Marítimo 0-3 Sporting













Há momentos que somos obrigados a dar a mão à palmatória, e hoje é um deles. Patrício foi sem dúvida o homem do jogo, pelo que defendeu, pela forma como contribuiu para a vitória desta noite. No ano passado fui muito crítico dele, não o considero ainda um super guarda redes, mas amadureceu e tem sido o titular indiscutível do Sporting a merecer claramente a sua oportunidade na "equipa" de Paulo Bento. Foram 3 defesas impossíveis antes de Zapater matar o jogo!

A maçã podre seria Bettencourt? Depois da sua saída o Sporting voltou a vencer com tranquilidade. Será que se sair Paulo Sérgio as coisas ainda melhoram mais? Evitar-se-à a renovação de Maniche, Postiga e constroi-se uma equipa que realmente lute pelo título? Há esperança!

A primeira parte do Sporting na Madeira resultou num golo, de Zapater, de cabeça, o primeiro que fizemos desta forma este ano. Demoramos 17 minutos a atacar a baliza contrário e partir daí não mais saímos do meio campo adversário, mas dá para perguntar se era necessário jogar com um meio campo tão musculado com André Santos, Pedro Mendes e Zapater. De qualquer forma, aos 44 minutos, Zapater (e vão 4 golos em 2 jogos) abriu o activo. Já antes Liedson e Valdés tinha tentanto a sua sorte. Ao intervalo o resultado ajustava-se.

A segunda parte começa de forma complicada para o Sporting. Paulo Sérgio viu a equipa recuar de tal forma que a "guerra" era entre Kléber e Rui Patrício, com o nosso jovem guardião a fazer 3 defesas impossíveis e a manter a baliza inviolável. Entra Torsiglieri, Sporting passava a jogar com 3 centrais, e num contra ataque, Zapater, o "homem golo" do momento, marca o segundo da partida, o seu segundo do jogo e acaba com as esperanças da equipa insular. Balde de água fria para uns, sorte (que não temos tido noutras ocasiões) para nós!

O jogo segue e Valdés pela esquerda a fazer uma óptima jogada com Liedson a finalizar. Há dúvidas do valor do Liedson? A sério, há? Grande "levezinho"!

Vitória justa pela eficácia da nossa equipa. Paulo Sérgio pensa que pode respirar de alívio por mais 3 pontos, mas o melhor é nem pesar nisso. O destino dele há muito que está traçado, assim queria a nova direcção!

Comentários

P. Sérgio foi inteligente na entrada do Torsi, e a equipa mostrou que o 5-3-2 desdobrável em 3-5-2 estava treinado. Ficámos em superioridade outra vez na defesa e ganhámos aí o jogo. Pode ser que P. Sérgio também esteja a melhorar com o resto da equipa...;)
Bancada de Leão disse…
Sim, foi feliz na substituuição, e admito que foi um passo importante para a vitória.
Sérgio disse…
Positivo:

Zapater também não é nenhum flop (assim como o Valdez como muitos já aclamavam) sempre achei que ele merecia mais oportunidades.

Já quanto ao Patrício não me surpreende sempre fui um dos que sempre apoiou e defendeu perante as criticas muitas vezes injustas.

Negativo:

Carriço está uma nodoa que se passa com o nosso capitão !????

Polga e os seus pontapés sabe se lá para quem não evolui nada nestes 8 anos !!!

Substituição à clube pequeno que resolveu a partida, com esta substituição bem sucedida iremos assistir a mais como esta de certo nos próximos tempos, não querendo agoirar acho difícil sermos muitas vezes bem sucedidos como o fomos desta vez.

SL,
Anónimo disse…
a substituiçao funciona numa equipa que, nao tendo sistema de jogo e sentindo-se sufocada, abdica do meio campo que cria jogo para apostar em lançamentos (ou alívios, na maior parte dos casos) para os dois pontas, que caíam sobretudo nas alas, o Liedson e o Valdés.

o problema, para mim, nao é a substituiçao em si, sao as lacunas que obrigaram o Sporting a recorrer a ela contra um adversário que deveria ser claramente inferior em tudo.

na altura pensei no que poderia ter acontecido se o Patrício nao tivesse feito a exibiçao monstruosa que fez. com o jogo empatado, qual seria a soluçao para voltar a lutar pela vitória?

saudaçoes leoninas,
tiago
Bancada de Leão disse…
esse é ponto Tiago, e se sofrêssemos o empate como iríamos lutar pela vitória?
Nuno disse…
nao percebo esta mania do paulo sérgio em pôr o saleiro nos ultimos 5 minutos..

a ganhar por 3-0 vai pôr o gajo nos ultimos 5 minutos.. ao menos punha logo a seguir ao 3º golo
Pedro O. disse…
subescrevo totalmente a análise negativa que o Sérgio fez à nossa dupla de centrais, apenas com uma pequena diferença:

- desejo, mas ainda não consigo ver no Carriço a qualidade que muita gente identifica.

Quanto ao lado positivo da vitória, é sempre bom sermos surpreendidos positivamente com aquilo que não contamos. Mas a surpresa Zapater é um óptimo exemplo de como é muito redutor quando nos "vendem" aquela celebre frase "não se fazem omolettes sem ovos". Esse é o papel e um desafio dum tecnico, potenciar aquilo que tem e eu acho que este plantel, repito PLANTEL, dá para fazer muito mais.

Mensagens populares deste blogue

Desperdiçar uma liderança forte!

Viva o Quintana. Viva a Maria José Valério!

Quem é Nélio Lucas? A face visível da Doyen!