A importância do ataque















Vejamos a importância do ataque nas últimas 5 época, com dados dos golos marcados apenas no Campeonato e com os respectivos atacantes:

Época 2006/2007

Liedson - 15 golos (só campeonato)
Alecsandro - 8
Yannick - 5
Carlos Bueno - 4

O Sporting marcou 54 golos, sendo os atacantes responsáveis por 59% das bolas que entraram na baliza adversária. Se considerarmos os total de golos marcados pelos 3 grandes (Porto com 65, Benfica com 55 e Sporting com 54), o nosso clube marcou 31% dos respectivos golos.

Época 2007/2008

Liedson - 11
Yannick - 5
Purovic - 2
Derlei - 1
Tíui - 1

Sporting marcou 46 golos, os atacantes foram responsáveis por 43% dos tentos. Considerando o total de golos marcados pelos 3 grandes, o Sporting representa 30%.

Época 2008/2009

Liedson - 17
Derlei - 7
Postiga - 5
Yannick - 1
Tíui - 0

O Sporting marcou 45 golos, tem vindo sempre a diminuir o número de golos nas últimas 5 épocas, os atacantes foram responsáveis por 66%, uma das melhores duplas de atacantes destes últimos anos em destaque. No total de golos marcados pelos 3 grandes, apesar do referido atrás, o Sporting representou 28% um dos piores números. Tendência que tem sido confirmada na últimas 3 épocas com Porto e Benfica a marcarem muito mais que o Sporting.

Época 2009/2010

Liedson - 13
Yannick - 6
Saleiro - 2
Postiga - 1
Caicedo - 0

O Sporting marcou 42 golos, não é o pior registo por 1 golo, sendo que os atacantes foram responsáveis por  52% dos golos marcados. Do total de golos marcados pelos 3 grandes, o Sporting representa 22%, o pior registo de sempre dos últimos 5 anos.

Época 2010/2011

Postiga - 6
Yannick - 6
Liedson - 5
Saleiro - 1

O Sporting marcou 41 golos, pior registo dos últimos 5 anos, os atacantes foram responsáveis por 43% dos golos, num dos piores registos, e no total de golos marcados pelos 3 grandes, o Sporting representou 23%.


Não há dúvidas que o Sporting precisa urgentemente de acertar na frente de ataque. No últimas 5 época a quota de golos marcados pelo Sporting em função do total dos 3 grandes desceu sempre. É impossível ser-se campeão sem marcar muitos golos (obviamente). Apenas por 1 vez (2007/2008) não ficamos atrás de Porto e Benfica em golos marcados no campeonato. Os últimos 5 campeões foram sempre os melhores ataques da prova. Como curiosidade:

Porto
>70 golos - 2 vezes
>60 - 3

Benfica
>70 - 1
>60 - 1
>50 - 2
>40 - 1

Sporting
>50 - 1
>40 - 4

Comentários

Luís PSP disse…
Tendo em conta todos esses anos, poderias também fazer as contas aos golos sofridos, que na época do Paulo Bento quase possibilitavam o campeonato...
Bancada de Leão disse…
Na época do Paulo Bento tivemos muito bem na defesa, e o que se tem visto é que o futebol tem vindo a degradar-se, mas também não fomos campeões pelo roubo da "mão" em Alvalade!
Anónimo disse…
Uma boa análise.

Não percebo é o que faz ali Djaló, a sua posição em campo nada tem a ver com a posição de Liedson, Derlei, Postiga...

Em todo o caso penso que este ano vamos marcar muitos mais golos. Ainda não se vê nenhum matador mas a equipa está bem construida para que os avançados poderem descobrir a sua veia goleadora!
Mike Portugal disse…
Anónimo,

Isto para mim é só mais um dado estatistico que confirma que Djaló não deve ser desperdiçado nas alas. Marca tanto como o Postiga e joga menos minutos.
Bancada de Leão disse…
Mike e Anónimo,

deixem-me dizer-vos que eu fiz esta compilação de dados a partir de um artigo que li num jornal desportivo online, e as referências para o ataque eram esses jogadores, e decidi manter.

SL
Nuno disse…
Na minha opinião, há 2 cenários possíveis para um ataque de qualidade:

ou sem tem um avançado matador (Jardel), que marque 20-30 por ano;

ou se tem muitas soluções para fazer golos (médios e defesas incluídos)

O ano passado nenhuma das duas condições se colocava (nem quero entrar pela questão do fio de jogo), pois os avançados eram o Postiga (blarg) e Yannick (so-so), os defesas não metem golos (excepto o J. Pereira), e os médios não sabem rematar.
Do que tenho visto esta pré-temporada, parece que existem mais opções "de golo" (Izmailov, Onyewu, Schaars,...)
Anónimo disse…
gosto do pormenor da foto. não vencem um derby há não sei quantos jogos mas a foto é escolhida a dedo. é de um autor que se diz anti tripeiro mas agora dá-lhe mais jeito estas bicadas mais a sul. quem tem cu tem medo.

Mensagens populares deste blogue

Desperdiçar uma liderança forte!

Viva o Quintana. Viva a Maria José Valério!

Quem é Nélio Lucas? A face visível da Doyen!