Almanaque do Sporting digital?



Já em tempos, janeiro de 2010 fiz referência ao facto do Sporting, até como clube pioneiro em quase tudo, necessitar de lançar uma aplicação para smartphones (principalmente iPhone, iPad e Android).  Mais tarde, ainda nesse mês voltei a escrever sobre o assunto e na altura enviei mails para as direcções responsáveis, na esperança de obter uma resposta positiva. Acabou por acontecer uma reacção, e a aplicação 1 ano mais tarde acabou por ser lançada, o MySporting. Aplicação essa, francamente fraca, que é o problema de quando realizamos aplicações "fora do nosso domínio".

Volto hoje ao assunto, porque se no passado o assunto poderia ser "trending/fashion", já ninguém tem dúvidas nos dias que correm que os smartphones fazem parte do nosso dia-a-dia, e uma política de marketing e comunicação assertiva terá de passar por estes dispositivos.

Tem sido muito interessante acompanhar o que tem efectuado o MaisFutebol nos tempos mais recentes nesta área. Primeiro começaram mal, lançaram uma aplicação fraca, evoluíram, ajustaram-se, perceberam o modelo de negócio e mais recentemente lançaram o guia tão tradicional de final de época em versão para iPad/iPhone/Android e afins. Aplicações essas pagas, que estão no top (primeiro lugar das aplicações pagas) e que além de um retorno financeiro (que não sei se justifica o investimento), tem pelo menos o retorno em termos de notoriedade.

E era nesse particular que o Sporting deveria aproveitar e avançar com este modelo, principalmente pelo carácter pioneiro, informativo e de notoriedade. 

Quando foi lançado Almanaque do Sporting, em 2004, rapidamente se verificou que os adeptos Leoninos gostam deste tipo de informação actualizada, relevante e de fácil consulta. Hoje, as novas tecnologias permitiriam ter esse mesmo Almanaque, actualizado numa base anual, provavelmente adoptando um modelo financeiro de subscrição, que no médio/longo prazo se poderia tornar rentável até pela via da publicidade in-app.

Seria interessante ver o Sporting tornar-se o primeiro clube português a perceber que ser o "first mover" pode ser importante para a um clube global (imaginem os que estão lá fora puderem comprar a aplicação), para a notoriedade do clube e para a frescura nas acções que pretendemos implementar.

Fica o meu pequeno contributo!

Comentários

Unknown disse…
Varela,

Excelente ideia.
Bancada de Leão disse…
PLF,

tenho acompanhado o sucesso das apps do MF e hoje quando vi uma alusão ao almanaque do Sporting em papel, pareceu-me que fazia sentido.

SL
Unknown disse…
Pedro,

faz todo o sentido. Aliás, parece-me que o caminho desses e-books será o de evoluir para coisas mais interactivas, no que os conteúdos do desporto podem ser algo de inovador e susceptíveis de levar mais além o formato dos livros (estático por força da natureza).

App + kindle, excelente sugestão que espero tenha reencaminhado para o Sporting (e que espero que o Sporting dê alguma resposta - pois essa é a única forma de sabermos que a sugestão não caiu em saco roto).

Parabéns pela ideia.

Mensagens populares deste blogue

Desperdiçar uma liderança forte!

Viva o Quintana. Viva a Maria José Valério!

Quem é Nélio Lucas? A face visível da Doyen!