paulo Sérgio o iria aceitar para fazer parte dos planos para a nova época. Miguel Veloso abandona o clube para ingressar no colosso Génova, em sentido inverso vem o amigo Zapater. O amigo de Costinha, entenda-se!

Agosto confirma o que iríamos ter na época que acabava de começar. Irregularidade acima de tudo. Primeiro uns dinamarqueses eliminados facilmente, depois novos dinamarqueses eliminados com alguma dificuldade após derrota em Alvalade por 2-0 diante do Brondby. Inicia-se o campeonato com uma derrota contra o Paços de Ferreira, na Mata Real. Paulo Sérgio lança uma frase digna de registo "Zapater é um jogador à minha imagem". E por aqui se percebem os resultados do nosso clube.

Setembro é o mês de sinais muito preocupantes para a luta pelo título. Derrota na Luz, empates caseiros com Olhanense e Nacional. Mas pior que os resultados são as exibições. Na Europa há uma melhoria ligeira com 2 vitórias, Paulo Sérgio vaticina "Postiga, Matías e Vukcevic farão grande temporada". Ah, é verdade...chegam no fecho do mercado Hildebrand e Tales. Pinheiros? Só de Natal!

Outubro intermitente. Ainda assim começamos com um empate em Aveiro, e que se bem se lembram marcam o início das reacções dos adeptos ao estado do Sporting. Entrevista de José Eduardo Bettencourt à RTP 1 onde assume toda a responsabilidade, Assembleia Geral do Sporting que aprova as contas com "apenas" 60% dos votos. Escaldante e sintomática do mau ambiente que se vive em Alvalade. Levezinho aparece em boa forma neste mês. Paulo Sérgio remata "Este Liedson dá-nos uma nova alma".

Novembro e a irregularidade já habitual. A derrota escandalosa em Alvalade perante o Vitória de Guimarães por 2-3. A expulsão ridícula de Maniche, a oportunidade perdida de bater o Porto em casa, o apuramento sofrido na Taça de Portugal diante do Paços de Ferreira. A censura à Juve Leo no clássico, as declarações de Bettencourt sobre Moutinho que contrastam com a célebre "maçã podre" e Abrantes Mendes (não gosto da personagem, aviso desde já) a atirar um "Devia calar-se" ao Presidente Leonino.

Dezembro começa com a polémica entre Bettencourt e José Eduardo. O tradicional no nosso clube nos últimos anos. O regresso de Couceiro ao Sporting que há 12 anos já tinha sido responsável pelo futebol do Sporting. A saída de Pedro Baltazar de accionista do Sporting. O afastamento da Taça de Portugal diante do Vitória de Setúbal no estádio Sadino, numa exibição paupérrima. Estamos quase a meio campeonato e a distância para o líder é de 13 pontos, quase 1 ponto perdido por jornada.

Saudades do ano 2010? Futebolisticamente falando, claramente que não. E dá que pensar que em 2009 nunca iria imaginar que o ano seguinte seria ainda pior. A realidade é crua e aponta para um dos piores anos da história do Sporting. E agora? E agora, esperar que a Lei de Murphy não se torne realidade e que o próximo seja ainda pior. Que 2011 seja um ano de renovação!

Feliz Ano de 2011 a todos os Sportinguistas!


p.s. há um lapso da minha parte que já tinha corrigido no facebook do Bancada de Leão, este trabalho foi feito a partir de um óptimo resumo que está no Record!

Comentários

Sérgio disse…
Esta revista da equipa de Futebol é muito deprimente !!!

Varela espero que a Lei de Murphy não se aplica ao ano de 2011.

Acho que existe uma adenda na lei de murphy que estipula que a mesma só se pudera aplicar em 2 anos consecutivos (2009 e 2010).

SL,
Joao Fernandes disse…
+ Diogo Salomão, André Santos
- Maniche, Costinha, JEB, Paulo Sérgio

Realmente, o saldo fica negativo...
montoya disse…
atenção a esta pérola:
http://www.calciomercato.com/mercato/manchester-united-occhi-su-torsiglieri-577298
Anónimo disse…
fontes?
zero
só servem para dizer mal dos jornais.
Nuno disse…
Já agora, muda o título para 2010- futebol...

Nas restantes modalidades ainda houve algumas alegrias...
Bancada de Leão disse…
Oh Anónimo,

eu poderia ser tão pragmático como tu e perguntar-te se te chamas anónimo, ou foste mandado pelo Jornal?

Realmente esqueci-me de colocar a fonte onde baseei o meu post que é provavelmente a única coisa que podemos utilizar porque são factos e eles não inventam.

Mas o lapso já foi emendado.
Anónimo disse…
Pois essa merda de ideia so podia vir desses palhaços da merda da rescord por so estao bem a falar mal dos outros... olhem para a casa deles.. k deve andar bem pior...enfim..esses gajos deviam ser queimados antes do final do ano para ver se limpavam esta merda td

Oh Pedro as vezes surpreendes-me pela a negativa...
Mas bom resto de trabalho...
Bancada de Leão disse…
Oh Anónimo,

O Record, que raramente compro, hoje trazia os factos, e esses são indesmentíveis. A partir daí eu fiz o resto. E se quem olha para a nossa época não se sente deprimido e até por vezes vergonha...então não sei até onde é preciso ir mais.

Não percebo a surpresa pela negativa.
Sérgio disse…
Varela desculpa lá a provocação mas não resisto :)

Então os factos do Record servem mas os que que foram colocados no Site do SCP já eram despropositados.

SL,
Bancada de Leão disse…
Sérgio,

espera lá...estamos a entrar na ilusão? Os factos que falo no Record são cronológicos, que me servirão para fazer uma "revista do ano", ou achas que ia saber isso tudo de cor, ou que tenho anotado? Ou agora comparamos um facto destes com os kilos de suor que perdemos num partida contra uns albaneses?

Às vezes não vos percebo!

Um gajo esforça para não copiar o que o Record fez e dar-lhe um toque pessoal, obviamente que podemos ou não concordar com o que escrevo, mas porra...

SL
Sérgio disse…
Varela,

Calma não sou um dos anónimos ... para mim o record apenas serve para limpar merda nas retretes.

Agora não te vou deixar fugir a questão que levantei para ti os factos "cronológicos" do RASCORD são relevantes mas os do site do SCP eram "ridiculos" ... foi esta a provocação que te fiz.

Factos negativos servem quaisquer outros factos relativos a história do SCP que graças a deus não se limita
aos anos de 2009 e 2010 não !?

E se bem te lembras eram 10 factos não se limitavam a um "kilos de suor que perdemos num partida contra uns albaneses".

SL
Anónimo disse…
Mais ridículo é que o iluminado blogger não tem nada a dizer sobre a SportingTV de que tanto falou aqui há uns meses nem tem nada a dizer de mais uma "ordem" idiota do Costinha.
E, realmente, criticar o nosso site e usar o Record depois de tanto bater neles mostra de que massa é feito este triste.
Sérgio disse…
Que eu saiba a Sporting TV já não vai avançar tão cedo, por uma questão viabilidade financeira da mesma.

SL,
Bancada de Leão disse…
Anonimo,

Ridículo é tu pensares que eu tenho a tua vida. Se não estas contente, tens bom remédio crias um blogue e falas do que quiseres.

Sergio,

Sim foi por questões financeiras e ainda vou ver de falo disso hoje.

SL
Anónimo disse…
"Anonimo,

Ridículo é tu pensares que eu tenho a tua vida."

hoje já tens a minha vida. pelos vistos.
Bancada de Leão disse…
Ouve lá, eu escrevo quando quero. Realmente hoje escrevi sobre a Sporting TV quando me enviaram a fonte da suposta notícia da viabilidade do projecto, que eu nem tinha lido ontem, embora no twitter já ontem se falasse disso.

Mensagens populares deste blogue

Desperdiçar uma liderança forte!

Viva o Quintana. Viva a Maria José Valério!

Quem é Nélio Lucas? A face visível da Doyen!