Procura excedeu oferta








Ficamos a saber há minutos que a procura no empréstimo obrigacionista superou em muito a oferta. No dia de ontem pelas 17 horas estava subscrito 98,7% da operação "Sporting 2014", passadas 24 horas e terminado o período de subscrição ficamos a saber que a procura foi de 158% com perto de 2.700 subscritores.

É muito curioso e estranho, diria, como é que a procura aumentou tanto no último dia. Algum investidor individual? Uma sociedade que deixou para o último dia? Não estou a ver uma euforia desmedida gaurdada para o último dia.

É pena que não consigamos saber quem foram os subscritores e respectiva percentagem!

Comentários

Sérgio disse…
Eu posso dizer que fui um dos 2700 mas a minhas % téra sido qq coisa como 0,001% ... acho que ainda falta um 0.

Varela só precisas de saber dos outros 2699 :).

Abraço
M. disse…
>>"É muito curioso e estranho, diria, como é que a procura aumentou tanto no último dia. Algum investidor individual? Uma sociedade que deixou para o último dia? Não estou a ver uma euforia desmedida gaurdada para o último dia."

Considero bastante normal que no último dia haja uma procura bem superior a todos os outros. A razão é puramente financeira: em qq operação deste género em que a procura ultrapasse a oferta, a atribuição é feita proporcialmente. Isto é, se a procura foi p.ex. o triplo da oferta, cada subscritor receberá 1/3 do que pediu. Assim, é muito normal deixar para o último dia para ter uma previsão razoável de qt será o rácio de atribuição. Neste último caso, um investidor que quisesse entrar com X, esperava pelo último dia para saber que a procura já era aprox o triplo da oferta e então pedia logo 3X sabendo já de antemão que só lhe seriam atribuídas 1/3 das que pediu. Não fazendo isto e pedindo "inocentemente" X logo nos primeiros dias é muito mais difícil ter noção de afinal com qt é que se vai ficar.
Por "motivos pessoais" não entrei nesta operação, mas faço-o sempre desta forma: espero pelo último dia para ter uma ideia do rácio e ajustar o pedido em função disso.
Para além de outras possíveis razões, esta é prática mais que comum; nada de estranho a procura alta no último dia:)
Bancada de Leão disse…
Mas M, posso ter percebido mal, mas na entrada para o último dia apenas se sabia que estava 98% subscrito...os 158% só depois da operação terminar...

Mensagens populares deste blogue

Desperdiçar uma liderança forte!

Viva o Quintana. Viva a Maria José Valério!

Quem é Nélio Lucas? A face visível da Doyen!