Oriol Romeu no Sporting?



Quando a notícia saiu na comunicação social, ainda por cima relatada por um jornalista por quem tenho apreço, tratei de falar com aquele que tem sido um grande amigo de conversas Sportinguistas, principalmente pelo twitter, e que vive em Barcelona, o Tiago Romeu.

Troquei algumas mensagens com ele sobre a valia do jogador, a posição em que actua, o que se pensa dele em Barcelona, até que chegamos ao ponto em que ele me confirmou que o negócio poderia mesmo avançar, pois Martí Perarnau, especialista na cantera do Barça, diz que é bem possível que isso se possa acontecer.

Ainda antes de conhecer um pouco melhor o jogador em questão, Oriol Romeu, dizia-me o Tiago, que é Sportinguista mas conhecedor do mundo futebolístico do Barcelona que, e passo a transcrever:

"Penso no negócio e vejo poucas vantagens para o SCP e poucas ou nenhumas para o FCB. Ele vem de uma lesão no menisco (esteve parado desde janeiro a abril, que eu saiba), precisa de jogar com regularidade e no FCB B pode fazê-lo e ainda por cima ser opção de vez em quando no A, que o Guardiola adora-o. Ele é tipo o Busquets. Nao percebo o SCP fazer evoluir um jogador de 19 anos de outro clube e q nem sequer virá para ser titular de caras e q tem clausula de 30M€. Dito isto, é óptimo jogador, com grande potencial e considerado pela esmagadora maioria de analistas culés como futuro titular do Barça."

O Tiago fez-me ainda o favor de traduzir, pois o livro está apenas em catalão, a parte em que Martí fala de Oriol Romeu (com a permissão do autor):

"Oriol Romeu
Chegou ao Barça como Infantil A em 2004 vindo do RCD Espanyol.
Internacional sub-17, sub-18, sub-19 i sub-20.
1,82m, 83 kgs.

Pontos fortes:
É o médio centro solidário. Nunca abandona os companheiros, nem em defesa nem em ataque. Chega a todos os lados e cobre todos os espaços. Identifica-se com Sergio Busquets e tem uma força física relevante. Dá equilíbrio ao eixo da equipa e permite que os demais construam com liberdade. Muito forte no choque, é contundente mas nobre. Disfruta a recuperar bolas e a dominar o rival.

Pontos a melhorar:
Para facilitar as transições, às vezes peca de precipitação. Tem que interiorizar que o seu papel é mais de equilibrador e menos de creador. Tem de tocar mais a bola e com menos verticalidade: encontrar o ponto equidistante entre o jogo vertical e o jogo horizontal. Precisa de polir as mudanças de orientação e a colocação corporal em defesa. Por vezes parece traído pelo seu físico, já que aparenta ter perdido velocidade e ganho algum peso e lentidão, ainda que possa ser apenas uma ilusão de óptica por ter que competir contra futebolistas excelentes na Segunda Divisão.

Projecção:
Uma lesão no menisco sofrida a 2 de Janeiro de 2011 deu por terminada a sua temporada (n.trad.: regressou nos últimos jogos, o livro foi editado em Março). Precisa pelo menos de mais um ano na Segunda Divisão para amadurecer, dar o salto e confirmar que pode lutar para ser jogador da primeira equipa, apesar da presença de Javier Mascherano.
Estreou-se na primeira equipa na primeira mao da Supertaça de Espanha de 2010, contra o Sevilha. Pretendido em Inglaterra.

p.334 a 336. El Camí dels Campions, por Martí Perarnau, editorial Columna, Março 2011"

Comentários

André disse…
E sobretudo, com a vinda do Rinaudo, outro trinco para quê? Basta dois números 6 num plantel e um terceiro que possa fazer esse lugar se for necessário tapar o buraco, digo eu...

A não ser que Domingos vá jogar em 4-2-3-1 a pensar em dois trincos defensivos em vez de pensar em médios com pendor mais ofensivo.

Mas ou bem que vamos lutar pelo título ou bem que não...

Sinceramente.

Mensagens populares deste blogue

Desperdiçar uma liderança forte!

Viva o Quintana. Viva a Maria José Valério!

Quem é Nélio Lucas? A face visível da Doyen!