Dayro, pavilhão e camadas jovens!



Muitas vezes e na ânsia de ver novos jogadores no plantel, vamos falando deles mesmo não tendo a certeza. Com Dayro Moreno foi isso que aconteceu, ainda que as informações que íamos tendo acesso vinham ou do agente ou até do próprio jogador como aconteceu na madrugada de domingo para segunda no jogo do Once Caldas contra o Millonarios. 

Acontece que Dayro Moreno já não vem. Na altura desse jogo falei do problema que poderia ser o salário, falava-se na altura em algo a rondar os 600 mil euros época, o que convenhamos, nos tempos actuais nem me parece muito tendo em conta o que se desconta para impostos. Quantos jogadores do Sporting ganham bem mais e com perspectivas de fazer bem menos? 

Esse será até um problema para o Sporting nos próximos tempos. Não é a compra, ou a transacção em si, porque por vezes isso acontece com alguma facilidade, é forma como estamos a racionalizar a folha de pagamentos. A qualidade vai-nos custar caro.

Ficamos ontem a saber que o pavilhão poderá arrancar para obras em 2012. Durante  o primeiro semestre do próximo ano pode começar a erguer-se o futuro pavilhão do Sporting. O que será quase idêntico a dizer que as modalidades terão casa própria em 2013 (já perto de 2014), ou seja, 10 anos depois do Estádio de Alvalade ter sido inaugurado. Simplesmente inadmissível!

Por fim, queria falar de um assunto que foi referenciado por um comentário, do Pedro, relativamente à formação (camadas jovens). Foi um ano desastroso que não vencemos em nenhum categoria. Foi a primeira vez que não vencemos qualquer título desde que a Academia foi criada. Soubemos recentemente que Mil-Homens já saiu (embora o Sporting ainda equacione fazer qualquer coisas com ele, um erro) mas ainda não está definido o modelo para os próximos tempos. 

É fundamental que o Sporting decida como vão actuar as diferentes estruturas em torno do futebol. Seja a Academia, a possível equipa B e, obviamente, a equipa principal de futebol. Há reflexões que são necessárias fazer, no momento certo, bem importantes que qualquer nome que esteja a ser referenciado como futuro jogador do Sporting. O Sporting sempre esteve associado a uma "formação de ouro", o descalabro deste ano acende algumas luzes que deverão servir de caminho para nos guiar para um novo e melhor futuro!

Comentários

Pedro O. disse…
Sobre a situação de Moreno, que não se deve dar ainda como definitiva, julgo que é um sinal positivo, independentemente do valor 600 m€, ser um valor baixo, mas o que fica é a intransigencia negocial que saúdo e me parece ser o sinal a dar para o exterior. Para já, nada a criticar!

Quanto à questão da academia e dos titulos e da falta deles, acho que o sucesso da formação não pode ser aferido por uma simples contabilização de titulos, esse será um erro enorme. Claro que não será um bom sinal, mas não troco a afirmação futebolistica do André Santos, por exemplo, por alguns tilulos da formação. O que noto e é algo que me incomoda há uns tempos é adormecermos à sombra do "chavão" "melhor academia do mundo" isso é que é preocupante - a falta de exigencia.
mopito disse…
o que mais preocupa é constatar nas listas de convocados de todas as camadas de selecções, a quantidade de jogadores do SCP ser cada vez menor (tendo em conta também os que estão emprestados).
Veja-se por exemplo o jogo de hoje dos sub21, ou a convocatória para Toulon... antes era sempre 5 ou 6 jogadores...
Gabriel Garrett disse…
A mim pouco me importa se somos campeões de todos os escalões ou de nenhum. Eu quero é formar jogadores que possam integrar o plantel principal. É nesse aspecto que deve incidir toda a preparação estrutural da academia e afins. Numa planificação da estruturação do jogador e não te títulos. Cumprimentos
Unknown disse…
Mopito,

nada como falar com (ou sem) conhecimento de causa...

Nos sub-21 estão lá:
André Martins, Diogo Rosado, Wilson, Diogo Amado, Pedro Mendes (Sporting)
Diogo Viana (Sporting + FCPorto)
André Sousa (Sporting + Naval)
Rui Fonte (Sporting + Arsenal)
Abel e André Almeida (Belenenses)
João Pereira (Benfica)
Edu (Chaves)
Cristiano Figueiredo e Dani (SCBraga)
Vítor Bastos (V.Guimarães;
Josué (FCPorto)
Ricardo Martins (Rio Ave)
Rúben (Marítimo + U.Madeira)
Anthony Lopes (Olympique Lyonnais)


Nos sub-20 estão lá:
Roderick, Nélson Oliveira, Lassana Camará, Danilo (Benfica)
Nuno Reis, Cédric Soares, Amido Baldé (Sporting)
Mário Rui (Sporting + Benfica)
Caetano, Sérgio Oliveira, Alex (FCPorto)
Mika, Rúben Brígido (UDLeiria)
Rodolfo Lourenço, Paulo Grilo (AAC
Júlio Alves (Rio Ave)
Cláudio Ramos (V.Guimarães)
Pelé (Belenenses)
Aníbal Capela (SCBraga)
Moutinho (Carouge + Servette)

Quer fazer o mesmo exercício para os sub-19?

E o Sporting está atrás de quem?
Bancada de Leão disse…
Obviamente não são os títulos que servem definição se o trabalho está ou não a correr bem, são uma métrica que pode se ajustada e utilizada para uma definição global do objectivo final, e nem foi essa a ideia que quis passar quando disse "0 títulos", isso serviu sim, como alerta.

De resto, o PLF (talvez o melhor blogger a falar de camadas jovens) mostrou que outras métricas podem ser criadas. O que importa é que se defina uma estratégia para as camadas jovens e que essa esteja perfeitamente instituída pela Direcção.
Unknown disse…
Pedro Varela,

o importante é que se perceba que os títulos na formação têm um valor muito relativo e dou um exemplo: historicamente (já não é assim infelizmente) o Sporting perdia com o Benfica nos Escolas, Infantis e Iniciados, mas lá para o princípio da adolescência a superioridade técnica compensava alguma inferioridade física.

Tenho seguido com atenção as alterações que estão programadas para a formação no Sporting e tenho a certeza que há muito a melhorar. A única coisa de que não tenho a certeza é se, mudando, se melhora.

Gostava que acontecessem duas coisas: a 1ª era que pessoas como o "mopito" deixassem de opinar sobre o que (aparentemente) desconhecem, a 2ª era que houvesse mais controlo do Dept. de Futebol Profissional (Duque, Freitas) e isto para se perceber melhor como são tomadas as decisões (contratações e dispensas de treinadores e jogadores) no futebol de formação.

Como hoje está na moda é fácil de dizer que é necessário aproveitar (mas também melhorar) o que de bom se faz e a forma de jogar que está na raiz identitária do Sporting, à imagem do que faz o Barcelona.

Por último... O PMH esteve 10 anos no Sporting. Veja-se a composição da Selecção Nacional A (no auge da "geração de ouro") de há 10 anos atrás e a Selecção Nacional de agora... algum mérito há de ter tido...
mopito disse…
obrigado PLF.
de facto só vi uma vez a lista dos sub21, e não me pareceu haver tantos jogadores do scp. mea culpa...

quanto aos sub19 só não sabia da situação do Mário Rui.
sempre gostei de ficar entusiasmado ao ver grandes promessas de extremos do scp a brilhar nas selecçoes e fiquei desapontado ao ver que na convocatória dos sub19 não encontrava nenhum...

SL
Anónimo disse…
não dêem não, continuem a dar mais ao Postiga para ele andar ali encostado, ou ao Saleiro, ou ao Pongole, o Benfica perder falcão pelo mesmo motivo, e vejam agora no que deu! o Sporting precisa de voltar a lutar pelo titulo, à muitos anos que não o Faz, este ano haverá 4 grandes! reforcem-se bem!
Juca disse…
Relativamente A Dayro: No Sporting quem sabe o que pode pagar é o próprio clube. Não é qualquer empresário colombiano que, na Colômbia servem 400 mil, e depois em Portugal já só por 600 só porque o jornal A Borla, com quem passou o fim de semana a negociar, lhes informou que do ordenado tinham que descontar 42% para o IRS. Queriam que o Sporting pagasse os impostos... Agora chuchem no dedo ou vão ter com o Bimbo ou o Orelhas. Se fosse comigo nem dado. Vão dar uma volta à Colômbia Grande e podem levar os gajos do A Borla também!
Sobre o pavilhão acho que é unanime o sentimento de que faz imensa falta, mas gostava que não fosse lititado em termos da prática de algumas modalidades muito queridas no clube.
A ausência de títulos nas camadas jovens é um assunto que não conheço bem, não sei se será uma situação pontual, se é a própria orgânica que está deficitária nesta altura, enfim faltam-me muitos dados para oder fazer uma análise objectiva e honesta. è uma preocupação, mas espero que tenha sido só um acidente de percurso e que depressa voltemos a normalidade,(ganhar Títulos). SL
Bancada de Leão disse…
Juca,

só um ponto adicional em relação ao Dayro eu não estou contra o facto do sporting eventualmente não ter cedido, acho que nisso fez muito bem, o que me irrita é que estamos a falar de valores que para um padrão de qualidade que queremos para o clube, não são nada de muito elevado.

SL
Unknown disse…
Mopito,

Nos sub-19 os 2 extremos titulares são do Sporting: o Esgaio e o Bruma (e são, pelo menos, sub-18).

Nos sub-20, nesta geração, o Sporting em sub-17 tinha 3 extremos muito bons: Renato Santos, Januário Jesus e o Alex Zahavi.

Formação não é uma ciência exacta e quando se trata de criar extremos ainda mais "sorte" se tem de ter à partida. O registo da "sorte" do Sporting está fora de causa.

Talento nas próximas gerações não parece faltar ao Sporting. Parece-me que é bem mais importante perceber que condições o Sporting irá oferecer a esses jovens jogadores para que o seu talento não se perca.
Anónimo disse…
De acordo com notícia que acabo de ler em A Bola, a equipa de Iniciados C acaba de ser punida com descida à 2ª divisão distrital, derrota por 3-0 e ainda multa pecuniária.
Isto porque o jogo com o Fontaínhas, inicialmente marcado para as 11 horas, foi antecipado para as 09 horas, e o Sporting só compareceu às 09,30 horas.
Esta situação exige um esclarecimento adequado.
Será que chegaram atrazados propositadamente, de forma a marcarem uma qualquer posição, ou chegaram atrazados por falta de organização e de gestão do tempo?
Se chegaram atrazados de propósito, mediram bem as consequências, de obrigar os jovens para o ano a jogarem numa divisão menos competitiva e menos motivadora?
Se chegaram atrazados por desorganização, meu Deus, custa-me a acreditar!!!!!
Ou foi porque o autocarro se avariou?
DUARTE
Juca disse…
Eu percebo isso Varela, mas o que eu ponho em causa é que os valores já tinham sido aceites. Aceitando a exigência de última hora, julgo que se abria um precedente que podia levar ao seu aproveitamento em situações actuais ou futuras o que não é de todo admissível. Se eu encomendo, à cobrança, algo com o preço de 200, quando o recebo em casa, o carteiro não me pode pedir 250 ou 300. Digo logo que não quero, entendes? SL
Anónimo disse…
e o Oriol Romeu já assinou?
é que a imprensa cataa fala do interesse é dos ... lamps.

Mensagens populares deste blogue

Desperdiçar uma liderança forte!

Viva o Quintana. Viva a Maria José Valério!

Quem é Nélio Lucas? A face visível da Doyen!