Agitação no Sporting

















Nos últimos dias agitou-se a vida do Sporting e há algumas considerações que deve ser feitas.

Começo pelo plano desportivo que é o mais importante e aquele que todos nós ansiamos por, na realidade e isso só em Agosto, ver o que realmente vale. O que até ao momento de bom se viu, já foi repetido noutras alturas (lembro-me da vitória no ano passado diante do Man City). Os ânimos devem ser resfriados e esperar pelos jogos que valem pontos, eliminatórias e vitórias. No entanto há boas indicações que já foram sucedendo:

1. as lacunas que nos últimos anos se têm verificado, aparentemente foram preenchidas, há jogadores para todas as posições, há possíveis substitutos para criar concorrência necessária para que ninguém "durma na titularidade". Claro que na esquerda podíamos ser reforçados, claro que no ataque nos faltará um ponta de lança matador, claro que ainda é cedo para ver a qualidade dos reforços, claro que os sinais são ténues, mas sente-se alguma diferença das época anteriores;

2. têm-se vistos boas movimentações no meio campo do Sporting, algo que há muito reclamávamos e aparentemente o responsável por esse trabalho será Domingos. Eu como crítico da "figura" Domingos, arrisco-me a engolir em seco muito do "ódio" que destilei neste blog por ele. Nunca imaginei Domingos vestido de verde, e não é fácil apagar da memória os pesadelos com ele de azul;

3. mas há também 2 jogadores que rapidamente se têm destacado nesta altura de defeso, Rinaudo e Schaars. O primeiro rapidamente a cair nas graças dos adeptos Leoninos. É bom para a união entre todos, mas ainda é cedo para euforias desmedidas. Os primeiros sinais são obviamente muito positivos, há ali algo que nos leva a acreditar, que pelo menos aquela contratação não falhou (eu diria que as duas);

Os Estatutos do Sporting tiveram o rumo que os 400 sócios que marcaram presença na AG decidiram ser os melhores. Como muito bem diz o Bancada Nova, "os associados do Sporting são soberanos nas suas escolhas. Sejam eles 400 numa AG extraordinária ou 14.600 numa AG eleitoral". Na minha opinião particular, congratulo-me com a reprovação da delegação de poderes no CL, do respectivo aumento para 70 elementos desse órgão, o Sporting nesse ponto sai reforçado. 

Devemos voltar em breve ao assunto do "naming" do estádio, a AG reprovou porque as coisas não estavam claras, o provedor do sócio é algo que só foi reprovado pela apresentação de outra proposta que levou a uma divisão dos votos, mas que é possível haver uma concordância, e com o tema das eleições ainda como tema de fundo, lamento que a proposta de Bruno de Carvalho de levar para uma segunda volta a eleição do Presidente caso não se atingisse maioria na primeira, não tivesse passado. Já quanto às contas consolidadas, depois do relatório de gestão que esta Direcção irá apresentar, o tema ainda poderá voltar à discussão.

Mas o pacote global trouxe melhorias significativas, longe da perfeição, mas que reflecte modernização no clube: descentralização do voto, voto electrónico e por correspondência, novas categorias de associados e alteração do número de votos por antiguidade de sócio.

Não quero deixar de comentar as palavras de Carlos Barbosa, quando recentemente elevou a fasquia da aproximação do Sporting aos actuais grandes clubes europeus. Percebo esta discurso para elevar a estima Sportinguista, agora não tenho dúvidas que é necessário mais trabalho e menos palavras inócuas. O Sporting, e isso é muito importante, ainda não ganhou nada!

Não se esqueça esta Direcção, que apesar de algumas melhorias, eu não votei neles mas reconheço pequenos alterações importantes na gestão diária, tem como objectivos primordiais a conquista de títulos e o equilíbrio das finanças, e quanto a isso, ainda estamos muito longe de fazer qualquer tipo de avaliação.

Comentários

Anónimo disse…
« É bom para a união entre todos »

LOL
Anónimo disse…
LOL?

"Mais de 30 mil adeptos confirmados frente ao Valência"

Mensagens populares deste blogue

Desperdiçar uma liderança forte!

Viva o Quintana. Viva a Maria José Valério!

Quem é Nélio Lucas? A face visível da Doyen!