O furacão na Liga Europa

imagem: Sportsfile












Mal terminou o jogo (e o sufoco), e com a vitória garantida na eliminatória e consequente passagem à fase de grupos, comecei a verificar os nossos possíveis adversários para a fase de grupos. Ainda nem tinha saído do estádio de Alvalade e já recebia mensagens sobre os eliminados e uma das maiores hecatombes na fase de play-off da Liga Europa. É certo que o furacão aproxima-se de Nova Iorque, mas ontem um pouco por toda a Europa sentiu-se o vendaval das eliminações e que o digam alguns clubes que já marcaram presença na Liga dos Campeões e outros habitualmente ligados às lides europeias. 

Não foi a noite desejada para Celtic e Rangers (ou até o Hearts, esse eliminado já na primeira mão), Sevilha e Roma, dois históricos do futebol europeu, Partizan, Dínamo Bucareste, Spartak Moscovo, Sparta Praga, Estrela Vermelha, mais a leste, Panathinaikos do velho conhecido Jesualdo Ferreira sempre a espalhar magia por terras gregas e Rosenborg que já foi um repetente da Champions. Mas se a noite foi de tristeza para milhares de adeptos, dramáticos minutos viveram os adeptos do Legia Warszawa, AEK Larnaca FC, FC Sion ou do Shamrock Rovers FC, com o treinador da equipa polaca Maciej Skorża a dizer algo como "Este é o dia mais importante da minha carreira de treinador, ainda mais que quando bati o Barcelona por 1-0 com o Wisla!" 

A nível nacional também se sentiu resquícios do furacão, ainda que mais ou menos esperados. O Braga conseguiu a passagem mas sofreu para aguentar o 2-2 na Suíça, o Vitória de Guimarães goleado em casa pelo fortíssimo Atlético, depois de ter perdido em Espanha, esperava-se mais da equipa de Manuel Machado que a meio da primeira parte e já a perder por 2-0 viu o estádio começar a esvaziar-se e o Nacional que perdeu sem apelo nem agravo, pode ser que o seu Presidente fale menos e perceba que na europa a fruta não está à venda. 

Ainda assim, e sendo o Sporting cabeça de série do pote número 1, há clubes fortíssimos que apesar de não fazerem parte do nosso grupo, poderão bem ser os adversários que iremos lidar numa fase mais avançada da prova, Tottenham, PSV, Atlético de Madrid, Schalke 04, Dinamo Kiev, PSG, AZ Alkmaar, Anderlecht, Twente e FC Copenhaga, qualquer um deles poderia estar num dos potes da Liga dos Campeões. A partir do meio dia rolam as bolas em Monte Carlo e o Sporting ficará a conhecer o seu grupo!

Comentários

Unknown disse…
Muito bom, Varela.
O Atlético provavelmente é um dos mais fortes candidatos, logo atrás estarão alguns dos nomes que referes, e o nosso Sporting, se conseguir estar à altura!

Espero que nos calhe o Shamrock, para ter 2 motivos para ir a Dublin! ;)

Mensagens populares deste blogue

Desperdiçar uma liderança forte!

Viva o Quintana. Viva a Maria José Valério!

Quem é Nélio Lucas? A face visível da Doyen!