18 pontos da Solução!














Apresentado ontem por José Eduardo, que não se considera candidato, eis os 18 pontos base da sua Solução, realmente só pode ser mesmo a sua solução, já que pelo menos no momento não me revejo nisto:

"1) Plantel da equipa principal – Apoiada na Equipa B, constituição de um plantel curto no máximo 20 jogadores. (Ex: Barcelona)
Uma das vantagens, a redução de custos decorrente do emagrecimento do plantel. (Para além, de que um grupo mais pequeno é muito mais unido e mais fácil de lidar).
Em caso de necessidade (lesões, castigos) recorre-se aos jogadores da equipa B.
Os 20 jogadores devem ser escolhidos, com um critério “cirúrgico”, constituindo-se um plantel ambicioso, com perfil adequado e com dois ou três elementos de classe superior, dotados de experiência internacional.

2) Perfil do treinador – Enquadrável nos moldes da nossa Academia. Elemento estimulador da nossa formação, dando oportunidades aos jovens talentos. Constituição de uma equipa técnica onde haja (pelo menos) um técnico que já tenha representado o clube e que se identifique com a nossa mística.

3) Respeito pelo modelo/conceito de jogo - Temos que (re)implementar algo que se tem vindo a perder: “o jogar à Sporting”!
E o que é isto, “jogar à Sporting”? É a mística, a filosofia do clube, é o moldar do carácter.
É algo difícil de escrever, passa por uma “mensagem”/forma de estar e actuar na vida, no dia-a-dia, nos treinos, nos jogos, na alimentação, no descanso, no saber conduzir-se e apresentar-se como o “homem/atleta do Sporting”.
Um dos grandes treinadores do SCP, sintetizou: “Vive como um leão e joga como um...leão!
Esta identidade, transmitida desde a iniciação, associada a um modelo de jogo uniforme, ajudará a produzir mais e melhores futebolistas, capazes de abordar as competições e desafios mais exigentes.

4) Esquema táctico – O futebol do clube tem de perfilhar – essencialmente – um esquema táctico.
4x3x3? 4x4x2? 3x5x3? Ou outro? Seja qual for, o esquema eleito, não pode voltar a acontecer o que – há bem pouco tempo – foi um facto: a equipa principal a jogar em 4x4x2 e as equipas
(e os jogadores) da nossa Academia a serem formadas no 4x3x3! É como se andassemos anos a aprender uma língua e de repente nos
dissessem que – afinal – temos de utilizar outra! É evidente, que as boas equipas, os bons jogadores, conseguem reinterpretar as diversas variantes que um jogo possa pedir...

5) A Comunicação do Clube e sobretudo a que tem maior impacto (equipa principal) tem que ter premissas estratégicas, colectivas, não sendo aceitável o que tem acontecido até aqui, em que cada um diz o que pensa, sem cuidar das consequências das palavras, dando até a ideia de que o faz para memória futura e como auto-defesa.
E de uma vez por todas, vamos acabar com a atitude reactiva.  Perfilhemos, como princípio, a estratégia em vez da reacção, a razão em vez
da emoção. Deixemos – e incentivemos – esses sentimentos para os adeptos!

6) Implementação da equipa B – Esta é uma necessidade fulcral não só para o futebol do SCP, mas para o futebol português! A formação do SCP tem de criar uma “ponte” entre os talentos saídos dos júniores e a 1a equipa.
Esse período, a transição de júnior para os seniores é um espaço fundamental na consolidação e afirmação do carácter competitivo dos jovens atletas.
Essa fase de maturação, tem de ser acompanhada por uma equipa técnica experiente, com vivência e cultura do clube.
Se bem construído (com coerência, no respeito da matriz) este projecto da equipa B, pode – a exemplo de vários clubes no mundo – constituir-se como a base da 1a equipa.
E nesse sentido, com uma equipa com espírito competitivo, vários dos seus jogadores, podem, em caso de necessidade (ou de afirmação) integrar a equipa principal.

7) As equipas de treinadores têm de incluir antigos jogadores do clube, com experiência e conhecimentos práticos, capazes – em conjunto com os técnicos saídos da faculdade – de constituírem equipas técnicas que ajudem os nossos jovens a atingirem o grande objectivo da Academia: chegarem à 1a equipa!
Estes ex-futebolistas, escolhidos a preceito, serão a garantia de que o “jogar à Sporting” tem continuidade e será uma “marca registada” no nosso ADN.

8) Conceito e modelo – É na iniciação que o conceito de “jogar à Sporting”, baseado no sistema táctico vigente e no modelo competitivo que proporciona e facilita – chegada a hora de representar a 1a equipa – a integração dos jovens jogadores.
Esta coerência comportamental, dos responsáveis da Academia, tem de ser monitorizada, de forma a que se constitua como a matriz do futebol do clube e não sofra desvios que a colocam em risco.

9) Camisola Premium – Diferenciar as camisolas da formação da “Camisola Sagrada” da 1a equipa. O grande desígnio, da nossa Academia tem de ser, tem de passar a ser: FORMAR JOGADORES PARA A 1a EQUIPA DO SCP!
Para além das vantagens relacionadas com aspectos comerciais (merchandising) esta medida pretende demonstrar aos jovens, em formação, que as suas carreiras só serão consagradas quando tiverem o mérito e a honra suprema de vestir a camisola sagrada!

10) Requalificação da Academia, nos pressupostos económico-financeiros, enquadrando-a numa gestão de rigor mas tendo em atenção que os resultados operacionais terão de ter a devida correspondência no plano desportivo.

A Academia tem que procurar resultados desportivos e financeiros!  E uns têm a ver com os outros. A Academia do Sporting, tem que formar futebolistas
capazes de vingar no futebol profissional.  A esses activos, corresponde um valor financeiro que tem de ser incluído nos resultados da Academia.  É fundamental a constante monitorização de todas as actividades da Academia,
sobressaindo – pelos motivos que todos sabemos – a vertente económico-financeira.

11) Revitalização comercial da Academia, disponibilizando alguns dos quadros para acções de management, junto do mercado corporate. Estas acções, enquadradas no futebol e extrapoladas para o mundo das empresas, têm um target muito apetecível e susceptível de criar mais-valias para a Academia.
Esta dinâmica, tem a ver com a rendibilização de pessoas e no retorno do investimento patrimonial da Academia.

12) Recursos humanos – Dentro dessa realidade, análise dos recursos humanos afectos à Academia. Avaliação do organograma. Redefinição de competências e funções.
Os clubes, a exemplo da sociedade, têm que apertar o cinto.  A UEFA e a FIFA, vão impor o conceito de fair-play, que mais não é, do que obrigar os clubes a corrigir os comportamentos que estão a ocasionar passivos monstruosos, susceptíveis de a médio prazo lesarem gravemente
– para além dos clubes – a indústria do futebol.

13) Embaixada – O clube, a Academia, o futebol, têm que se envolver num grande objectivo: a reconquista dos adeptos para o nosso clube, ajudando e promovendo a campanha de angariação de sócios.
Vamos promover o fim-de-semana do Sporting, em Portugal, numa espécie de road-show do nosso clube.
Todos os meses (12 vezes por ano) deslocação de uma representação do SCP, integrando equipas, atletas, ex-atletas, equipa de veteranos, artistas, dirigentes e demais figuras do clube, a uma sede de concelho, onde acontecerá o fim-de-semana do Sporting.
Nesse acontecimento, a Academia aproveitará para desenvolver torneios das escolas do clube, e outras acções, num reforço dos laços que nos unem aos mais jovens e suas famílias.
Esse grande evento que terá a participação dos núcleos do Concelho, além de participações etnográficas locais (danças e cantares) artísticas (teatrais, musicais) terá como momento culminante um grande evento social através de um jantar de gala, onde marcarão presença as forças vivas da região e respectivas autoridades, bem como os mais altos responsáveis do SCP e onde se homenageará e celebrará o sportinguismo.

14) Difusão e divulgação – Informação diária da actualidade da Academia. Treinos, competições, departamento de saúde, protagonistas, actividades comerciais e de lazer. Disponibilização de informação para a Comunicação Social.
Relação aberta, com direitos e deveres, regras e respeito pelas fronteiras das entidades e pessoas envolvidas.
O SCP representa para milhões de pessoas, algo de muito relevante.  Não podem por isso verificar-se, o que muitas vezes sucede, promiscuidades que desembocam em interesses particulares e que em vez
de servir o clube, prejudicam-no.

15) Partilha e participação dos sócios – O futebol do clube, não pode continuar a ser uma sociedade secreta. Temos que ouvir o que os nossos adeptos e sócios têm para nos dizer. Temos que partilhar linhas de raciocínio, conceitos, ideais, ideias, linhas gerais. Se queremos puxar os adeptos e sócios para junto de nós, temos que os fazer sentir que fazem parte integrante do nosso mundo.

Proponho que sejam criados 2 orgãos, (Universo Sporting) e (Grupo de Masters) independentes, sem poder vinculativo, consultivo, cuja principal função é a partilha de informação e recolha das diversas sensibilidades sportinguistas, cabendo aos responsáveis do futebol, ouvindo e tomando boa nota das opiniões, transmitir o que deve (e pode) ser explicado.

UNIVERSO SPORTING – Os representantes do Futebol terão reuniões Trimestrais (4 vezes por ano) com 2 representantes dos vários grupos que estão na órbita do SCP (Stromps, Cinquentenários, Juventude Leonina, Directivo XXI, Torcida Verde, Conselheiros Leoninos, Núcleos, Associação de Adeptos...).

GRUPO DE MASTERS – Bimestralmente (6 vezes por ano), os responsáveis do Futebol, terão uma reunião com um órgão constituído por um conjunto de personalidades do nosso clube, experts das várias áreas que compõem a indústria do futebol.
A estas personalidades de reconhecida independência e interdisciplinaridade, pedir-se- ão análises e pareceres sobre as diversas questões do futebol do clube.
As conclusões das reuniões com o Universo Sporting e com o Grupo de Masters, serão – obrigatoriamente – objecto de uma acta/memo, a ser distribuída aos Orgãos da Comunicação Social para difusão noticiosa junto dos adeptos e sócios do SCP.

16) Actualização dos estatutos – Os estatutos precisam de se adequar aos novos tempos. Os que estão em vigor, estão desactualizados, inibem os sócios, sobretudo os que vivem longe de Lisboa, retirando-lhes a possibilidade de participar na vida do clube de uma forma
activa. Sei que há – está concluído – um projecto, que é resultado de um trabalho colectivo e que
está, neste momento na “gaveta” à espera de uma boa oportunidade para passar em AG. Proponho que esta nova proposta seja – imediatamente – apresentada, para que os candidatos a presidente do clube, o possam analisar e incluir no seu projecto para os
sócios. Repito, é obrigatório que os novos dirigentes do clube, promovam com determinação esta
mudança.

17) “Governo” do futebol – O futebol do SCP, tem que ser gerido, por uma equipa de gestão, autónoma, com responsabilidades previamente definidas, perante a Direcção do Clube, constituída por elementos pluridisciplinares, mas com a presença – determinante – de grandes figuras do futebol do clube, com perfil, experiência e capacidade, para constituir um “governo” sólido, competente e conhecedor dos segredos desta actividade.
De entre estas personalidades, terão de co-existir o saber específico do futebol e a vertente económico-financeira, garantia de um rigor orçamental que impeça – obrigatoriamente – a apresentação de resultados, no exercício, negativos. É claro e sabido que a base do sucesso, reside no equilíbrio entre o rigor na gestão e a capacidade de não se destruir valor desportivo.

18) Angariação de sócios – Grande parte da regeneração desportiva e financeira do clube, depende da angariação de sócios.
Temos em mão um modelo – concreto, real, exequível – para recuperarmos os sócios. Temos que dar início a uma campanha que nos permitam chegar a curto prazo, aos 150/200 mil sócios!
É um modelo inédito, que sendo implementado nos ajudará a projectar o nosso clube ao seu (devido) lugar: um dos maiores da Europa!"

Texto na íntegra do que foi apresentado por José Eduardo Sampaio.

fonte: SportingApoio.com

Comentários

Pedro,

Como sabes nunca esperei grande coisa "disto" e aliás desconfio sempre quando alguém acha que encontrou a solução.

Uma absoluta perda de tempo que evitei a partir do 2º download do documento.

Abraço
Bancada de Leão disse…
Leão de Alvalade,

Também nunca esperei grande solução, aliás, fez um documento com uma agência de comunicação e ainda aparecem erros de ortografia no documento é um pouco ridículo quando se tenta ser sério.

Não se pode apresentar um documento como sendo "A solução" e apresentar algumas coisas básicas e que no fundo não são solução nenhuma, e outras originais sem sentido, como a das camisolas.

Dos 4 pdfs apenas saquei este porque já tinha lido na A Bola os pontos fundamentais.

Um projecto deste faria sentido se fosse apresentado com um projecto de implementação pensado para a realidade do Sporting, e já agora, com um candidato. Com ideias definidas.

No entanto, achei por bem disponibilizar para que todos pudessem ler o documento.

SL
andré disse…
fodx o homem ainda da umas ideias e pa ainda se preocupa em fazer isto porque com os mal dizeres que andam por aí eu se calhr nao me tava pa chatear pa depois virem dizer mal eu ate ficava no meu lugar quietinho e algumas ideias nao me parecem más como sim a situaçao das camisolas porque é bem pensado ah muitos meninos que estão na formaçao com um ego muito elevado que ja pensam que são craques do sporting so por vestirem akela camisola que precisavam de ser metidos no seu lugar real como la o caso dos pretos que não querem renovar, como por exemplo o emagrecimento do plantel porque nao, apoiado numa equipa b porque que é que adianta ter um plantel de 26 jogadores para depois metade nao tem categoria para jogar no sporting como e neste momento o nosso caso onde temos la yannick djalos grimis e saleiros.... O senhor José eduardo apresentou uma ideia construtiva nao como a maior parte que so sabe criticar e nao tem nenhuma soluçao para o futuro do clube....
Talk Talk disse…
Há que tirar algo positivo disto e o positivo é alguém dar-se aso trabalho de ter uma ideia, de apresentar uma ideia... sim isto não é evidentemente um projecto é uma ideia. E que sirva para sugirem novas ideias ou destas ideias se criar algo que se possa chamar um projecto. Parecem-me algumas ideias bastante interessantes!
PG disse…
Já agora uma dúvida. Qual o campeonato em que essa equipa B competiria ?

Mensagens populares deste blogue

Desperdiçar uma liderança forte!

Viva o Quintana. Viva a Maria José Valério!

Quem é Nélio Lucas? A face visível da Doyen!