Plantel 2011/2012 (1ª versão)

























(actualizado)
No mínimo falta:

- defesa esquerdo;
- extremo esquerdo;
- avançado; (entretanto vai ser adquirido Bojinov)

Uma "truta" era importante! (pelo menos uma)

Esta equipa não pode ter custado 20 milhões como afirmou Godinho Lopes ainda esta noite na entrevista da RTPN, não vale a pena "atirar areia para os olhos" com as comissões, prémios de assinaturas e afins. E continuo a achar estranho a história dos fundos estrangeiros e respectivos veículos, principalmente vindo de quem tanto atacou a seriedade de Bruno de Carvalho nesta questão.

Não deixo no entanto de reforçar que foi um planeamento como há muito não se via em Alvalade, a comunicação social em grande parte com dificuldades em acompanhar as novidades e quanto à qualidade do plantel...o tempo o dirá. Ainda é cedo!

Comentários

Anónimo disse…
Acredito que uma importante verba desses 20 milhões de euros sejam os já previstos (deduzi isso agora durante a repetição da entrevista) para os prémios por objectivos.
Cheira-me que estão recheados caso a equipa seja campeã
Bancada de Leão disse…
Esse ponto faz sentido, dos prémios para os objectivos. Mas repara que ainda há 2/3 dias atrás o valor era de 15 milhões de euros, chegaram Rubio e Luís Aguiar e o valor gasto já ascende aos 20...e não pode ter sido com estes 2 jogadores....
Anónimo disse…
alguem sabe os numeros das camisolas?
Bancada de Leão disse…
Para já só que o L. Aguiar é o 22 e o Rubio o 33....de resto ainda não vi referência a isso.
André disse…
Bem, se posso mandar o meu bitaite julgo que o Izmailov pode (e se calhar prefere?) jogar ali do lado esquerdo.

No entanto concordo que é preciso um extremo esquerdo. E até talvez um direito (o djaló é extremo? hmm...).

O Onyewu só joga do lado esquerdo? É pena: eu a pensar numa dupla Rodriguez Onyewu.

O Golas não ia ser emprestado? E o João Gonçalves? Três laterais-direitos é demais, claro.

Abraços
Nando disse…
Pois na minha opinião, é verdade que faltam 3 jogadores mas são 2 estremos e 1 avançado.

E digo 2 estremos porquê?

Porque estremo de raíz no plantel só temos o Djaló, o Carrilo e o Izmailov são adaptações.

Ora como o Sporting tem como treinador um homem que priveligia o 4x3x3, a equipa tem que jogar com 2 estremos bem encostados à linha, que ataquem a linha de fundo, de forma a que centrem par as costas dos defesas e desta forma facilitar o trabalho do ponta de lança.

Como se pode ver, nenhum dos nomes indicados para o lugar tem este perfil pois todos (contando com Djaló) tem a tendência de virem para dentro.

Já sei que agora vem me perguntar então se vierem os 2 estremos onde se vai encaixar o Izmailov? Pois bem, a foto é esclarecedora, vai para o lugar do A.Martins (faz a pré-época mas depois vai ser emprestado)que é a sua verdadeira posição.

Agora para o André.

André, o formação do Djaló foi como estremo e quem o conhece como eu o conheço desde essa altura, pode dizer que era um grande estremo.

Um jogador quando faz transição de junior para senior, só tem que aperfeiçoar mais as sus caracteristicas.

Pois bem isto não foi o que aconteceu com o Djaló porque um senhor chamado Paulo Bento lembrou-se de estagar um estremo de eleição para tentar fazer dele um ponta de lança.

Conclusão, perdeu-se esse estremo de eleição e ganhou-se um ponta de lança banalissímo.

No último ano com o P.Sergio e mais tarde o Couceiro, Djaló começou actuar mai no seu verdadeiro lugar, agora temos que ver que o jogador perdeu a rotina do lugar, estando agora a tentar adquiris novamente estas rotinas.

Quanto ao Onyewu podes estar descançado que ele tanto joga na direira como na esquerda mas preferencialmente pela direita.Não estou a ver o Domingos cair na asneira de ficar com 3 defesas centrais do lado esquerdo no plantel, pois o Polga também´joga na canhota.

O Golás é verdade que vai ser emprestado e o João Gonçalves vai ficar no plantel.

Perguntas, então e oSporting vai ficar com 3 defesas direitos? Sim é verdade. Como em principio só vai chegar um estremo, Domingos conta fazer avançar no terreno um dos Joãos, ficando um deles a defesa direito e o outro a médio-ala e, desta forma, encaixam os 3 jogadores.
Anónimo disse…
ATENÇÃO!!! Na minha opinião não temos nenhuma alternativa para Evaldo! Nenhuma mesmo... nem no meio campo(como miguel veloso) ou a central(como caneira).

Ou o puto se revela bom(o que duvido até pela idade e inexperiência) ou se há uma lesão estamos tramados. O único pé esquerdo para isso é rodriguez e esse como todos falam vamos ver se não estará também lesionado na altura.

Há ainda os castigos e a europa... mesmo os laterais direitos não têem nem nunca tiveram qualquer tipo de rotina na lateral esquerda.

Bem tudo isto para dizer que Torsiglieri iria ser o defesa mais útil dos suplentes... Com este plantel claro! E mais tem altura, pés, potencial e parece ser um gajo humilde! Falta-lhe velocidade que uma melhoria no posicionamento disfarçaria. E centrais canhotos não é o que mais há(não há nos nossos emprestados). Penso que a melhor opção a não ficar era ser emprestado.

Por favor é preciso atenção com a esquerda. Incluindo um extremo.

Abraço

Daniel
Mike Portugal disse…
Podes retirar o Golas deste desenho. Vai rodar num clube (não me lembro do nome) e podes acrescentar o Bojinov que está praticamente certo.

O Bojinov não é um ponta-de-lança, mas um jogador que gosta de jogar mais descaído na esquerda.
Peyroteo disse…
O Arias pode jogar na esquerda. Era como jogava ultimamente no Equidad. Talvez por isso fique no plantel. É uma alternativa para os dois lados.
Nuno disse…
Não esquecer que o "reforço" da equipa também passa (passa??) por pagar rescisões.

O plantel parece-me melhor que o do ano passado (em teoria), mas a chave é mesmo o treinador.
Se olharmos ao Porto nos últimos anos, vemos que a real diferença está não só nos jogadores de eleição (que os têm safado muitas vezes, especialmente na era Jesualdo), mas principalmente na capacidade que têm de extrair máximo rendimento de alguns reais pernetas que por lá andam.
Quanto aos jogadores em si, não os conheço, por isso,,,
André disse…
Nando, obrigado pelo comentário :)

Bem, tudo certo. Mas é como eu digo e repito: o Djaló é extremo? O Djaló neste momento não é nada. Anda ali num limbo.

Dizes-me que o Djaló era extremo e muito bom. Tudo bem. Mas o Djaló já tem quê? 25 anos. Pois. Ele era um "extremo muita bom" há quê? 6 anos atrás?

É a tal coisa... o Paim tb era muita bom e agora é zero (passe a comparação esfarrapada).

O Djaló ter sido muito bom e hoje assim não acontecer não sei se será boa razão para projectarmos isso no presente e sobretudo no futuro à espera que tenhamos agora ali de repente um Cristiano Ronaldo.

Enfim... também tenho pena que se estrague jogadores (ou que por vezes não sejam eles que saibam crescer... é preciso ver que o Coentrão também era um bom extremo e transformou-se num dos melhores laterais do mundo, mais ou menos o mesmo que se pode dizer do Paulo Ferreira, Miguel, e etc) mas a culpa não pode ser toda nem sempre do treinador.

O Djaló era uma boa esperança, neste momento começa a ser um peso morto pois vai a caminho dos 26 e ainda a dizer que "agora é que é, agora é que eu quero fazer uma ganda época".

Tá bem amigo Djaló... assim esperemos...

Quanto aos extremos estarem na ala e virem para dentro (atençao que o Bojinov supostamente tb tem este comportamento) não vejo o que de mal tem.. se a lógica da equipa como um tudo funcionar.. isso é o que interessa.

Vamos ver o que é que o DOmingos quer. A verdade é que o gajo conhece melhor os jogadores que nós.

Quanto ao Onyewu ainda bem que faz os dois lugares e quanto aos 3 defesas-direitos continuo a achar negativo e ainda para mais já ouvimos bocas do João Pereira a dizer que não gosta de jogar lá mais à frente (ainda por cima sendo agora o DD titular da selecçao etc).

3 gajos para o mesmo lugar é muita fruta (à partida) mas é possível que no futuro com lesoes castigos blabla, claro que vai dar jeito. Mas se esse castigo e lesão nao acontecer, foi realmente demais, acho eu. É a tal coisa.. não é assim tão linear também.

Grande abraço!
PG disse…
Estremo não é de certeza. Talvez extremo, mas não um extremo puro.
Nuno disse…
O Arias, segundo li, também pode jogar a ala.
E o João Pereira, indo ao Euro 2012, pode ser vendido no fim da época, ficando o Sporting com 2 laterais direitos (mais o Cedric).
Sendo todos eles jovens, são sempre apostas de risco,,,

PS: é impressão minha, ou o rendimento do Djalo diminuiu com o divórcio + relação com a Floribela? Desde que se juntou à moça, é só drama, e acho que o rapaz não tem cabeça para tanto...
Anónimo disse…
O Arias segundo li é muito versátil. Até a Central já jogou na Colombia. Penso que é por aí que ficará no plantel.

Penso que falta os 2 extremos. O Izmailov se lesiona ficamos sem ninguém para o lado direito. E o lado esquerdo ou o Carrillo é uma grande surpresa (apesar dos 19 anos) ou não temos ninguém.

O Yannick nem conto com ele. Não vale nada. Nunca o achei jogador sequer para a 1ª Liga quanto mais para um Sporting.

Penso que mais um central tipo o Onyewu era preciso. Alto e forte fisicamente. O Paulão está livre. Era de aproveitar.
André disse…
O Paulão não está livre, vai para o St Etienne.

Nuno, quem te ouve falar até parece que antes do divórcio o Djaló era GRANDE jogador :p

Isso do divórcio+floribela deve ter sido só coincidência de ter sido ao mesmo tempo em que foi treinado por Paulos Sérgios e coisas assim.

Digo eu...
Bones of Judas disse…
A formação é uma incógnita mas eu acho que não vai haver nenhum extremo direito na próxima época. A solução penso que vai passar por Domingos complementar o ponta de lança com um falso ponta de lança a descair para a direita.

A razão para tal prende-se com a quantidade enorme de avançados: Wolf, Bojinov, Postiga, Yannick, Rubio e Carrillo (sim, este também avançado, fonte segura de vários peruanos, aliás, vejam os vídeos). E embora Yannick, Carrillo e Rubio são versáteis para jogar noutras posições, pelos menos dois deles vão estar tapados. Casos de Rubio com Matías ou Aguiar; Carrillo com Izmailov e possivelmente Guardado.

O que me leva outra razão a pensar na formação com falso ponta de lança à direita...aquele flanco direito faz sentido nenhum. Izmailov não é extremo direito pois é canhoto e iria descair para o centro do terreno e o Yannick é uma nódoa naquela posição.

Nós vamos tar perante algo do género:

-------------GR-----------
DD------DC------DC------DD
-------------MD-----------
----------MC--------------
---------------MO---------
--------FPL------------EE-
--------------PL----------
André disse…
O Izmailov é destro apesar de não ser cego com o pé esquerdo.
André disse…
Aliás, é canhoto e por isso vai para o centro do terreno? Não, é mesmo por ser destro :p
Bones of Judas disse…
Ok, erro meu. Izmailov não joga preferencialmente com o pé esquerdo, mas continuo a achar que a formação sugerida por mim tem mais rendimento e encaixa-se melhor naquilo que o plantel tem para oferecer.
André disse…
Concordo com o meio-campo mas a frente de ataque não pode ficar coxa do lado direito.

Alguém vai ter que ficar com a fava de jogar no lado direito (preencher aquele espaço).. não sei quem.

Mas supostamente ainda falta vir um reforço não é? A ver vamos.
Acredito que o André Santos é mais um número "8" que um "6", embora já tenha mostrado que pode cumprir qualquer dos lugares.

Com a saída de Pedro Mendes preocupa-me que não haja ninguém que consiga colmatar ao mais alto nível um eventual castigo ou lesão do Rinaudo.

Quanto ao Djaló a extremo, também concordo que seja a posição mais natural para este jogador principalmente devido à sua velocidade e capacidade de drible, contudo, sempre será uma adaptação. Ainda há a questão do Zézinho, mas acho que esse pode ser para emprestar e rodar noutro clube. Acho que o importante nesta altura visto que o Bojinov já foi contratado seria contratar dois extremos e um número "6". É pena que o Adrien Silva tenha sido emprestado, caso contrário seria a solução ideal e também a mais barata.

Relembro que as equipas do Domingos, assim como o FC Porto de 2004, costumam jogar com dois pontas-de-lança e um extremo num 4-3-3 a descair para um 4-4-2, daí talvez se explique a aposta em tantos avançados.
Bones of Judas disse…
Exacto Adriano, e tenho quase a convicção absoluta que é o que vai acontecer. Formações asimétricas é pouco natural em Portugal e uma difícil implementação mas que resulta tanto como outra. O médio centro neste caso descai para a direita para uma eventual compensação. Desengane-se que só pelo facto de o falso ponta de lança descaído pela direita contribuir menos no jogo defensivo que um extremo. Só porque não está agarrado à linha lateral não significa que faz mais, isso depende unicamente da mentalidade defensiva do jogador e das instruções dadas.
Anónimo disse…
O historial clínico de alguns dos atletas contratados parece não ser a melhor.
Vamos ver qual o comportamento dos jogadores no respeitante a lesões ao longo da época.
DUARTE
Nando disse…
Amigo André.

O amigo diz que não vê o mal dos estremos virem para dentro.

Ok, eu dáva-lhe razão caso não existi-se o 4x3x3.

Ao contrário de qualquer táctica de 4x4x2 ou mesmo o 3x5x3, o 4x3x3 é a única táctica onde se tem um avançado fixo na àrea a fazer lembrar os tempos de Marinho na direita, Dinis na esquerda, a servirem de bandeja o grande Yazalde no centro.

Ora com um homem só na àrea, o aconselhavel será sempre ele receber bolas que sejam enviadas para as costas da defesa. Para que isso aconteça, as bolas terão de vir da linha de fundo e não do meio.

O que me leva a dizer que é necessário estremos/alas com essas caracteristicas, é devido ao caso de Domingos ter esta táctica como sua preferida. É só por isso e neste caso a pensar naquilo que na minha modesta opinião seria mais útil ao plantel.

Depois o meu amigo fala que é um exagero 3 laterais direitos no plantel.

Pois eu estou completamente de acordo com o meu amigo mas, no entanto, não posso deixar de referir, que na passada época já se teve os mesmos (número) laterais direitos no plantel.

Eu ainda acrescento mais um pouco e de certeza que o meu amigo vai ficar de acordo com aquilo que eu vou dizer.

Em lugar dos 3 laterais direitos, era preferivel ter-se ficado com 3 homens como médios defensivos. Já lá estão o Rinaudo e o A.Santos, e porque não se ter ido buscar o Petrovic que estava à mão de semear.Não é que o homem foi transferido para o Vitesse da Holanda por uns miseros 2 milhões €.

Quanto ao Djaló volto só a frisar que o rapaz teve 4 épocas a passear no deserto e, a sua recuperação, só começou na época transacta.

Fala-me de diversos nomes cujo as adaptações a outras posições foram um susseço.

Pronto eu contradizo e basta-me só um nome, de que as adaptações originaram que não tivesse chegado a um nivel elevadissímo quando tinha tudo para isso.

Sabe de quem eu estou a falar? è esse mesmo, Carlos Xavier.

Um grande abraço
Nuno disse…
4x3x3, 4x4x2, losangos, linhas...
essas formações são bonitas no papel, mas o que interessa na realidade é a movimentação dos jogadores, com e sem bola. Sporting 2010/11: quando alguém tem a bola, ninguém se desmarca, o que obriga ao drible, ou ao charuto prá frente (ou passes para o lado). Sem bola, zero de agressividade, jogadores muito longe uns dos outros (os avançados corriam atrás da bola, sem que houvesse ninguém atrás a pressionar os passes), e a última linha muito recuada e passiva.

Isso é que tem que mudar.
André disse…
Amigo Nando,

em traços gerais estou de acordo com a sua primeira parte da reflexão.

Mas atente ao seguinte: FC Porto 2010/2011, que ganhou tudo o que havia para ganhar.

Joga em 4x3x3. Quem era os seus extremos? Varela e Hulk. Em que lado? No lado contrário ao seu melhor pé, isto é, Varela destro à esquerda e Hulk canhoto à direita.

O que é que eles fizeram tanta e tanta vez? Vir para dentro, claro. Seja para cruzar com o melhor pé seja para rematar (mais o Hulk).

O que eu quero dizer com isto é que aqui está, "não vejo mal nenhum" que assim aconteça desde que os lances tenham continuidade e não morram assim que o extremo vá para dentro (tipo como o Vuk à direita, ia para dentro e a jogada terminava imediatamente aí ora porque o cruzamento era uma nódoa ora porque o Postiga é uma nódoa, por aí fora).

Enfim, eu estou de acordo, mas como digo, nada é linear... e aliás, a forma referida por si (que repito, estou de acordo) é mais previsível até. Por isso, tudo tem a sua excepção e o FCP que jogou bem a bola, aí está, 4x3x3 com os gajos tantas e tantas vezes a vir para dentro.

Quanto ao terceiro médio defensivo, estou de acordo. Mas isso até o Schaars pode fazer de 6 também. Portanto está controlado eu acho. Imaginem que Rinaudo e ASantos lesionam-se.

O meio-campo podia ser Matigol (10), Luis Aguiar (8) e Schaars (6). Por exemplo.... e é um meio-campo que já fica a anos-luz do meio-campo dos nossos dois últimos anos.

Se bem que, para mim, o Schaars tem que ser mesmo titularissimo e o nosso número 8 (que deixámos de ter desde que o Moutinho saiu).

Grande abraço

Mensagens populares deste blogue

Desperdiçar uma liderança forte!

Viva o Quintana. Viva a Maria José Valério!

Quem é Nélio Lucas? A face visível da Doyen!